O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Jardins itinerantes - áreas verdes nos tetos dos ônibus na Espanha

Jardins itinerantes - áreas verdes nos tetos dos ônibus na Espanha

Jardins itinerantes - áreas verdes nos tetos dos ônibus na Espanha
Jardins itinerantes - áreas verdes nos tetos dos ônibus na Espanha, Cortesia de phyto kinetic
Cortesia de phyto kinetic

Criado pelo paisagista espanhol Marc Grañen, o premiado projeto Phyto Kinetic pretende cobrir com plantações a parte superior dos ônibus. Utilizando materiais leves de jardinagem, o paisagista constrói áreas verdes itinerantes que ajudam a purificar o ar das metrópoles e ainda aproveitam o espaço livre, que geralmente é desperdiçado. A iniciativa já é praticada em Girona, na região da Cataluña.

Grañen desenvolveu o projeto com a ajuda de seus filhos. Para compor os jardins superiores, o paisagista estuda as características das plantas e cria um habitat ideal a partir de seus esboços, adaptando os vegetais à superfície dos veículos. Por enquanto, as instalações contam apenas com plantas ornamentais, mas a intenção é levar ervas aromáticas e outras hortaliças para os tetos dos ônibus.

Cortesia de phyto kinetic Cortesia de phyto kinetic Cortesia de phyto kinetic Cortesia de phyto kinetic + 5

A sustentabilidade é o principal recurso de manutenção das instalações verdes: assim, por meio de um sistema de reaproveitamento, a água produzida pelo ar condicionado dos ônibus é utilizada para irrigar as plantas da parte superior. Quando a refrigeração interna está desativada, o jardim pode ser regado manualmente.

As plantações na parte superior dos ônibus utilizam materiais de jardinagem de baixo impacto e a estrutura é sustentada por arames. O jardim é construído em camadas: a base é uma manta de espuma hidropônica - material leve e muito eficiente para o desenvolvimento das plantas - que pode ser encaixada diretamente no teto. Sobre esta manta são plantados os vegetais que formarão o jardim. Veja a instalação do projeto no vídeo abaixo: 

Por enquanto, o Phyto Kinetic começou a ser implantado apenas nos ônibus de uma companhia de turismo ecológico, mas a ideia é expandir o projeto o mais rápido possível, dando vida aos espaços móveis abandonados. De acordo com o paisagista, se a frota de ônibus de Nova Iorque aderisse ao projeto, seriam gerados cerca de cem mil metros quadrados de áreas verdes, que ajudariam a melhorar a qualidade do ar na megalópole norte-americana.

Via ciclovivo


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Jardins itinerantes - áreas verdes nos tetos dos ônibus na Espanha" 16 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/134626/jardins-itinerantes-areas-verdes-nos-tetos-dos-onibus-na-espanha> ISSN 0719-8906