O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. O espanhol que passou 50 anos construindo uma catedral com suas próprias mãos

O espanhol que passou 50 anos construindo uma catedral com suas próprias mãos

O espanhol que passou 50 anos construindo uma catedral com suas próprias mãos
O espanhol que passou 50 anos construindo uma catedral com suas próprias mãos, © Flickr user: santiago lopez-pastor, licensed under CC BY-ND 2.0
© Flickr user: santiago lopez-pastor, licensed under CC BY-ND 2.0

Uma enorme catedral de torres altas e uma cúpula magnífica se ergue lentamente no município de Merorada del Campo, a 20 km de Madri, Espanha. Isso parece uma situação comum e recorrente, mas não é; a construção do edifício tem sido executada ao longo de 50 anos - tijolo por tijolo - por um único homem: Justo Gallego Martínez, agricultor, ex monge e arquiteto autodidata de 88 anos de idade.

Veja sua história e imagens da 'obra de sua vida' a seguir.

© Wikipedia user: Javier Carro, licensed under CC BY-SA 3.0 © Flickr user: santiago lopez-pastor, licensed under CC BY-ND 2.0 © Flickr user: santiago lopez-pastor, licensed under CC BY-ND 2.0 © Wikipedia user: JMPerez, licensed under Public Domain + 10

Sem conhecimento previo de arquitetura e sem nenhuma experiência na indústria da construção, Justo passou cinco décadas recolhendo lixo e resíduos de materiais de construção para construir a estrutura de 50 x 25 metros de superfície e 60 metros de altura em sua torre mais alta.

© Wikipedia user: Dirección General de Turismo, licensed under CC BY-SA 3.0
© Wikipedia user: Dirección General de Turismo, licensed under CC BY-SA 3.0

Depois de trabalhar como agricultor e toureiro, Gallego passou oito anos em um monastério - o convento de Císter, em Santa María de Huerta - e se viu obrigado a abandoná-lo quando foi atingido pela tuberculose em 1961. Foi assim que, para honrar a Virgem Maria, começou a construção de uma capela que ele descreve como seu grande ato de fé. O antigo monge diz que se não fosse pela doença nunca teria tido forças para tentar construir uma catedral.

© Flickr user: santiago lopez-pastor, licensed under CC BY-ND 2.0
© Flickr user: santiago lopez-pastor, licensed under CC BY-ND 2.0

Apesar do ceticismo dos habitantes da cidade, Don Justo - como o chamam os vizinhos - conseguiu notavelmente avançar na construção sem usar nem mesmo um guindaste, e recebeu apenas ajuda de alguns amigos operários. O processo teve início sem nenhum tipo de permissão - porque tinha certeza que não conseguiria -  em um terreno de 4740 m² herdado de seus pais que hoje vale mais de um milhão de euros.

© Flickr user: santiago lopez-pastor, licensed under CC BY-ND 2.0
© Flickr user: santiago lopez-pastor, licensed under CC BY-ND 2.0

A Catedral

As grandes colunas da estrutura são feitas de tambores de óleo vazios, enquanto o revestimento de uma das cúpulas é feito de tubos descartados. Os arcos são de pneus de caminhões e ônibus, e o restante do edifício é composto de madeiras e tijolos recolhidos de outras obras em demolição. Recebeu presentes como as portas de ferro e recortes de vidro para fechar as aberturas. Sua inspiração vem da Basílica de São Pedro, com sua enorme cúpula central à vista, além de procurar alguns livros de castelos e igrejas europeias. 

© Flickr user: gmalon, licensed under CC BY-NC 2.0
© Flickr user: gmalon, licensed under CC BY-NC 2.0

Há alguns anos comentou à BBC: "Quando vejo o que criei, agradeço ao Senhor. Se pudesse viver minha vida outra vez, gostaria de construir esta mesma catedral, mas duas vezes maior, porque para mim este é um ato de fé".

Los planos. Image © Richard Morley
Los planos. Image © Richard Morley

A igreja nunca recebeu permissão de construção e, embora talvez nunca possa ser utilizada, as autoridades permitiram que continue, já que se tornou uma atração turística da cidade. Recentemente, Justo Gallego recebeu doações de organizações alemãs e protagonizou a publicidade da bebida energética Aquarius, empresa que pagou 40 mil euros para contar sua história inspiradora, além de organizar uma campanha para arrecadar fundos através de mensagens de texto.

O edifício foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York e seu autor foi entrevistado pelas maiores redes de televisão mundial.

* Referências: Daily Mail UK, BBC / Fotografias via Flickr, Usuários Guillermo MalonSantiago López-Pastor

Ver a galeria completa

Cita: Franco, José Tomás. "O espanhol que passou 50 anos construindo uma catedral com suas próprias mãos" [El español que ha pasado 50 años construyendo una Catedral con sus propias manos] 30 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/171654/o-espanhol-que-passou-50-anos-construindo-uma-catedral-com-suas-proprias-maos> ISSN 0719-8906