O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Intervenção urbana: “Head in the Clouds”, Nova York

Intervenção urbana: “Head in the Clouds”, Nova York

Intervenção urbana: “Head in the Clouds”, Nova York
Intervenção urbana: “Head in the Clouds”, Nova York, Via Plataforma Urbana
Via Plataforma Urbana

Via Plataforma Urbana Via Plataforma Urbana Via Plataforma Urbana Via Plataforma Urbana + 20

Nova York é a cidade dos arranha-céus - edifícios enormes de concreto, sólidos e pesados. Porém, desta vez, não foi a magia dos edifícios, mas de uma nuvem que desceu do céu para divertir, imaginar e passar uma mensagem importante. A nuvem é feita de 53.780 garrafas de plástico reciclado - o mesmo número de garrafas descartadas em Nova York em apenas uma hora. Segundo seus criadores, Jason Klimoski e Lesley Chang do StudioKCA, o projeto,  chamado "Head in the Clouds", é um sistema mecânico com um sentido poético.

Esta ideia foi a vencedora do concurso de design "City of Dreams", que aconteceu este ano e que permitiu a construção e instalação desta estrutura no mês de junho, em Governors Island, Nova York.

Via Plataforma Urbana
Via Plataforma Urbana

Não se pode deixar de notar a ironia em "Head in the Clouds": Essas bolas de água gasosa, que fazem parte de um dos ciclos naturais mais importantes da existência do planeta, são feitas com um dos elementos artificiais mais contaminantes dos últimos tempos: o plástico. Este material feito com base no petróleo leva até mil anos para se degradar e integrar-se à natureza. Enquanto isso se divide em pedaços cada vez menores, mas igualmente prejudiciais. Mesmo queimado, o plástico pode ser mantido no ar em forma de partículas tóxicas. Ambos os elementos, água de plástico, convivem no dia-a-dia das pessoas, que muitas vezes não param para pensar sobre as consequências para o ambiente de se descartar uma garrafa.

Via Plataforma Urbana
Via Plataforma Urbana

As garrafas brancas foram utilizadas para criar a camada exterior da nuvem, enquanto as garrafas transparentes, cheias com água e corantes em tons de azul, formam o interior. Visitantes podem andar dentro da nuvem e ver a luz em mudança ao passar pelas camadas de garrafas.

Via Plataforma Urbana
Via Plataforma Urbana

Jason e Lesley são arquitetos da Universidade de Harvard. Sempre foram atraídos pela luz, natural ou artificial, e seu potencial para criar e definir o espaço e objetos. Deste interesse em comum e das experimentações nasce em 2009 o Studio Klimoski Chang Architects (StudioKCA). Este se auto define como um estúdio interdisciplinar que aborda cada projeto de forma holística, trabalhando para criar ambientes que sejam percebidos pelo público como simples, conectados e completos.

Via Plataforma Urbana
Via Plataforma Urbana

 Apesar de "Head in the Clouds" dar a impressão de ser tão leve e fofo como uma nuvem de verdade, a sua construção foi muito longe de ser simples. Sóa estruturademorou quatro horas para ser construída, com quatro pessoas, e por dias voluntários recolheram garrafas usadas diariamente em empresas ao redor de Nova York.

Via Plataforma Urbana
Via Plataforma Urbana

Além disso, a instalação no parque envolveu 300 voluntários do Emerging NY Architects Committee, a Structural Engineers Association of NY, e a organização FIGMENT arts.

Via Plataforma Urbana.
Traduzido por Eduardo Souza.

Cita: Francisca Codoceo. "Intervenção urbana: “Head in the Clouds”, Nova York" 17 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/134971/intervencao-urbana-head-in-the-clouds-nova-york> ISSN 0719-8906