Arte e Arquitetura: A Intervenção Urbana Biblioteca Aberta por Proyecto Colectivo

Arte e sociedade, obra e espectador, compromisso social e ambiente coletivo, cidade e cidadão são algumas das dinâmicas que a Biblioteca Aberta de Proyecto Colectivo desenvolve em seu projeto artístico que dispõe mil livros espalhados pelo chão. Esta iniciativa realizada em diferentes pontos da cidade de Caracas promove as intervenções urbanas como um modelo de ação e participação na cidade. São obras que reconhecem o espectador como parte de sua constituição.

Saiba mais a seguir.

Arte e Arquitetura: A Intervenção Urbana Biblioteca Aberta por Proyecto Colectivo - Mais Imagens+ 25

A abertura das manifestações plásticas é cada vez maior. A arte hoje se relaciona com a sociedade de um modo distinto, tenta restabelecer as relações com a vida para além de sua representação. Existe uma relação de intercâmbio entre a obra e o espectador a partir de uma transformação mútua. O projeto artístico adquire um compromisso social em função de sua capacidade de contribuir para melhorar as condições de vida, e busca se inserir no contexto coletivo gerando novos modos de participação e confronto. O conteúdo social do público ampliou a participação da arte em espaços mais complexos de interação, processos que fazem da cidade e do cidadão comum a base dessas explorações. (arte e sociedade, obra e espectador, cidade e cidadão)

Cortesia de Proyecto Colectivo

Biblioteca Aberta de Proyecto Colectivo desenvolve esta dinâmicas a partir de uma condição performática. São dispostos no chão milhares de livros para serem levados. Por horas estes textos perdem sua função como objeto de conhecimento para se tornarem em material de composição. São formas em movimento, produto da ação do espectador, desenhos no espaço e mudam de acordo com seu próprio consumo até alcançar o desaparecimento. É uma obra tão extensa quanto austera, realizada com poucos recursos, que faz do "mínimo" seu maior conteúdo. Basta habilitar o espaço urbano ou a arquitetura - construindo novas paisagens sobre as relações entre intercâmbio e contemplação - para encontrar um sentido que transcende o plástico e alcança o público. São ações efêmeras cuja matéria são as dinâmicas que ali se desenvolvem. Os livros são o suporte, a obra em si são suas consequências.

Cortesia de Proyecto Colectivo

Biblioteca aberta é um espaço para a ação, o encontro e os cruzamentos de informação a partir da troca de livros. É uma proposta de arte contemporânea que envolve a arquitetura, é uma grande obra na dimensão da cidade, tem como finalidade criar um estímulo ao conhecimento e transformar a paisagem urbana. Colocar estas obras no exterior é um convite à leitura e à participação do cidadão, uma abertura à busca de outros formatos de diálogo dentro do espaço literário. Um modelo participativo com um conteúdo plástico. A forma da obra vai mudando à medida que as pessoas trazem ou retiram livros da instalação. É uma peça em transformação que faz dos processos parte de seu conteúdo.

Cortesia de Proyecto Colectivo

No chão são dispostos textos que as pessoas podem recolher ou trocar. É uma obra que serve de plataforma para a reciclagem de livros. Funciona tanto como um centro de coleta quanto como um espaço de doação da cidade. Os livros são dispostos no chão de acordo com o projeto de artistas e arquitetos que fazem de cada edição uma nova obra, a partir das especificidades do lugar. As características formais da obra, presentes na disposição dos livros, tornam-se tão importantes quanto o conteúdo social de suas ações. A paisagem urbana se transforma em dimensões distintas a partir desta intervenção.

Cortesia de Proyecto Colectivo

Esta é uma iniciativa de Proyecto Colectivo, um espaço em formação que promove as intervenções urbanas como modelo de ação e participação na cidade. São obras que reconhecem o espectador como parte de sua matéria constitutiva.

Cortesia de Proyecto Colectivo

Biblioteca Aberta foi realizada em diferentes espaços públicos da cidade de Caracas, entre eles a Plaza Cubierta da Universidad Central de Venezuela, a concha acústica de Bello Monte e a praça La Castellana. Em alguns casos revelando lugares pouco visitados e em outros conferindo novos conteúdos a locais emblemáticos.

Texto: Miguel Braceli

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: A Intervenção Urbana Biblioteca Aberta por Proyecto Colectivo" [Arte y Arquitectura: la intervención urbana Biblioteca Abierta por Proyecto Colectivo] 02 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-179718/arte-e-arquitetura-a-intervencao-urbana-biblioteca-aberta-por-proyecto-colectivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.