O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 12 pontos para melhorar o ciclismo urbano em Curitiba

12 pontos para melhorar o ciclismo urbano em Curitiba

12 pontos para melhorar o ciclismo urbano em Curitiba

A prefeitura de Curitiba divulgou recentemente os detalhes de seu Plano Diretor Cicloviário. Foi confirmado o investimento de R$ 90 milhões para implantação de 300 km de novas vias para a circulação de bicicletas na capital paranaense até 2016, incluindo a criação da via preferencial para bicicletas na Avenida 7 de Setembro -  uma das principais artérias do centro da cidade – e o projeto de uma microrrede cicloviária na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que beneficiará os trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte.

Bicicletada em Curitiba. Image
Bicicletada em Curitiba. Image

No entanto, o melhor da notícia é o Plano Diretor em si — e tudo o que ele representa. Serão 12 medidas - que abrangem desde implantação de infraestrutura até a criação de uma praça temática para os ciclistas – que buscam consolidar o conceito de multimodalidade ao inserir a bicicleta no planejamento da cidade.

 Confira os pontos principais do Plano Diretor Cicloviário de Curitiba:

1.  Microrrede Cicloviária na CIC: 19,5 km de vias interligando diferentes pontos do bairro. Prazo: 2014

2.  Via acalmada na 7 de Setembro: 6,3 km de vias acalmadas priorizando a bicicleta com implantação de áreas preferenciais nos cruzamentos (bicicaixas). Prazo: 2014

3.  Bicicletário nos terminais: locais segregados de estacionamento de bicicletas. Prazo: até 2016

4. Recuperação da malha: requalificação das ciclovias e passeios compartilhados existentes. Prazo: até 2016.

5.  Circuito Interparques: conclusão do anel cicloviário de 47 km interligando 8 parques da cidade. Prazo: 2014.

6. Conclusão das obras cicloviárias já iniciadas na cidade.

7. Avenida Marechal Floriano Peixoto (3,84 km), Linha Verde Sul/Sul (1,76 km) e Avenida Comendador Franco (19,2 km, nos dois sentidos). Prazo: outubro de 2013.

8. Praça do Ciclista: criação de uma praça na esquina das ruas São Francisco e Presidente Faria, no centro de Curitiba. Prazo: 2014.

9.  Paraciclos: instalação de 25 conjuntos de paraciclos, criando 150 vagas em parques e praças, sobre áreas de calçamento, junto às vias de tráfego. Prazo: 2013

10.  Bicicletários: criação de estacionamento fechados junto em 20 terminais de ônibus da cidade – com capacidade entre 40 e 60 bicicletas em cada um deles. Prazo: até 2016.

11.  Manual de infraestrutura cicloviária: documento com descrição técnica dos tipos de vias cicláveis a serem implantadas na cidade, unificando padrões e procedimentos. Prazo: outubro de 2013.

12. Lei do Estacionamento: decreto regulamenta a Lei Municipal nº 6.273/81, que destina 5% das áreas de estacionamento para bicicletas e motocicletas em prédios residenciais e áreas com usos não habitacionais. Prazo: Em elaboração.

Evidentemente, o plano apresenta pormenores a serem discutidos. Entretanto, a prefeitura se mostrou aberta ao diálogo, o que mostra que o ciclismo urbano já é uma questão de peso no planejamento urbano. Espera-se que, a exemplo da capital paranaense, outras cidades brasileiras percebam que este é um tema que não pode mais ser deixado de lado, e que o ciclismo merece a devida atenção como meio de transporte efetivo.  

Referência: sustainablecitiescollective

Ver a galeria completa

Cita: Romullo Baratto. "12 pontos para melhorar o ciclismo urbano em Curitiba" 03 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/144279/12-pontos-para-melhorar-o-ciclismo-urbano-em-curitiba> ISSN 0719-8906