O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Uma luz viva no centro de Utrecht: “In Lumine Tuo” por Speirs + Major

Uma luz viva no centro de Utrecht: “In Lumine Tuo” por Speirs + Major

  • 19:00 - 17 Dezembro, 2013
  • por
  • Traduzido por Naiane Marcon
Uma luz viva no centro de Utrecht: “In Lumine Tuo” por Speirs + Major
Uma luz viva no centro de Utrecht: “In Lumine Tuo” por Speirs + Major, © James Newton
© James Newton

"In Lumine Tuo", uma instalação luminosa única no centro de Utrech desenvolvida por Speirs + Major utiliza a luz como ferramenta narrativa para unir a torre da catedral à Igreja Catedral e a Praça Dom em um quadro único e fascinante. O título é uma alusão ao ditado Latim que diz "En Lumine tuo videbimus lumen" - "Em sua luz vemos a luz" e, de fato, este trabalho literalmente ilumina a história eclesiástica do centro da cidade. Criado com vários módulos pequenos de controle individual de LED, o trabalho está ligado ao campanário do século XVII. Graças aos LEDs, o consumo de energia é baixo e os gastos de funcionamento reduzidos ao mínimo.

Conheça em detalhes, a seguir

© James Newton © James Newton © James Newton © James Newton + 8

Este ano foi lançada uma instalação luminosa única no centro de Utrecht. Inaugurada pela rainha Beatriz, abriu oficialmente os festejos pelo tri-centenário do Tratado de Utrecht. A instalação “In Lumine Tuo” utiliza a luz como ferramenta narrativa para conectar a icônica torre da catedral do século XIV à igreja Dom (catedral de San Martin) e a praça DOM, permitindo que se convertam em entidades próprias pulsantes e vivas, que recuperam e recordam a história que definiu a cidade.

https://vimeo.com/65646789

A instalação é o ápice de “Trajectum Lumen”, um projeto que promove a cidade e o turismo gerado por ela através de um percurso de isntalações permanentes de luz no centro histórico da cidade. Selecionado por uma comissão concebida pela Prefeitura e dirigida pelo curador de arte Marijke Jansen, os designers Speirs + Major propuseram um conceito muito mais amplo que os próprios edifícios em si; a ideia foi celebrar a história e o contexto da cidade.

https://vimeo.com/78058709

A partir do plano diretor, a ideia foca nos edifícios, vistos como um organismo vivo, como um lugar onde se aloja o "corpo" e os edifícios que compõem sua estrutura. Cada um - a torre da catedral, a igreja e a praça Dom - podem ser vistos de forma abstrata e romântica como membros importantes da sociedade. A luz se converte no meio pelo qual podem se comunicar entre si e com as pessoas da cidade.

© James Newton
© James Newton

Cada um dos três elementos principais foi tratado respeitando sua personalidade e caráter, de cordo com sua importância histórica e cultural. A luz na catedral "vem de dentro". As faces externas se mantém relativamente escuras, e a luz brilha através das janelas e as faces internas dos pilares, com a criação de um efeito lanterna. Em contrapartida, a torre, visível a partir de muitos pontos da cidade, é o elemento dinâmico.

© James Newton
© James Newton

Com o comunicador da narrativa sendo iluminado de maneira dramática, o conjunto da arquitetura gótica, é reforçada a ideia de que a luz vem, caso contrário são as áreas de sombra durante o dia.

© James Newton
© James Newton

A imagem estática em todo o conjunto é impressionante, mas a verdadeira natureza do conceito se revela a cada quinze minutos, quando, no relógio da torre, começa uma sequência de luz: os três elementos do sistema começam lentamente a "respirar" como uma unidade, estabelecendo uma conexão entre si. O jogo de luzes começa e logo se aceleram as lembranças, representadas por flashes de luz que parecem subir pela torre Dom através do arco, das sacadas e do campanário. A sequência culmina antes do golpe do relógio com um final na "lanterna", onde a memória do cacho, com múltiplos feixes de luz e sombra, são acionados com o toque dos sinos.

© James Newton
© James Newton

O resultado final deste projeto é fascinante. O uso sensível da luz resgata estes elementos históricos de Utrecht e os traz à vida, celebrando as formar e a gravação de sua importância na psico-geografia da cidade.

© James Newton
© James Newton

DETALHES DO PROJETO
Projeto de Iluminação: Speirs + Major
Artistas: Mark Major and Keith Bradshaw
Design Superior: Benz Roos
Programadores: Iain Ruxton and Daniel Harvey
Cliente: Ciudad de Utrecht
Consultora de Arte: Marijke Jansen
Gerente de Projeto: Kees Van De Lagemaat
Engenheiro da cidade: Arthur Klink
Empreiteiro: Heijmans N.V
Fotografias: James Newton

ESPECIFICAÇÕES DE ILUMINAÇÃO
Proliad: Xicato Spotlight 1300 LM, Spotlight 3000XL
Meyer: Custom Superlight Compact
ACDC: Iglu, Integrex, Fino
Travesaño: 021 Serie Projector
Hungaroflash: DMX Cap Strobe
Diversitronics: DMZ Strobe Cannon
Martin Professional: Exterior 400 Imagen Projector
Faros: Sistema de Controle

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Javiera Yávar
Autor
Cita: Yávar, Javiera. "Uma luz viva no centro de Utrecht: “In Lumine Tuo” por Speirs + Major" [Una luz viviente en el centro de Utrecht: “In Lumine Tuo” por Speirs + Major] 17 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/160736/uma-luz-viva-no-centro-de-utrecht-in-lumine-tuo-por-speirs-plus-major> ISSN 0719-8906