O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos
  3. Cinema e Arquitetura: "Espaço Modular"

Cinema e Arquitetura: "Espaço Modular"

Cinema e Arquitetura: "Espaço Modular"

Apresentado recentemente no Arqfilmfest Santiago de Chile 2013, o documentário "Espacio Modular" ("Espaço Modular" - tradução livre), de Bautista Cofré Yáñez e Nicole Ampuero Rodríguez, retrata a chegada do negócio imobiliário à cidade de Valparaíso.

Apesar de ser nomeada Patrimônio da Humanidade no ano de 2003, as lógicas habitacionais modernas foram quebradas em suas colinas, levantando altos edifícios que rompem com a coerência histórica do porto, transformando e deteriorando a cidade. O documentários apresenta mais do que apenas o testemunho de seus habitantes, muitos dos quais já não podem ver o mar desde suas janelas, apenas grandes muros de concreto.

Mais detalhes, a seguir.

Cinema e Arquitetura: "Espaço Modular", © Espacio Modular
© Espacio Modular

FICHA TÉCNICA

Direção, Produção e Montagem: Bautista Cofré Yáñez, Nicole Ampuero Rodríguez
Câmera e Edição: Bautista Cofré Yáñez
Som: Nicole Ampuero Rodríguez
Categoria: Documentário Curta-metragem
País: Chile
Ano: 2013
Duração: 29 Min.

© Espacio Modular
© Espacio Modular

SINOPSE

Valparaíso, hoje patrimônio da humanidade, é o mais importante centro urbano turístico no Chile, devido a sua particular arquitetura e identidade portenha. Suas características marcadas pelas colinas, elevadores, edificações e privilegiada vista ao mar, desde qualquer ponto da cidade, são parte do atrativo que a converteu num produto de grande interesse e exploração comercial.

© Espacio Modular
© Espacio Modular

Hoje, a cidade se transforma e avança deixando a seu passo claros sinais de deterioramento com o tempo. É imposta uma lógica habitacional moderna e com mínima regulação, alterando a coerência arquitetônica e identitária da cidade, restringindo o livre acesso ao sol, ar e a vista ao mar, vendida a portenhos santiaguinos e estrangeiros como produto de custo elevado, privatizando assim o patrimônio de todos os habitantes de Valparaíso.

© Espacio Modular
© Espacio Modular

Seleção oficial de Festivais: ARQFILMFEST - Festival internacional de Cine y Arquitectura de Santiago 2013 (Concorrente - Documentário Nacional) / 25 FICVINA - Festival internacional de Cine de Viña del mar 2013 / 6 FESTIVAL CINE B, 2013.

* Mais informações no seguinte link.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Cinema e Arquitetura: "Espaço Modular"" [Cine y Arquitectura: "Espacio Modular"] 03 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/165889/cinema-e-arquitetura-espaco-modular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.