O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Tipologia habitacional "metade pronta" do ELEMENTAL: um sucesso em qualquer circunstância

Tipologia habitacional "metade pronta" do ELEMENTAL: um sucesso em qualquer circunstância

Tipologia habitacional "metade pronta" do ELEMENTAL: um sucesso em qualquer circunstância
Tipologia habitacional "metade pronta" do ELEMENTAL: um sucesso em qualquer circunstância, © ELEMENTAL
© ELEMENTAL

Desde a primeira vez que desenvolveu a tipologia para o projeto Quinta Monroy em Iquique, Chile, a "casa metade pronta" se tornou quase uma assinatura do ELEMENTAL: eles utilizaram a técnica em outras cidades no Chile, bem como em seu projeto Monterrey, no México. A tipologia foi desenvolvida como um meio de lidar com orçamentos extremamente limitados, permitindo aos governos prover habitações para seus cidadãos a preços incrivelmente baixos, todavia, criando casas que suprem as necessidades de seus moradores e ainda adquirem valor com o passar do tempo. Recentemente, o escritório aplicou a teoria no projeto Villa Verde Housing, publicado no ArchDaily Brasil.

Saiba mais sobre a tipologia e como ela foi aplicada em Villa Verde, a seguir...

© ELEMENTAL © ELEMENTAL © ELEMENTAL Residents also receive coaching on how to improve their homes. Image © ELEMENTAL + 13

No projeto Villa Verde o escritório ELEMENTAL pôde trabalhar com um orçamento maior que os anteriores. Ao invés de criar casas para a parcela menos fortunada da sociedade, agora está projetando para a parcela superior da política de habitação social chilena.

© ELEMENTAL
© ELEMENTAL

Levando este orçamento mais elevado em consideração, o ELEMENTAL constatou: "podíamos pegar uma de nossas tipologias mais econômicas e usar o restante do dinheiro para concluí-la...mas pensamos mais uma vez em aplicar o princípio da construção incremental e priorização de componentes mais complexos, desta vez com padrões mais elevados tanto no cenário inicial quanto final."

Esta questão foi de particular urgência pois a companhia que comissionou o projeto, a Arauco, planeja estender o projeto para 30 outras cidades no Chile, todas com populações entre 10 e 20 mil pessoas. A pesquisa realizada pelo ELEMENTAL mostrou que "é exatamente neste tipo de cidade que se encontram os piores padrões urbanos", e por esta razão eles sentem que é mais importante focar na qualidade do edifício que em sua completude.

Residents also receive coaching on how to improve their homes. Image © ELEMENTAL
Residents also receive coaching on how to improve their homes. Image © ELEMENTAL

O projeto para Villa Verde é uma tentativa de mostrar que a equação formulada para o projeto Quinta Monroy ainda é verdadeira quando se sobre um degrau no nível das habitações; que há valor intrínseco neste processo de construção incremental, seja em habitações sociais extremamente baratas ou mais caras. Fundamentalmente, é uma demonstração de que todos os proprietários têm aspirações, e que para muitos deles, o melhor modo de considerar essas aspirações é proporcionar flexibilidade e espaço para expansão. 

Outro novo aspecto deste projeto em particular é a estrutura das organizações envolvidas: ao invés de criar habitações sociais diretamente para o governo, como nos projetos anteriores, agora o ELEMENTAL foi contratado por uma grande companhia que queria construir casas para seus funcionários através de um fundo estatal para habitação social.

© ELEMENTAL
© ELEMENTAL

Esteticamente, Villa Verde também mostra que há uma certa qualidade de vizinhança neste tipo de empreendimento em que os proprietários têm maior influência na aparência final do edifício. Isto evita que um projeto pareça fora de lugar - algo que poderia acontecer em um empreendimento em 30 diferentes cidades em todo o país - garantindo que cada casa tenha uma personalidade que reflita a e seus moradores.

Essencialmente, o projeto Villa Verde estabelece que a tipologia desenvolvida pelo ELEMENTAL há quase 10 anos para Quinta Monroy - frequentemente subestimada como uma técnica para melhorar as condições de habitação para pessoas que vivem nas situações mais pobres possíveis - é muito mais versátil que se poderia imaginar.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "Tipologia habitacional "metade pronta" do ELEMENTAL: um sucesso em qualquer circunstância" [ELEMENTAL's "Half-Finished" Housing Typology: A Success in All Circumstances] 13 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/159388/tipologia-habitacional-metade-pronta-do-elemental-um-sucesso-em-qualquer-circunstancia> ISSN 0719-8906