O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “Ruilbank”: um circuito de leitura em parques públicos de Amsterdã

“Ruilbank”: um circuito de leitura em parques públicos de Amsterdã

“Ruilbank”: um circuito de leitura em parques públicos de Amsterdã
“Ruilbank”: um circuito de leitura em parques públicos de Amsterdã, Cortesia de Pivot Creative
Cortesia de Pivot Creative

Desde o dia 28 de julho, os bancos de alguns parques públicos de Amsterdam (Países Baixos) contam com um elemento acoplado que ajuda a promover uma nova experiência ao ar livre. Trata-se de Ruilbank Amsterdam, uma intervenção urbana criada pelo escritório de design Pivot Creative que consiste em um “clip”, consideravelmente maior que os comuns, enganchado nos bancos, disponibilizando jornais, livros e revistas para que as pessoas possam ler gratuitamente enquanto estão nos parques.

A ideia principal desta intervenção surgiu a partir do hábito dos passageiros de ônibus e metrô, que ali deixam seus jornais para que outras pessoas o leiam. Desta maneira, segue-se o principio de Ruilbank: “pegue, leia, compartilhe”.

Atualmente a intervenção está disponível em nove parques de três bairros da cidade. No entanto, como o período de montagem foi até o dia 28 de setembro, nos próximos dias mais parques serão somados a esta instalação que tem como objetivo criar um ciclo de troca de leitura e fomentar as conexões entre os visitantes destes espaços públicos.

Mais imagens, o vídeo e informação do projeto a seguir.

Cortesia de Pivot Creative Cortesia de Pivot Creative Cortesia de Pivot Creative Cortesia de Pivot Creative + 12

O material de leitura utilizado na intervenção foi entregue por diversas instituições. Assim, o jornal local Het Parool, se comprometeu em doar um jornal durante todo o período que Ruilbank estiver em exibição. Como a instalação também conta com livros, estes foram obtidos através da biblioteca pública da cidade, Openbar e Bibliotheek Amsterdam, que colaborou com romances e livros infantis.

Cortesia de Pivot Creative
Cortesia de Pivot Creative

Mas isso não é tudo, uma editora local, UItgeverij Bas Lubberhuizen, cooperou com livros relativos a capital dos Países Baixos, e a Guide to Unique Photography (GUP) disponibilizou livros de fotografia.

Os gastos da intervenção foram custeados pela instituição Stichting DOEN que financia projetos de âmbito social e que busca gerar conexões entre as organizações locais.

A escolha da localização de todo o material se fez segundo os parques eleitos para a instalação, que até o momento são nove, localizados em três bairros de Amsterdam. No entanto, já há planos para adicionar mais parques ao circuito de leitura comunitária, que tem sido bem aceito pelo público.

Cortesia de Pivot Creative
Cortesia de Pivot Creative

Como a operação é bastante intuitiva e chama a atenção de diversos públicos, inspira as pessoas a entregar seus próprios livros a fim de compartilhá-los com os outros, ou até agregar outros objetos.

Cortesia de Pivot Creative
Cortesia de Pivot Creative

O escritório de design Pivot Creative tem sede na capital da Holanda e foi fundado pela designer Paula Colchero e pelo arquiteto dominicano José Subero. Junto aos demais membros da equipe, Migle Nevieraite e Conor Trawinski, buscam demonstrar que com projetos deste tipo é possível enfrentar certos problemas sociais que ocorrem em determinados ambientes urbanos.

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Isabela Costa, ArchDaily Brasil.


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "“Ruilbank”: um circuito de leitura em parques públicos de Amsterdã" 23 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/148554/ruilbank-um-circuito-de-leitura-em-parques-publicos-de-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.