Oásis urbano projetado por MVRDV nos arredores de Paris começa a ser construído

Começou a construção do projeto La Serre, do MVRDV. Localizado no eco-bairro ZAC Léon Blum em Issy-les-Moulineaux, nos arredores de Paris, e projetado pela MVRDV em colaboração com a arquiteta paisagista Alice Tricon e a incorporadora OGIC, o empreendimento visa desafiar a tradicional forma de viver em apartamentos, integrando a natureza ao ambiente urbano. O projeto inclui unidades residenciais, lojas e uma abundância de áreas verdes, com o objetivo de criar um refúgio de biodiversidade.

Oásis urbano projetado por MVRDV nos arredores de Paris começa a ser construído - Imagem 2 de 7Oásis urbano projetado por MVRDV nos arredores de Paris começa a ser construído - Imagem 3 de 7Oásis urbano projetado por MVRDV nos arredores de Paris começa a ser construído - Imagem 4 de 7Oásis urbano projetado por MVRDV nos arredores de Paris começa a ser construído - Imagem 5 de 7Oásis urbano projetado por MVRDV nos arredores de Paris começa a ser construído - Mais Imagens+ 2

Integrando a vegetação à arquitetura do edifício, a proposta destaca a natureza como uma característica central. Na verdade, o projeto é concebido para representar uma verdadeira praça de vila, mais do que apenas um esquema residencial. Situado dentro de uma ideia original de vila vertical, o complexo de uso misto conta com 190 unidades, das quais 30% são destinadas à habitação social. Cada apartamento possui uma varanda ou pátio privativo e jardins comunitários que totalizam cerca de 3.000 metros quadrados de área ao ar livre.

Oásis urbano projetado por MVRDV nos arredores de Paris começa a ser construído - Imagem 3 de 7
Cortesia de MVRDV

O projeto da arquiteta paisagista Alice Tricon apresenta um jardim vertical que abriga 150 espécies de plantas, sendo 70% nativas, estrategicamente escolhidas pela sua posição no edifício e exposição ao sol e ao vento. O projeto visa utilizar práticas sustentáveis, como a conexão com a rede de aquecimento da cidade por meio de águas residuais recuperadas. Além disso, prioriza a proteção da biodiversidade urbana, incluindo caixas de nidificação para espécies locais de aves e morcegos.

Com a La Serre, trazemos a natureza para o coração da cidade. Essa comunidade verde e vertical abriga um verdadeiro ecossistema social e ecológico, graças à sua fachada dinâmica. A La Serre demonstra como o biológico e o social podem ser promovidos simultaneamente na arquitetura, criando um habitat urbano real em Issy-les-Moulineaux. -- Winy Maas, sócio fundador da MVRDV

Oásis urbano projetado por MVRDV nos arredores de Paris começa a ser construído - Imagem 7 de 7
Cortesia de MVRDV

Além de melhorar a biodiversidade em Issy, a fachada aberta e colorida da La Serre estabelece vínculos entre os moradores e a cidade, promovendo a sustentabilidade social. Com terraços e varandas ocupando mais de 25% do espaço habitável do edifício, cada morador tem, em média, 15 metros quadrados de espaço ao ar livre. Jardineiros dedicados cuidarão de qualquer área verde, seja nos espaços comuns ou nas varandas individuais, garantindo uma manutenção adequada.

Todas as áreas comuns estão conectadas por escadas e passarelas, começando pelo saguão principal do térreo e terminando na janela no centro do edifício, que oferece aos inquilinos vistas panorâmicas da cidade. O projeto também inclui um jardim comunitário no terraço, proporcionando um caminho compartilhado que incentiva as pessoas a usar ativamente o espaço verde, alterando dinamicamente a fachada verde da La Serre.

Oásis urbano projetado por MVRDV nos arredores de Paris começa a ser construído - Imagem 4 de 7
Cortesia de MVRDV

A proposta da MVRDV para uma torre residencial de 22 andares está prestes a ser implementada no bairro Sluisbuurt, em Amsterdã. O projeto visa fortalecer a comunidade, destacando-se por uma estrutura de madeira e uma fachada geradora de energia. Na semana passada, a MVRDV e a Diamond Schmitt anunciaram o projeto de um novo edifício para a Scarborough Academy of Medicine and Integrated Health (SAMIH) no campus de Scarborough da Universidade de Toronto. A recente expansão, equipada com laboratórios, salas de aula e escritórios, pretende ser um centro comunitário, incentivando encontros na comunidade. Por fim, o estúdio anunciou o projeto de um novo complexo residencial localizado no bairro Allston, em Boston, Massachusetts. O local está atualmente em construção, com 343 apartamentos, sendo um quarto destinado a unidades acessíveis.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Oásis urbano projetado por MVRDV nos arredores de Paris começa a ser construído" [Construction Starts on La Serre, MVRDV's Urban Oasis Outside Paris] 28 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010080/oasis-urbano-projetado-por-mvrdv-nos-arredores-de-paris-comeca-a-ser-construido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.