O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos
  3. Rawlemon: gerador esférico que melhora em 35% a eficiência dos painéis solares

Rawlemon: gerador esférico que melhora em 35% a eficiência dos painéis solares

Rawlemon: gerador esférico que melhora em 35% a eficiência dos painéis solares
Rawlemon: gerador esférico que melhora em 35% a eficiência dos painéis solares, Cortesia de André Broessel / Rawlemon
Cortesia de André Broessel / Rawlemon

O sol é a maior fonte de energia sustentável da terra. Há mais de 30 anos a tecnologia tem nos ajudado a converter esta fonte inesgotável de energia para o funcionamento das nossas cidades, contudo, o movimento da terra sempre tornou difícil a tarefa de absorvê-la plenamente. O projeto Rawlemon, de André Broessel, se volta à produção de uma energia mais limpa, com uma pegada de carbono mais baixa e melhor rendimento no uso e conversão desta energia solar renovável.

O projeto é composto por uma esfera perfeitamente simétrica e transparente - fácil de integrar aos edifícios - que aumenta em 35% a eficiência dos painéis fotovoltaicos tradicionais.

Mais detalhes a seguir.

Cortesia de André Broessel / Rawlemon Cortesia de André Broessel / Rawlemon Cortesia de André Broessel / Rawlemon Cortesia de André Broessel / Rawlemon + 16

Conceito
Conceito

Micro-Track, um dos primeiros protótipos construídos, foi estudado no laboratório alemão Zentrum für Sonnenenergie-und Wasserstoff-Forschung Baden-Württemberg, e os resultados são mais que otimistas, alcançando um rendimento de 150 kW/m² em módulos de fachada.

Comparação com um Painel Solar Tradicional
Comparação com um Painel Solar Tradicional

No estudo, o protótipo - resistente a todo o tipo de clima - converteu 70% a mais de energia que os painéis tradicionais de eixo duplo e melhorou em 15% a rentabilidade, ao capturar e concentrar a luz difusa.

Cortesia de André Broessel / Rawlemon
Cortesia de André Broessel / Rawlemon

Além de permitir o uso híbrido de eletricidade e energia térmica, o protótipo economiza 75% da superfície de células fotovoltaicas e garante 99% de transparência. O projeto foi finalista do prêmio World Technology Network Award 2013.

Veja mais artigos relacionados à energia solar aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Rawlemon: gerador esférico que melhora em 35% a eficiência dos painéis solares" [Rawlemon: Generador Esférico supera la eficiencia de los paneles solares en un 35%] 08 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/164834/rawlemon-gerador-esferico-que-melhora-em-35-percent-a-eficiencia-dos-paineis-solares> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.