O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos
  3. Arte e Arquitetura: Lucid Stead: quando a luz e o reflexo são mais que uma casa - Phillip K Smith III

Arte e Arquitetura: Lucid Stead: quando a luz e o reflexo são mais que uma casa - Phillip K Smith III

Arte e Arquitetura: Lucid Stead: quando a luz e o reflexo são mais que uma casa - Phillip K Smith III

O artista Phillip K Smith III revelou seu projeto baseado na luz e sombra, a luz refletida, a luz projetada e as mudanças, Lucid Stead, em Joshua Tree, Califórnia. Composto por espelhos, iluminação LED, equipamentos eletrônicos à medida e programação em uma estrutura pré-existente, esta intervenção arquitetônica reflete sua paisagem a medida que passam as horas.

Saiba mais, após o intervalo.

© Steven King © Steven King © Steven King © Steven King + 21

Arte e Arquitetura: Lucid Stead: quando a luz e o reflexo são mais que uma casa - Phillip K Smith III, © Steven King
© Steven King

Lucid Stead impõe uma experiência delirante, quase espiritual. Assim como a vista envolvente que muda seus tons a medida do tempo, Lucid Stead se transforma. Durante o dia, os 70 anos desta "casa-cabana", que serve como a armadura da peça, reflete e refrata o terreno circundante como uma miragem ou uma alucinação. Quando o sol fica atrás das montanhas, os campos de cores geométricos lentamente vão se alterando e emergem até que pairam na escuridão desolada. Esta transformação também se adapta à percepção pessoal, realinhando as próprias prioridades sensoriais. Há uma maior consciência da solidão e um ritmo medido do meio ambiente.

© Steven King
© Steven King

Smith comenta, "Lucid Stead busca aproveitar a tranquilidade e o ritmo de mudança do deserto. Quando você desacelera e se alinha com o deserto, o projeto começa a se desenvolver. Revela que se trata da luz e da sombra, reflete a luz, a luz projetada e as mudanças do ambiente".

© Steven King
© Steven King

A luz projetada aparece ao anoitecer e se move na noite. As quatro aberturas das janelas e a porta se convertem em campos retangulares nítidos de cor, flutuando na noite do deserto. Uma luz branca, projetada desde o interior da cabana para o exterior, destaca as fendas entre o revestimento de espelho e o de madeira, envolvendo a casa em linhas de luz. Esta luz branca revela, através da silhueta, a própria estrutura da cabana de 2x4 e seu reforço diagonal que estão presentes no envoltório da obra.

© Steven King
© Steven King

A cor das aberturas das portas e janelas se ajustam a um ritmo de mudanças onde é possível se perguntar se as cores estão realmente se alterando. Pode-se enxergar o azul, vermelho e amarelo... e seguimos vendo essas cores. Mas olhando desde baixo e caminhando três metros a um novo local revelam-se novas cores nas janelas, que se tornam laranja, roxo e verde. Este questionamento e consciência sobre a mudança, em última instância, trata-se da adaptação deste projeto com o ritmo da efemeridade do deserto. Através do processo de desaceleração e de se abrir à tranquilidade, somente assim é possível ver e escutar de modos distintos.

© Steven King
© Steven King

Com Lucid Stead, o movimento do sol reflete as reflexões das tiras de luz através da paisagem do deserto, enquanto que várias fendas e aberturas revelam o interior da estrutura. Incluso a sombra varia em toda a estrutura, o solo do deserto está tão presente como a massificação da própria cabana.

https://vimeo.com/79449970

https://vimeo.com/77053083

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: Lucid Stead: quando a luz e o reflexo são mais que uma casa - Phillip K Smith III" [Lucid Stead: Cuando la luz y el reflejo son más que una vivienda - PHILLIP K SMITH III] 15 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/160567/arte-e-arquitetura-lucid-stead-quando-a-luz-e-o-reflexo-sao-mais-que-uma-casa-phillip-k-smith-iii> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.