O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. MoMA reúne seis equipes de arquitetos para desenvolver propostas para megacidades em expansão

MoMA reúne seis equipes de arquitetos para desenvolver propostas para megacidades em expansão

MoMA reúne seis equipes de arquitetos para desenvolver propostas para megacidades em expansão
MoMA reúne seis equipes de arquitetos para desenvolver propostas para megacidades em expansão, Morro do Alemão, Rio de Janeiro. 2012.. Image © Pedro Rivera, RUA Arquitetos
Morro do Alemão, Rio de Janeiro. 2012.. Image © Pedro Rivera, RUA Arquitetos

O Muse de Arte Moderna (MoMA), em colaboração com o Museu de Viena de Artes Aplicadas (MAK), colocou em andamento uma iniciativa que analisará novas possibilidades arquitetônicas para o acelerado e desigual crescimento de seis metrópoles mundiais: Nova Iorque, Rio de Janeiro, Mumbai, Lagos, Hong Kong e Istambul. 

Organizado por Pedro Gadanho, curador do departamento de Arquitetura e Projeto, a iniciativa Uneven Growth: Tactical Urbanisms for Expanding Megacities reunirá seis equipes interdisciplinares internacionais para participar de uma série de oficinas, onde cada uma se concentrará em uma cidade específica.

“Em 2030, a população mundial será de 8 bilhões de habitantes. Destes, dois terços viverão em cidade e a maioria será pobre, com recursos limitados. Este crescimento desequilibrado será um dos maiores desafios para as sociedades de todo o mundo”, comentou Gadanho. “As autoridades municipais, urbanistas, projetistas e economistas terão que unir forças buscando evitar uma catástrofe social e econômica, trabalhando juntos para assegurar que a expansão das megacidades seja habitável. Uneven Growth permitirá ao MoMA assumir um papel de liderança frente a este desafio.”

As Equipes:

  • Nova Iorque: Situ Studio, Nova Iorque, Estados Unidos; Cohabitation Strategies (CohStra), Rotterdã, Holanda. 
  • Rio de Janeiro: Rua Arquitetos, Rio de Janeiro, Brasil; MAS Urban Design ETH, Zurich, Suíça. 
  • Mumbai: URBZ, Mumbai, Índia; Pop Lab, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Boston, Estados Unidos. 
  • Lagos: NLE Architects, Lagos, Nigéria; Inteligencias Colectivas, Madri, Espanha.
  • Hong Kong: MAP Office, Hong Kong, China; Network Architecture Lab, Columbia University, Nova Iorque, Estados Unidos.
  • Istambul: Superpool, Istambul, Turquia; Atelier d’Architecture Autogérée, Paris, França.

Para a fase de Workshop, as equipes enfrentarão o desafio de criar propostas que pfereçam novas e criativas formas de pensar o crescimento das cidades. As equipes desenvolverão os projetos a partir das diretrizes e críticas do Departamento de Arquitetura e Projeto do MoMA e de um conselho de assessores que inclui Saskia Sassen, David Harvey, Ricky Burdette, Neil Brenner, Nader Tehrani, Michael Sorkin, Marc Angelil, Teddy Cruz, entre outros.

A etapa de Workshop foi iniciada no dia 26 de outubro. Para a segunda fase, o MoMA apresentará uma exposição com as propostas resultantes, aberta a partir de 22 de novembro.

O centro da exposição serão as visões para o futuro das cidades, incluindo planos, imagens e animações concebidas pelas seis equipes durante a primeira fase. O resultado final será um catálogo da exposição que reunirá cada uma das propostas.

Esta será a terceira exposição da série Issues in Contemporary Architecture, de Andre Singer.

Via MoMA

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "MoMA reúne seis equipes de arquitetos para desenvolver propostas para megacidades em expansão" [MoMA Enlists Six Architect Teams to Develop Proposals for Expanding Megacities ] 18 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/153575/moma-reune-seis-equipes-de-arquitetos-para-desenvolver-propostas-para-megacidades-em-expansao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.