O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Curativos Urbanos – um olhar lúdico para os problemas da cidade

Curativos Urbanos – um olhar lúdico para os problemas da cidade

Curativos Urbanos – um olhar lúdico para os problemas da cidade
Curativos Urbanos – um olhar lúdico para os problemas da cidade, Cortesia de fotografia.folha.uol.com.br/
Cortesia de fotografia.folha.uol.com.br/

Cinco moradores de São Paulo e uma do Rio de Janeiro encontraram uma maneira lúdica, divertida e efetiva de chamar a atenção para as calçadas problemáticas dessas cidades (aliás, calçadas com problemas não é uma exclusividade destas duas cidades, como bem sabemos): fazer “curativos” em todos os locais das calçadas que apresentassem algum tipo de irregularidade.

A iniciativa surgiu a partir de conversas semanais sobre mobilidade urbana, espaços públicos e a vontade de fazer algo que ajudasse, de algum modo, a melhorar a cidade que habitamos.

Cortesia de fotografia.folha.uol.com.br/ Cortesia de fotografia.folha.uol.com.br/ Cortesia de comunicriacao.com Cortesia de fotografia.folha.uol.com.br/ + 8

O “band-aid” foi escolhido pela sua imediata associação com um machucado e, consequentemente, algo que precisa ser curado. O grupo busca atrair a atenção para estes problemas de maneira simples e criativa, alertando para algo que pode passar despercebido para alguns, mas que aflige a cidade e, evidentemente, afeta os cidadãos.

A primeira intervenção aconteceu na Avenida Paulista, local de grande circulação em São Paulo, mas a idéia foi tão bem recebida que as intervenções foram estendidas para o Centro de São Paulo, Vila Madalena, Pinheiros, e para o Rio de Janeiro, no Botafogo e na Gávea. Inclusive, ações independentes levaram a intervenção para outras cidades do país e até mesmo para Roma, Itália.

Cortesia de fotografia.folha.uol.com.br/
Cortesia de fotografia.folha.uol.com.br/

Para saber mais sobre esta criativa iniciativa, visite a página do projeto no facebook. Quem se interessar, pode também realizar esta intervenção em sua própria cidade – o grupo disponibiliza um manual de como confeccionar estes curativos. Iniciativas como esta, mistura de intervenção artística e crítica, mostram que é possível atentar a importantes questões urbanas sem pecar na criatividade.

Fonte: comunicriacao.com


Cita: Romullo Baratto. "Curativos Urbanos – um olhar lúdico para os problemas da cidade" 28 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/130615/curativos-urbanos-nil-um-olhar-ludico-para-os-problemas-da-cidade> ISSN 0719-8906