O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Robert Venturi e Rem Koolhaas apoiam Denise Scott Brown no debate do Prêmio Pritzker

Robert Venturi e Rem Koolhaas apoiam Denise Scott Brown no debate do Prêmio Pritzker

Robert Venturi e Rem Koolhaas apoiam Denise Scott Brown no debate do Prêmio Pritzker
Robert Venturi e Rem Koolhaas apoiam Denise Scott Brown no debate do Prêmio Pritzker, Denise Scott Brown outside Las Vegas in 1966; photograph from the Archives of Robert Venturi and Denise Scott Brown © Frank Hanswijk
Denise Scott Brown outside Las Vegas in 1966; photograph from the Archives of Robert Venturi and Denise Scott Brown © Frank Hanswijk

Robert Venturi reuniu aproximadamente 4 mil advogados para a disputa do reconhecimento retroativo de Denise Scott Brown como laureada do Prêmio Pritzker e declarou: "Denise Scott Brown é minha inspiradora parceira e estamos em igualdade".

Seu apoio foi rapidamente seguido por Rem Koolhaas que declarou: "Eu apoio inteiramente esta ação. O fato de uma das mais criativas e produtivas parcerias vistas na arquitetura ter sido separada ao invés de celebrada por um prêmio é uma vergonhosa injustiça e seria ótimo poder desfazê-la".

Mais informações na continuação.

Robert Venturi outside Las Vegas in 1966; photograph from the Archives of Robert Venturi and Denise Scott Brown © Frank Hanswijk
Robert Venturi outside Las Vegas in 1966; photograph from the Archives of Robert Venturi and Denise Scott Brown © Frank Hanswijk

Desde o convite de Brown ao Pritzker para "saudar a noção de criatividade conjunta", milhares de partidários, incluindo as arquitetas Zaha Hadid, Farshid Moussavi e o arquiteto Hani Rashid, se juntaram calorosamente à causa. No entanto, como em todos os debates, não há argumentos apenas de um lado.

Em uma "nota ao editor" do NYTimes de 1991, intitulada Robert Venturi; No Architect Is an Islandum leitor sugere uma re-avaliação dos critérios de avaliação do Pritzker, dizendo: "O comitê do Pritzker e o Sr. Goldberger mencionam vagamente Denise Scott Brown, porém, o efeito de trazer este nome a tona causa mais arrepios do que reconforta. Seu trabalho é apresentado como uma nota de rodapé do trabalho do Sr. Venturi e, no processo de avaliação, uma colaboração de 30 anos é esquecida. Promovendo esta espécie de omissão, o comitê do Prêmio Pritzker e a crítica de arquitetura do Times perpetuam uma longa tradição: o mito romântico do arquiteto-herói".

Em resposta, Paul Goldberger replica: "Considero absurda a ideia de que, em virtude da decisão de premiar com o Pritzker apenas o Sr. Venturi, o júri tenha reduzido a longa e produtiva colaboração entre Venturi e Denise Scott Brown a uma mera nota de "rodapé." Scott Brown é a sócia presidente e a orientadora teórica dos trabalhos de desenho e planejamento urbano do escritório Venturi, Scott Brown & Associates, e seu papel fundamental no planejamento urbano do século XX, tanto prática quanto teoricamente, tem sido muito bem documentado em meus escritos e em diversas outras publicações".

"Entretanto, se poucos contribuíram tanto quanto ela neste campo, não significa que todo o trabalho de Robert Venturi é oriundo desta colaboração. O Prêmio Pritzker lhe foi concedido principalmente por seus projetos arquitetônicos, que são se sua autoria somente, e também em reconhecimento à extraordinária influencia das ideias contidas em seu primeiro livro, 'Complexidade e Contradição em Arquitetura', do qual ele é o único autor. Para homenagear Robert Venturi, não é expressamente necessário citar Denise Scott Brown."

Embora uma quantidade enorme de partidários pareçam estar do lado de Brown nesta disputa, estamos curiosos para saber a posição de nosso leitores. Por favor, compartilhe conosco suas opiniões na seção de cometários logo abaixo.

Sobre este autor
Karissa Rosenfield
Autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Robert Venturi e Rem Koolhaas apoiam Denise Scott Brown no debate do Prêmio Pritzker" [Robert Venturi and Rem Koolhaas Side with Denise Scott Brown on Pritzker Debate] 22 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/109805/robert-venturi-e-rem-koolhaas-apoiam-denise-scott-brown-no-debate-do-premio-pritzker> ISSN 0719-8906