O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Como criar uma grande biblioteca?

Como criar uma grande biblioteca?

Como criar uma grande biblioteca?
Como criar uma grande biblioteca?, via Plataforma Urbana
via Plataforma Urbana

Já publicamos artigos sobre como criar grandes lugares e também sobre a importância das boas bibliotecas (como infraestrutura), e por isso hoje vamos compartilhar um artigo da PPS que oferece certos conselhos sobre como criar grandes bibliotecas em nossas cidades.

Para ter êxito hoje em dia, as bibliotecas devem abranger muitos papeis diferentes, alguns tradicionalmente relacionados às bibliotecas e outros nem tanto. Suas novas missões de múltiplas facetas devem ser apoiadas com um grande projeto, características fortes e programas de atração de público. Assim é como as bibliotecas podem se converter em lugares onde se desenvolve a vida comunitária e as pessoas podem interagir. Para ajudar as bibliotecas a realizar seu potencial como instituição de bairro, a PPS oferece as seguintes estratégias como um "roteiro para o sucesso":

1. As grandes bibliotecas oferecem uma mescla ampla de serviços para a comunidade

Como as bibliotecas tendem a estar localizadas no centro dos bairros, são lugares ideais para oferecer numerosos serviços à comunidade, como por exemplo, um centro-creche para a maior inserção da força de trabalho das mulheres no mercado de trabalho. Este tipo de oferta para a comunidade é parte crucial da mescla que faz com que as bibliotecas se convertam em destinos de usos múltiplos.

A Curtis Memorial Library em Brunswick (EUA), por exemplo, trabalha em parceria com o Hospital Costa Del Centro e Parkview Advestist Medical Center para oferecer ‘kits de saúde’ aos que cuidam das crianças. Isto proporciona aos monitores material para iniciar o trabalho com crianças que possuem deficiências físicas ou com problemas de comportamento, etc.

2. As grandes bibliotecas fomentam a comunicação

As bibliotecas inovadoras não estão satisfeitas apenas em servir como fontes de informação, mas também querem fomentar o diálogo e o intercambio entre seus usuários. Para isso, muitas bibliotecas se transformam numa espécie de ‘Conselho Comunitário’: na biblioteca existem salas de televisão, acesso a estações de rádio e outros meios de informação. A biblioteca pública de Rotterdam, por exemplo, tem uma ampla gama de programas para compartilhar o idioma e a cultura holandesa, incluindo uma sala de cinema. Através de um programa anual, o teatro acolhe festivais que oferecem o trabalho de cineastas locais e estudantes.

Também existem serviços de tradução, programas de alfabetização, cursos de idiomas estrangeiros, inglês como segundo idioma, tutores e capacitação em informática, entre outros cursos e oficinas. Estas são as maneiras mais frequentes que as bibliotecas fortalecem as habilidades de linguagem e comunicação entre os clientes. Muitos destes serviços são de imenso valor para os imigrantes recém-chegados, já que proporciona uma maneira de ajudar as pessoas a navegar no processo de cidadania, habitação segura e provedores de serviços médicos, encontrar serviços de babá para seus filhos e se estabelecer em comunidades.

3. As grandes bibliotecas não possuem apenas livros, mas também mostram a história e disponibilizam outras informação

As bibliotecas são muito apreciadas como guardiãs da história local e da tradição, são depósitos da memória coletiva de uma comunidade. Além de centros familiares de habitação, registros, arquivos e coleções de mapas, os inovadores da biblioteca estão cativando usuários através de eventos de contar histórias, festas tradicionais e exposições que celebram a cultura e tradições.

As bibliotecas também podem conectar as pessoas com suas comunidades, servindo como centros de informação cívica. São fóruns ideais para o discurso público sobre questões locais específicas, tais como mudanças de zoneamento, novos desenvolvimentos e iniciativas governamentais. Além disso, com informações sobre eventos da comunidade, entretenimento e destinos notáveis​​, as bibliotecas podem receber visitantes e ajudar a melhor compreender e apreciar a comunidade.

Birmingham , no Alabama (EUA), é uma cidade com sorte de ter uma biblioteca que conserva registros do papel central da cidade na luta por direitos civis na década de 1960. A biblioteca em si teve um papel fundamental no movimento, como um lugar de uma importante manifestação de estudantes universitários afro-americanos. Hoje me dia, a biblioteca é lar de uma incrível coleção de documentos e fotografias que contam a historia do ativismo pelos direitos civis.

4. As grandes bibliotecas fomentam a capacidade das empresas locais

Cada vez mais as bibliotecas suprem outras necessidades importantes para os cidadãos, as empresas e os consumidores. Possuem um papel crucial, quase como “think thank” para as empresas locais e para os defensores do desenvolvimento da comunidade, ajudando a adquirir habilidades empresariais e a descobrir os métodos de obtenção de capital. Para as pessoas que buscam trabalho ou que enfrentam mudanças de carreira, as bibliotecas pretendem se conectar com empregadores e realizar capacitação laboral especializada. Para o consumidor, as bibliotecas podem proporcionar informação atualizada sobre as melhores empresas para trabalhar em sua área.

Na Biblioteca Pública do Condado Johnson, em Kansas City (EUA), existem oficinas que complementam uma série de livros de negócios e acesso a bases de dados online.  Existe uma grande variedade de material para pequenos empresários.

Biblioteca Parque España. Image via Plataforma Urbana
Biblioteca Parque España. Image via Plataforma Urbana

5. As grandes bibliotecas se transformam em lugares públicos de encontro

Os espaços dentro e fora das bibliotecas são perfeitos para proclamações públicas, celebrações, feiras e festivais – assim como acontecimentos que se produzem de maneira regular, como conferências ou concertos ao meio dia. Estas atividades reforçam o papel da biblioteca como uma âncora da comunidade, e as principais bibliotecas estão esperando a oportunidade de atrair as pessoas através da ampliação de seus programas. Para ter êxito como lugares vivos de reunião de pessoas, uma biblioteca pode oferecer uma mistura eclética, que pode incluir exibições ao ar livre sobre ciências ou história, instalações públicas temporárias de arte, jogos e mesas de xadrez ou áreas de brincadeiras ao ar livre relacionadas com a sala de leitura das crianças.

A Biblioteca Pública de Mississauga, Ontário (Canadá), possui papel central na revitalização do espaço público desta cidade próxima a Toronto. Ao participar em atividades como a “Ribfest”, a biblioteca de Mississauga se converteu em um centro de vida pública da comunidade.

6. As grandes bibliotecas impulsionam os mercados de varejo e atraem o público local

As bibliotecas podem ser para os empréstimos, mas não existe nada de mal em conseguir alguma atividade que envolve transações financeiras. Algumas delas vendem livros usados em uma loja de presentes ou abrem uma cafeteria para servir os clientes e residentes. Fazendo uso de suas instalações, as bibliotecas podem alugar um espaço para organizações de arte e galerias comerciais, ou até mesmo para casamentos e eventos públicos.

Mercados especiais em Riverside, Califórnia (EUA) acontecem em frente à biblioteca, fomentando uma consciência crítica nos pedestres dessa cidade do sul da Califórnia, o que aumenta as visitas na biblioteca e igualmente melhora os ganhos dos vendedores locais.

7. As grandes bibliotecas têm acesso fácil

Se quisermos que todo mundo vá às bibliotecas, é evidente que estas têm que ser facilmente acessíveis. É essencial proporcionar às pessoas várias formas de chegar nela, incluindo rotas convenientes de trânsito, acesso para as ruas de pedestres, e instalações adequadas para bicicletas. Primeiramente, as bibliotecas devem estar conectadas na rede de calçadas, próximas a estacionamentos, para aqueles que chegarem de carro. As ruas nas proximidades devem estar desenhadas de modo a não permitir a circulação de carros em velocidades altas, os cruzamentos de pedestres devem estar bem marcados e os semáforos devem ser programados para pedestres e não para os veículos.

A Biblioteca do Condado de Multnomah, no Oregon (EUA), é de fácil acesso para os residentes de Portland. É acessível pela rede de trens da cidade e, além disso, está situada no coração de uma cidade que se abraçou a questão da vida urbana voltada para os pedestres.

Por Natalia Barrientos Barría, via Plataforma Urbana. Tradução Gabriel Pedrotti, ArchDaily Brasil.


Cita: Romullo Baratto. "Como criar uma grande biblioteca?" 05 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/158205/como-criar-uma-grande-biblioteca> ISSN 0719-8906