O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Vídeo: A metrópole flutuante que poderia abrigar as plataformas de petróleo no mar brasileiro

Vídeo: A metrópole flutuante que poderia abrigar as plataformas de petróleo no mar brasileiro

Vídeo: A metrópole flutuante que poderia abrigar as plataformas de petróleo no mar brasileiro

A indústria petrolífera brasileira está em expansão. Infelizmente para as companhias de petróleo, as novas reservas estão muito distantes da costa - de fato, tão longe que estão fora do alcance dos helicópteros que transportam os trabalhadores das plataformas. É por isso que os estudantes da Rice University assumiram o desafio de projetar a "Drift & Drive", uma comunidade flutuante onde os trabalhadores e suas famílias podem permanecer por longos períodos de tempo, acabando com a inconveniência do ciclo de duas semanas nas plataformas e duas semanas de descanso.

O projeto venceu o Prêmio Odebrecht do ano passado e agora a Petrobras está trabalhando em um plano para implementar alguns elementos da proposta.

Saiba mais sobre o projeto a seguir.

Vídeo: A metrópole flutuante que poderia abrigar as plataformas de petróleo no mar brasileiro, Vista do cruzamento central da ilha principal. Cortesia de Rice School of Architecture, via NPR
Vista do cruzamento central da ilha principal. Cortesia de Rice School of Architecture, via NPR

Para criar um sistema que é quase inteiramente auto-suficiente, a comunidade é composta por uma série de ilhas artificiais, construídas sobre a infraestrutura existente das plataformas e unidas em uma sequência linear nas correntes marítimas naturais. Os elementos principais são as ilhas "hub", onde as pessoas realmente vivem, que contam com áreas de lazer, de trabalho e outras instalações. Entre estas ilhas há uma série de ilhas agrícolas para o cultivo de alimento. Os alimentos são colhidos duas vezes por semana e trazidos às ilhas maiores através de barcos.

Embora não se saiba ao certo até que ponto as ideias dos estudantes serão reproduzidas, a Petrobras planeja implementar uma versão da solução dentro dos próximos cinco anos. Além do vídeo acima, os estudantes da Rice University também lançaram um livro, "The Petropolis of Tomorrow", que documenta a etapa de projeto.

Via NPR

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "Vídeo: A metrópole flutuante que poderia abrigar as plataformas de petróleo no mar brasileiro" [VIDEO: The Floating Metropolis That Could Support Brazil's Offshore Oil Rigs] 11 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/182058/video-a-metropole-flutuante-que-poderia-abrigar-as-plataformas-de-petroleo-no-mar-brasileiro> ISSN 0719-8906