O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. The Mapdwell Project: determinando a energia solar ideal nas coberturas

The Mapdwell Project: determinando a energia solar ideal nas coberturas

The Mapdwell Project: determinando a energia solar ideal nas coberturas
The Mapdwell Project: determinando a energia solar ideal nas coberturas, Imagem da Plataforma Solar System Mapdwell
Imagem da Plataforma Solar System Mapdwell

The Mapdwell Projecté um grupo colaborativo de pesquisadores, acadêmicos e profissionais do MIT oriundos de diversos campos - design, tecnologia de edificações, engenharia, ciências ambientais, economia e ciência da computação - que busca desenvolver uma fonte comunitária de informações precisas voltadas à pesquisa sobre práticas sustentáveis. O Sustainable Design Lab do MIT atuou em colaboração com o estúdio de design MoDE (Modern Development Studio), que elaborou a interface online. O objetivo fundamental do Mapdwell é fornecer uma ferramenta que permita que comunidades tomem decisões embasadas quanto à incorporação de práticas sustentáveis em seus cotidianos através de conscientização e acesso a informações sobre eficiência energética e desenvolvimento inteligente.

Mais informações sobre a ferramenta a seguir.

No início de maio, Mapdwell revelou seu primeiro protótipo de "Solar System" - uma plataforma informática de mapeamento. O trunfo da Solar System é a quantidade de dados reunidos, acessíveis através da interface convidativa. O Solar System gera as informações necessárias para a instalação de painéis fotovoltáicos, comparando simultaneamente os efeitos ambientais obtidos. Permite que os cidadãos definam inclinação, formato e orientação das águas dos telhados; simula a radiação solar com base em dados climáticos históricos; considera obstruções físicas como vegetação e construções vizinhas; computa a geração potencial de energia solar; apresenta programas de incentivo e taxas especiais a nível nacional, estadual e local; e apresenta dados precisos e imparciais.. Os cidadãos podem acessá-las para qualquer edifício em uma cidade, embasando as escolhas da comunidade em relação ao desenvolvimento sustentável.

Apesar da Mapdwell insistir que os proprietários executem uma análise in loco dos edifícios para definir a melhor implantação de painéis e seu porte, a Solar System deve chegar a estimativas muito precisas. Para criar o mapa, a Mapdwell combina imagens aéreas da área com LiDAR (Detecção e Espectro de Luz, na sigla em inglês) para criar um mapeamento topográfico. São determinados, assim, ângulos das coberturas e anteparos físicos que afetam a intensidade de sol em uma área determinada.

Imagem da Plataforma Solar System Mapdwell
Imagem da Plataforma Solar System Mapdwell

O protótipo mapeia somente Cambridge, Massachusetts, através do Mapa Interativo do Google. Clicando e aproximando-se de um edifício vê-se um padrão pixelado que corresponde à disposição de painéis, usando um gradiente que vai do vermelho ao amarelo para mostrar a melhor posição. Um botão permite ajustar o porte do sistema e o programa automaticamente redistribui os painéis para otimizar a nova seleção. Dados são apresentados em cada seleção: porte em kW, período de retorno do investimento, redução da emissão de carbono em número de árvores, custo, receita anual, descontos em impostos, informações sobre o investimento e a taxa de retorno. Os proprietários podem incluir seu projeto na plataforma, compartilhando seus dados e auxiliando no progresso da cidade. A plataforma permite que os usuários construam, customizem e modifiquem a composição de painéis que funciona melhor em seus edifícios.

Imagem da Plataforma Solar System Mapdwell
Imagem da Plataforma Solar System Mapdwell

Cita: Vinnitskaya, Irina. "The Mapdwell Project: determinando a energia solar ideal nas coberturas" [The Mapdwell Project: Determining Optimal Solar Power on Rooftops] 23 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/121718/the-mapdwell-project-determinando-a-energia-solar-ideal-nas-coberturas> ISSN 0719-8906