O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. CALTROPe: um mangue modular para enfrentar o aumento do nível do mar

CALTROPe: um mangue modular para enfrentar o aumento do nível do mar

CALTROPe: um mangue modular para enfrentar o aumento do nível do mar
CALTROPe: um mangue modular para enfrentar o aumento do nível do mar, © Szövetség'39
© Szövetség'39

CALTROPe é uma estrutura modular projetada para promover o crescimento da vegetação de mangue, buscando evitar o desaparecimento de ecossistemas inteiros próximos ao mar e reduzir a perda de terreno cultivável. O ateliê coletivo Szövetség'39, de Budapeste, se associou com um grupo de cientistas para entender como os manguezais atuam como diques naturais e, então, idealizou um sistema modular composto por estruturas semelhantes a cordas que ajudam as plantas resistentes à água salgada a se desenvolver. 

O projeto ganhou recentemente o 1º Prêmio no Concurso Internacional de Arquitetura organizado pela Fundação Jacques Rougerie na categoria "Arquitetura e aumento do nível do mar".

Mais informações a seguir

© Szövetség'39
© Szövetség'39

Anna Barothy do Szövetség'39 trabalhou com o biólogo e mergulhador Gergő Balázs, com a projetista Janka Csernak e com o cientista Viktor Grønås, buscando uma solução para a crescente taxa de perda de solo agrícola devido à mudança climática e o consequente aumento do nível do mar.

© Szövetség'39
© Szövetség'39

Após realizar um estudo das plantas, a equipe concluiu que os manguezais atuam como molhes naturais contra as marés, reunindo sedimentos do rio em suas raízes. Seus resultados mostraram que os rios do delta poderiam ter um papel crucial na compensação da perda de terra causada pelo aumento do nível do mar.

© Szövetség'39
© Szövetség'39

A equipe concebeu, então, uma proposta que pode servir de viveiro para plantas jovens de mangue, ajudando-as a crescer até alcançar um porte maior, formando um dique natural. CALTROPe  é uma combinação das palavras "caltrop" ("abrolho" - uma espécie de castanha d'água) e "rope" (corda).

Diagrama de crescimento
Diagrama de crescimento

A estrutura semelhante a uma corda se configura através de formas curvas projetadas e combinadas como módulos. As cordas se apoiam em uma combinação de concreto e materiais orgânicos. A vida útil é estimada entre 15 e 20 anos.

Combinação da estrutura de base
Combinação da estrutura de base

Via Inhabitat

Ver a galeria completa

Cita: Franco, José Tomás. "CALTROPe: um mangue modular para enfrentar o aumento do nível do mar" [CALTROPe: Un bosque modular de Manglares para enfrentar el cambio climático] 09 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/165876/caltrope-um-mangue-modular-para-enfrentar-o-aumento-do-nivel-do-mar> ISSN 0719-8906