O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “NYFi”: Uma proposta para reinventar o telefone público em Nova York

“NYFi”: Uma proposta para reinventar o telefone público em Nova York

“NYFi”: Uma proposta para reinventar o telefone público em Nova York
“NYFi”: Uma proposta para reinventar o telefone público em Nova York, Imagem via plataformaurbana.cl
Imagem via plataformaurbana.cl

Por Constanza Martínez Gaete. Via Palataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.

Há alguns meses, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou o concurso “Desafio para redesenhar os Telefones Públicos”, com a ideia de revitalizar os clássicos  telefones das calçadas e convertê-los em equipamentos que possam ser mais úteis e funcionais às atuais necessidades dos cidadãos. Consideraram-se cinco categorias: criatividade, conectividade, funcionalidade, impacto na comunidade e projeto visual, sendo que em cada uma houve um vencedor. Logo, as cinco propostas foram submetidas a uma votação pública pelo Facebook, resultando no ganhador do projeto “NYFi”.

Imagem via plataformaurbana.cl
Imagem via plataformaurbana.cl

Deixando para trás a concepção clássica do telefone, "NYFi" criado pelos arquitetos da Sage & Coombe, apresenta-se como um portal interativo que fornece informações públicas sobre bens e serviços presentes na cidade. Cada uma destas estruturas reúne várias funções e teria acesso à internet sem fio, tornando-se uma estrutura aberta para futuras aplicações.

Imagem via plataformaurbana.cl
Imagem via plataformaurbana.cl

O projeto considera dois protótipos. O primeiro, de três metros de altura, seria instalado em zonas comerciais. O outro, menor, nos bairros residenciais e históricos, onde os telefones públicos tradicionalmente não foram autorizados. Nos momentos em que os módulos das áreas comerciais não estiverem sendo utilizados, suas telas permanecerão mostrando publicidade interativa. Já nas áreas residenciais, ali serão mostradas mensagens de interesse local.

Imagem via plataformaurbana.cl
Imagem via plataformaurbana.cl

Entre as informações de interesse público que os módulos mostrariam, estariam a previsão do tempo, telefones de emergência, o tempo estimado de espera por um táxi, informações sobre a cidade, entre outros.

Imagem via plataformaurbana.cl
Imagem via plataformaurbana.cl

Independentemente do tipo de módulo, os arquitetos consideraram que a mudança de tamanho será somente em altura. Em ambos a largura será a mesma para que não se torne um obstáculo e permita a fluidez dos pedestres, não bloqueando a visão nas intersecções das ruas e não cobrindo as vitrines das áreas comerciais.

Imagem via plataformaurbana.cl
Imagem via plataformaurbana.cl

Com o NYFi poderiam ser agrupadas as distintas máquinas que permanecem nas calçadas, como as máquinas de bebidas e parquímetros, já que em um único módulo poderiam ser vendidos bilhetes para ônibus e metrô, prestar assistência para os ciclistas e, claro, ter um telefone público. À medida que surjam avanços tecnológicos, estes módulos poderiam ser modificados e melhorados com a intenção de incluir as novas aplicações criadas.

Embora "NYFi" tenha sido o vencedor, não é certo que ele se concretize. Isso porque o júri considerou os projetos apresentados no contrato como ideias que, no futuro, podem ser desenvolvidas, especialmente porque o contrato do atual operador, que inclui o wifi na cidade, expira apenas em 2014.

Imagem via plataformaurbana.cl
Imagem via plataformaurbana.cl
Cita: Victor Delaqua. "“NYFi”: Uma proposta para reinventar o telefone público em Nova York" 17 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/109257/nyfi-uma-proposta-para-reinventar-o-telefone-publico-em-nova-york> ISSN 0719-8906