O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “A Cidade Aposentada”: Hortas urbanas geridas por aposentados

“A Cidade Aposentada”: Hortas urbanas geridas por aposentados

“A Cidade Aposentada”: Hortas urbanas geridas por aposentados
“A Cidade Aposentada”: Hortas urbanas geridas por aposentados, Cortesia de paufaus.net
Cortesia de paufaus.net

Nas áreas suburbanas de Barcelona, sobretudo nos terrenos contíguos aos principais rios da cidade – Besós e Llobregat – o arquiteto Pau Faus estudou o modo como são geridas e mantidas as hortas cultivadas na orla dos dois rios. À medida que se ia adentrando no projeto, descobriu-se que os terrenos das hortas urbanas não tinham proprietários formais, mas haviam sido apropriados pelos próprios aposentados que vivem nos seus arredores.

Este grupo de habitantes sustenta esta prática através de um trabalho colaborativo ao lado de vizinhos, junto de quem encontraram um novo sentido à suas rotinas. Embora as partes finais dos rios já tenham sido incorporadas como parques na malha da cidade, impedindo, deste modo, sua ocupação como hortas urbanas, outras porções, localizadas rio acima, sobrevivem como hortas graças às práticas autônomas que os aposentados têm realizado para se manterem ativos e conectados ao seu meio ambiente. Tais práticas são também formas dissidentes, porém pacíficas, de ocupação do espaço urbano.

Cortesia de Imagem extraída do vídeo
Cortesia de Imagem extraída do vídeo

Mais detalhes na seqüência.

Esta “dissidência” marcada pela ocupação dos habitantes em terrenos alheios foi investigada pelo arquiteto, que buscava conhecer a coexistência entre a cidade formal e a informal, algo que, de certo modo, influi naquilo que chamamos de cidade contemporânea.

Para o arquiteto Pau Faus, esta prática sustentável é uma indicação daquilo que realmente acontece por trás da suposta ordem urbana.

Todo o trabalho foi compilado no seguinte documentário e em um livro intitulado “La Ciudad Jubilada. Breve Diccionario sobre los Huertos Informales em los rios de Barcelona”, que pode ser lido online neste link. Neste último é possível conhecer, através de imagens e textos de diversos autores, o cotidiano desta prática.

No vídeo, o aposentado Abilio Cabanillas explica como equipou sua horta com materiais encontrados e, como ele mesmo afirma, em sua horta “nada é jogado fora”. Além disso, conta que todos os produtos que cultiva são para consumo próprio, o restante é doado.

Cita: Romullo Baratto. "“A Cidade Aposentada”: Hortas urbanas geridas por aposentados" 30 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/111364/a-cidade-aposentada-hortas-urbanas-geridas-por-aposentados> ISSN 0719-8906