O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “Inside Out Project”: Retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades

“Inside Out Project”: Retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades

“Inside Out Project”: Retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades
“Inside Out Project”: Retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades, Kênia
Kênia

JR é um artista francês que revela a identidade, antes anônima, dos lugares que fotografa. Desde março de 2011 desenvolve o projeto intitulado Inside Out, que consiste em retratar em lugares públicos os cidadãos e imprimir as fotografias em grandes dimensões. Em seguida, cada imagem em preto e branco é colocada, através de um “grupo de ação”, em muros, fachadas, telhados, escadarias ou mesmo trens, criando galerias de arte ao ar livre.

O objetivo do projeto é que o conjunto de fotografias representem as comunidades onde são feitas e as pessoas tenham a oportunidade de participar da execução.

Inside Out passou por mais de 108 países como Colômbia, Equador, Estados Unidos, Irã, Serra Leoa entre outros.

“Inside Out Project”: Retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades “Inside Out Project”: Retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades “Inside Out Project”: Retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades “Inside Out Project”: Retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades + 17

JR iniciou sua carreira com o graffitti nas ruas de Paris, mas um dia encontrou uma câmera fotográfica no metrô da cidade e passou a se dedicar à fotografia.

Em 2011 ganhou o prêmio TED, dado pela organização de mesmo nome que reconhece pessoas com visão criativa com potencial para gerar uma mudança no mundo.  Como parte do prêmio, recebeu um milhão de dólares para financiar seu “desejo de mudar o mundo”.

Reggio de Calabria, Itália
Reggio de Calabria, Itália

Desde então, JR se dedica a difundir seu projeto para que nos países interessados formem-se “grupos de ação” através de líderes locais que devem eleger uma declaração que caracterize a comunidade. Também deve haver no mínimo cinco participantes que queiram ser fotografados.

Vancouver
Vancouver

Uma vez cumpridos esses requisitos, os líderes devem fotografar as pessoas com uma lente grande angular de 28 mm e enviar as imagens para o estúdio do Inside Out. Lá são impressas e reenviadas ao grupo para ser instaladas em lugares públicos. Até o momento, o projeto foi bem recebido, com mais de 120mil pessoas aceitando ser retratadas.

Este ano,o Inside out Project chegou a Malauí, Nova Iorque, Londres e Polo Norte. No país africano o grupo de ação encarregado retratou os pescadores que enfrentam as mudanças econômicas locais e instalou as fotos sobre os barcos que navegam na baía de Cabo Maclear.

Malauí
Malauí

Na Times Square, Nova Iorque, foi instalada uma cabine fotográfica por três semanas, na qual mais de 6.000 pessoas fizeram seus retratos, colados no chão.

Times Square, NY
Times Square, NY

EM Londres, o grupo de ação que se somou ao projeto global retratou os skatistas das galerias do Southbank Centre, um conjunto de avenidas que concentra atividades artísticas. Como a área do skate seria transformada em lojas, quis demonstrar-se o apreço pelo lugar.

Southbank Centre em Londres
Southbank Centre em Londres

O projeto chegou ao Polo Norte, graças a seis ativistas da Save the Arctic. Um painel gigante foimontado, com imagens de mais de 1000 membros do grupo que busca evitar a exploração abusiva dos recursos naturais do lugar, que já se vê afetado pelas mudanças climáticas.

Inside Out Project" no Polo Norte
Inside Out Project" no Polo Norte

Antes do projeto global, o artista urbano realizou o trabalho em distintos países, com outros nomes. Por exemplo, quando vários protestos ocorreram em bairros vulneráveis de Paris por conta da morte de dois muçulmanos, JR fotografou alguns manifestantes, que tiveram seus retratos afixados nas ruas de regiões ricas da cidade, para que conhecessem, de alguma forma, a identidade dessas pessoas. O projeto chamou-se “Retrato de uma Geração”.

"Retrato de uma Geração"
"Retrato de uma Geração"

Em 2007, junto ao artista Marco, desenvolveu o projeto “Face 2 Face”. Viajaram para Jerusalém e fotografaram israelitas e palestinos com as mesmas profissões. As fotos foram colocadas nos extremos da muralha da cidade. JR explicou que o mais incrível da ação – que não foi feita em prol de um dos lados, mas para apoiar a paz –, foi que as pessoas não conseguiam identificar quem era judeu e quem era palestino, não viam diferenças entre eles.

"Face 2 Face"
"Face 2 Face"

Women are Heroes” foi outra ideia realizada no Brasil, Camboja, Índia, Quênia, Libéria e Serra Leoa. Segundo o artista, seu objetivo é que nestes países se prestassem homenagens às mulheres pelo papel que cumprem na sociedade, já que em alguns casos são as maiores vítimas da violência.

"Women are Heroes" na Favela do Moro da Providência, Rio de Janeiro
"Women are Heroes" na Favela do Moro da Providência, Rio de Janeiro

Sobre seu trabalho, JR disse à CNN que “a arte não tem a intenção de mudar o mundo, mas quando se vê as pessoas interagirem, quando há um impacto em suas vidas, então de alguma forma isto está mudando o mundo”.

A seguir veja parte do trabalho de JR.

A apresentação de recebimento do TED Prize em 2011. 

Parte 1

Parte 2

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil



Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "“Inside Out Project”: Retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades" 22 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/129479/inside-out-project-retratos-em-espacos-publicos-que-expressam-a-identidade-das-comunidades> ISSN 0719-8906