MoMA reúne seis equipes de arquitetos para desenvolver propostas para megacidades em expansão

O Muse de Arte Moderna (MoMA), em colaboração com o Museu de Viena de Artes Aplicadas (MAK), colocou em andamento uma iniciativa que analisará novas possibilidades arquitetônicas para o acelerado e desigual crescimento de seis metrópoles mundiais: Nova Iorque, Rio de Janeiro, Mumbai, Lagos, Hong Kong e Istambul. 

Organizado por Pedro Gadanho, curador do departamento de Arquitetura e Projeto, a iniciativa Uneven Growth: Tactical Urbanisms for Expanding Megacities reunirá seis equipes interdisciplinares internacionais para participar de uma série de oficinas, onde cada uma se concentrará em uma cidade específica.

“Em 2030, a população mundial será de 8 bilhões de habitantes. Destes, dois terços viverão em cidade e a maioria será pobre, com recursos limitados. Este crescimento desequilibrado será um dos maiores desafios para as sociedades de todo o mundo”, comentou Gadanho. “As autoridades municipais, urbanistas, projetistas e economistas terão que unir forças buscando evitar uma catástrofe social e econômica, trabalhando juntos para assegurar que a expansão das megacidades seja habitável. Uneven Growth permitirá ao MoMA assumir um papel de liderança frente a este desafio.”

As Equipes:

  • Nova Iorque: Situ Studio, Nova Iorque, Estados Unidos; Cohabitation Strategies (CohStra), Rotterdã, Holanda. 
  • Rio de Janeiro: Rua Arquitetos, Rio de Janeiro, Brasil; MAS Urban Design ETH, Zurich, Suíça. 
  • Mumbai: URBZ, Mumbai, Índia; Pop Lab, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Boston, Estados Unidos. 
  • Lagos: NLE Architects, Lagos, Nigéria; Inteligencias Colectivas, Madri, Espanha.
  • Hong Kong: MAP Office, Hong Kong, China; Network Architecture Lab, Columbia University, Nova Iorque, Estados Unidos.
  • Istambul: Superpool, Istambul, Turquia; Atelier d’Architecture Autogérée, Paris, França.

Para a fase de Workshop, as equipes enfrentarão o desafio de criar propostas que pfereçam novas e criativas formas de pensar o crescimento das cidades. As equipes desenvolverão os projetos a partir das diretrizes e críticas do Departamento de Arquitetura e Projeto do MoMA e de um conselho de assessores que inclui Saskia Sassen, David Harvey, Ricky Burdette, Neil Brenner, Nader Tehrani, Michael Sorkin, Marc Angelil, Teddy Cruz, entre outros.

A etapa de Workshop foi iniciada no dia 26 de outubro. Para a segunda fase, o MoMA apresentará uma exposição com as propostas resultantes, aberta a partir de 22 de novembro.

O centro da exposição serão as visões para o futuro das cidades, incluindo planos, imagens e animações concebidas pelas seis equipes durante a primeira fase. O resultado final será um catálogo da exposição que reunirá cada uma das propostas.

Esta será a terceira exposição da série Issues in Contemporary Architecture, de Andre Singer.

Via MoMA

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "MoMA reúne seis equipes de arquitetos para desenvolver propostas para megacidades em expansão" [MoMA Enlists Six Architect Teams to Develop Proposals for Expanding Megacities ] 18 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-153575/moma-reune-seis-equipes-de-arquitetos-para-desenvolver-propostas-para-megacidades-em-expansao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.