O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Uma "Walking City" para o século XXI

Uma "Walking City" para o século XXI

Uma "Walking City" para o século XXI
Uma "Walking City" para o século XXI, Courtesy of Poliedro
Courtesy of Poliedro

Em um mundo onde as pessoas se deslocam cada vez mais, as cidades estão passando por um problema que não estava previsto: seus cidadãos estão se mudando para outros lugares. Quando as ofertas de emprego e os recursos começaram a ficar escassos, algumas cidades modernas, como Detroit por exemplo, sofreram severas dificuldades e, frequentemente, processos de esvaziamento e contração urbana. Em contrate a isto, a "Very Large Structure" de Manuel Dominguez, resultado de sua tese na ETSA em Madri, propõe uma cidade nômade que pode se mover sobre esteiras (semelhantes as de tratores) em direção a locais onde trabalho e recursos sejam abundantes.

Esta certamente não é a primeira vez que a ideia de uma cidade nômade é proposta. A Walking City de Ron Herron é um dos projetos mais conhecidos do Archigram e tem influenciado a teoria da arquitetura desde então. Entretanto, o projeto da "Very Large Structure" vai além na ideia de cidade móvel ao incluir sólidas propostas para geração de energia a bordo da cidade.

Continue lendo para saber mais sobre este provocativo projeto - incluindo suas pranchas de apresentação e uma série de imagens.

Courtesy of Poliedro Courtesy of Poliedro © Manuel Dominguez / Zuloark © Manuel Dominguez / Zuloark + 15

© Manuel Dominguez / Zuloark
© Manuel Dominguez / Zuloark

Dominguez admite que o impulso para projetar a "Very Large Structure" veio do desejo de se destacar de seus colegas: "sabendo que todos os projetos finais são "utópicos", decidi fazer um que fosse conscientemente utópico, utópico de verdade."

Contudo, Dominguez também sentiu a necessidade de seu projeto ser teoricamente factível, o que o levou ao mundo da engenharia pesada em busca de inspiração para sua colossal estrutura de aço sobre esteiras de trator. Assim, o projeto de Dominguez parece menos uma fantasia que a enorme concha sobre palafitas de Herron.

Courtesy of Poliedro
Courtesy of Poliedro

Além disso, apesar das enormes dimensões da Very Large Structure, ela causa muito menos impacto sobre os ecossistemas próximos. Sua mobilidade é proposta como uma forma de encorajar o reflorestamento das cidades que ela substitui, e parte de suas funções cotidianas tratam da gestão de seu ambiente. As condições sociais específicas do território espanhol para o qual o projeto foi concebido também aumentam sua relevância: a cidade oferece trabalho para o grande número de cidadãos desempregados na Espanha.

Embora quase 50 anos tenham se passado desde que a primeira cidade móvel foi proposta, quando se considera o enorme número de cidades ocidentais que atualmente passam por sofridos processos de desaceleração, tanto economicamente quanto em número de pessoas, a intrigante proposta de Dominguez começa a parecer menos absurda - e muito mais relevante - do que pode ter parecido à primeira vista. 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "Uma "Walking City" para o século XXI" [A Walking City for the 21st Century] 28 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/155760/uma-walking-city-para-o-seculo-xxi> ISSN 0719-8906