“NYFi”: Uma proposta para reinventar o telefone público em Nova York

Por Constanza Martínez Gaete. Via Palataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.

Há alguns meses, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou o concurso “Desafio para redesenhar os Telefones Públicos”, com a ideia de revitalizar os clássicos telefones das calçadas e convertê-los em equipamentos que possam ser mais úteis e funcionais às atuais necessidades dos cidadãos. Consideraram-se cinco categorias: criatividade, conectividade, funcionalidade, impacto na comunidade e projeto visual, sendo que em cada uma houve um vencedor. Logo, as cinco propostas foram submetidas a uma votação pública pelo Facebook, resultando no ganhador do projeto “NYFi”.

Imagem via plataformaurbana.cl

Deixando para trás a concepção clássica do telefone, "NYFi" criado pelos arquitetos da Sage & Coombe, apresenta-se como um portal interativo que fornece informações públicas sobre bens e serviços presentes na cidade. Cada uma destas estruturas reúne várias funções e teria acesso à internet sem fio, tornando-se uma estrutura aberta para futuras aplicações.

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O projeto considera dois protótipos. O primeiro, de três metros de altura, seria instalado em zonas comerciais. O outro, menor, nos bairros residenciais e históricos, onde os telefones públicos tradicionalmente não foram autorizados. Nos momentos em que os módulos das áreas comerciais não estiverem sendo utilizados, suas telas permanecerão mostrando publicidade interativa. Já nas áreas residenciais, ali serão mostradas mensagens de interesse local.

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Entre as informações de interesse público que os módulos mostrariam, estariam a previsão do tempo, telefones de emergência, o tempo estimado de espera por um táxi, informações sobre a cidade, entre outros.

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Independentemente do tipo de módulo, os arquitetos consideraram que a mudança de tamanho será somente em altura. Em ambos a largura será a mesma para que não se torne um obstáculo e permita a fluidez dos pedestres, não bloqueando a visão nas intersecções das ruas e não cobrindo as vitrines das áreas comerciais.

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Com o NYFi poderiam ser agrupadas as distintas máquinas que permanecem nas calçadas, como as máquinas de bebidas e parquímetros, já que em um único módulo poderiam ser vendidos bilhetes para ônibus e metrô, prestar assistência para os ciclistas e, claro, ter um telefone público. À medida que surjam avanços tecnológicos, estes módulos poderiam ser modificados e melhorados com a intenção de incluir as novas aplicações criadas.

Embora "NYFi" tenha sido o vencedor, não é certo que ele se concretize. Isso porque o júri considerou os projetos apresentados no contrato como ideias que, no futuro, podem ser desenvolvidas, especialmente porque o contrato do atual operador, que inclui o wifi na cidade, expira apenas em 2014.

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Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "“NYFi”: Uma proposta para reinventar o telefone público em Nova York" 17 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-109257/nyfi-uma-proposta-para-reinventar-o-telefone-publico-em-nova-york> ISSN 0719-8906

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