“Post-Mostom”: Habilitação de um espaço público sob uma ponte na Eslováquia

Neste ano, a cidade eslovaca de Košice foi nomeada Capital Cultural da Europa. Este reconhecimento, que também incluiu Marselha (França), foi atribuído pela União Europeia. Pelo período de um ano, ocorrem diversos eventos culturais que promovem o patrimônio cultural e histórico da cidade.

“Post-Mostom”: Habilitação de um espaço público sob uma ponte na Eslováquia - Mais Imagens+ 12

Košice caracteriza-se por suas ruas antigas, edifícios históricos, numerosos festivais de músicas música e teatro e mais de 500 monumentos localizados no centro histórico. Sem dúvida, ainda existem espaços abandonados ou subutilizados. Esta era a situação do espaço debaixo de uma ponte convertido em espaço público graças ao projeto de regeneração urbana “Post-Modom”. Agora, o lugar serve como sede das atividades desenvolvidas no ano.

Fonte: junk-culture.com

O espaço onde foi executada a intervenção é parte de uma via expressa que conecta três regiões urbanas heterogêneas: um setor residencial, outro de habitação social e um terceiro onde reside uma comunidade de imigrantes. Por este motivo, o significado do projeto deriva do papel de conexão cultural, social e espacial da ponte.

Fonte: junk-culture.com

Antes de iniciar a construção, os escritórios participantes – Atrium Studio e Esterni – executaram adequações preliminares, incluindo a instalação de um revestimento de blocos de concreto sobre o muro de contenção para possibilitar a criação de assentos.

Fonte: designboom.com

Em apenas dez dias os trabalhadores e voluntários construíram as instalações, inauguradas no dia 13 de julho.

Imagem via Plataforma Urbana

O complexo inclui um café, um cinema ao ar livre, um palco de concerto, um muro de escalada e uma pista de skate. Os dois primeiros encontram-se em uma anfiteatro de estrutura de madeira, executado pelos voluntários, que participaram de oficinas organizadas pelos escritórios.

Fonte: designboom.com

Os assentos, também de madeira, aproveitam a inclinação de 45° do muro contenção, onde as pessoas podem reclinar-se e relaxar.

Para aumentar a visibilidade noturna, foi criada uma iluminação de diversas cores incidindo na estrutura da ponte.

Imagem via Plataforma Urbana

Este projeto de regeneração de um espaço negligenciado não apenas iniciou uma transformação urbana, como também uma transformação social ao criar uma praça pública que serve como lugar de encontro e acolhe os visitantes todos os dias. Ainda que a instalação fosse inicialmente temporária, decidiu-se pela sua permanência, para que se fortaleça como um novo espaço cultural onde os cidadãos participam ativamente.

Fonte: junk-culture.com

Artigo Original via Plataforma Urbana.
Tradução: Murilo Arruda, Equipe ArchDaily Brasil

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "“Post-Mostom”: Habilitação de um espaço público sob uma ponte na Eslováquia" 20 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-147727/post-mostom-habilitacao-de-um-espaco-publico-sob-uma-ponte-na-eslovaquia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.