Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais

À medida que o mundo luta contra os efeitos das mudanças climáticas, desastres naturais como inundações e a propagação de incêndios incontroláveis estão cada vez mais ameaçando as cidades e seus habitantes. Embora a arquitetura e o urbanismo não possam evitar esses eventos, há estratégias para minimizar os danos associados a esses eventos e ajudar a proteger os cidadãos. Eventos trágicos ao longo do último ano, como o terremoto que atingiu o centro da Turquia e o noroeste da Síria em fevereiro deste ano ou o terremoto mais recente no oeste do Afeganistão, as inundações e o rompimentos de barragens na Líbia, e os incêndios que devastaram a cidade de Lahaina, no Havaí, demonstram a urgência de implementar medidas preventivas e de mitigação, além de criar procedimentos para intervenção de emergência. Este artigo explora as estratégias e recursos disponíveis para arquitetos e urbanistas enfrentarem esses desafios em três tipos de desastres naturais: enchentes, incêndios florestais e terremotos.

Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 2 de 16Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 3 de 16Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 4 de 16Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 5 de 16Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Mais Imagens+ 11

Enchentes e aumento do nível do mar

Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 2 de 16
Inundação do rio Trave na histórica cidade velha de Luebeck, Alemanha. Imagem © Maren Winter via Shutterstock

À medida que as mudanças climáticas levam à mudança dos padrões climáticos e ao aumento do nível do mar, um número crescente de cidades enfrenta um risco maior de inundações, ameaçando não apenas a integridade de edifícios valiosos, como no caso do edifício icônico na Praça San Marco, em Veneza, mas também a perda de vidas e o deslocamento de um grande número de habitantes, como visto nas chuvas de monções recordes no Paquistão e os efeitos em cadeia do Strom Danien, na Líbia. Embora a arquitetura não possa prevenir as inundações mais catastróficas, ela pode implementar medidas de proteção para reduzir danos e salvar vidas.

Em termos de planejamento urbano, mapas de inundações são uma ferramenta útil para avaliar as áreas em risco. Abordagens tradicionais de "pavimentar, canalizar e bombear" que dependem do encaminhamento da água da chuva para drenos e esgotos mostraram ser ineficientes no caso de eventos climáticos extremos, levando a desastres de inundação em muitas cidades. Arquitetos e urbanistas estão explorando alternativas que repensam a água da chuva como um recurso em vez de um perigo, incorporando-a ao ecossistema da cidade. A direção, alinhada ao conceito de "cidades esponja", incorpora pavimentos permeáveis e reintroduz pântanos e paisagens aquáticas naturais para combater inundações e adicionar instalações recreativas. Essas intervenções redirecionam a água do sistema de esgoto para filtrá-la diretamente e permitir que ela se infiltre naturalmente no solo e alcance os aquíferos subterrâneos naturais.

Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 3 de 16
Parque Qunli Stormwater Wetland - Turenscape. Imagem cortesia de Turenscape

No caso de inundações costeiras, amortecedores naturais como áreas úmidas, dunas e manguezais podem absorver as águas das inundações. A cidade de Veneza introduziu estruturas artificiais para proteger a lagoa do aumento do nível do mar, mas agora está enfrentando críticas por depender demais dos riscos do sistema para isolar a lagoa do mar. Estruturas flutuantes e anfíbias também estão surgindo na tentativa de trabalhar com a natureza e usar as inundações como catalisadoras para um tipo diferente de desenvolvimento urbano.

Leia mais: Como a arquitetura pode combater inundações? 9 soluções práticas

Incêndios florestais

Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 5 de 16
Atenas, Grécia, 3 de agosto de 2021, Helicóptero de combate a incêndios sobre os subúrbios ao norte de Atenas. Imagem © Lydia Vero via SHutterstock

Incêndios florestais não estão entre as primeiras ameaças que pensamos ao considerar ambientes urbanos, mas, como os eventos trágicos que aconteceram neste verão no Havaí demonstram, os incêndios em vegetação podem atingir cidades com efeitos devastadores. Os efeitos combinados das mudanças climáticas resultam em temperaturas mais altas, combinadas com condições de seca e velocidades de vento mais altas devido às disparidades entre as temperaturas da terra e do mar, o que contribui para o aumento do risco de incêndios florestais. Além da ameaça das chamas, a fumaça gerada pode viajar grandes distâncias, causando problemas respiratórios e cardiovasculares. Embora nenhuma estratégia urbana possa prevenir completamente esse evento, certas práticas podem ajudar a limitar a propagação dos incêndios, reduzir o risco de vida e propriedades, e garantir uma resposta rápida e eficiente das autoridades, bombeiros e residentes.

Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 10 de 16
O Bobcat Fire em Monróvia, Califórnia. Imagem © Nikolay Maslov via Unsplash

As entidades públicas e privadas partilham a responsabilidade de tomar precauções e reduzir a probabilidade e gravidade dos incêndios. A primeira medida envolve mapear as áreas de risco para melhor adequar as soluções. Como os bairros periféricos geralmente têm uma densidade mais baixa, eles criam a “interface área selvagem-urbana”, um espaço intermediário que normalmente contém combustível para fogo e materiais secos, como folhas caídas. Estas áreas podem beneficiar da plantação de vegetação resistente ao fogo, como plantas de baixo crescimento e elevada humidade e árvores de madeira dura com pouca produção de seiva. As queimadas controladas também podem queimar o combustível do incêndio previamente, reduzindo assim a sua capacidade de propagação.

Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 6 de 16
Um instrutor inicia uma equipe de bombeiros na prática de treinamento de fogo localizado na Universidade Estadual de Oklahoma. Imagem © T. Johnson

O planeamento espacial e os códigos de construção também podem desempenhar um papel na gestão de incêndios florestais. Minimizar a fragmentação da terra e a expansão urbana de baixa densidade pode limitar a expansão das áreas de interface urbana com a natureza. A monitorização da qualidade do ar é importante na gestão dos riscos, enquanto estratégias abrangentes garantem respostas rápidas para proteger os residentes. Para avaliar a eficácia de diferentes estratégias de gestão, investigadores da Universidade Aalto desenvolveram um modelo de IA que pode prever com precisão a ocorrência de incêndios em turfeiras. O modelo foi desenvolvido em Kalimantan Central, na Indonésia, onde analisou 31 variáveis para prever com precisão a distribuição dos incêndios. Embora o modelo atual não seja adequado para o alerta, auxilia nas decisões políticas e oferece dados quantificáveis sobre o impacto de diversas estratégias.

Leia mais: It's Time for Designers to Embrace Fire as the Ecological and Cultural Force That It Is

Terremotos

Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 4 de 16
Terremoto na Turquia, Kahramanmaras, Gaziantep, Adana, Hatay, Adiyaman, fevereiro de 2023. Imagem © Freelance Journalist via Shutterstock

Embora a propagação de algumas catástrofes naturais possa ser um pouco dificultada através de estratégias urbanas, não é o caso quando se discutem tremores de terra. Mas, como diz o famoso ditado, “Os terremotos não matam pessoas, mas sim os desabamentos de edifícios”, o que significa que medidas de prevenção e redução de danos relativas a edifícios e soluções de infraestruturas podem ter um impacto significativo. Nas áreas mais propensas à atividade sísmica, soluções estruturais como a modernização com estruturas de aço steel frames contraventadas excentricamente podem melhorar a resiliência sísmica de um edifício. Uma vantagem adicional destas estruturas é a facilidade com que podem ser avaliadas após um terremoto.

Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 12 de 16
Reforço resistente a terremotos no Japão, suporte de aço para construção da cidade central de Tóquio. Imagem © shigemi okano via Shutterstock

Em cidades densamente povoadas, onde habitações precárias são comuns, a população corre um risco ainda maior. Organizações como a Build Change estão a desenvolver soluções para a modernização de edifícios baixos, capacitando os proprietários a aplicar técnicas familiares para melhorar a resiliência das suas casas. A organização desenvolveu um manual para ajudar as pessoas a avaliar e modernizar casas vulneráveis para aumentar o seu desempenho sísmico. Em áreas tropicais, o uso do bambu provou aumentar a resiliência dos edifícios devido à sua resistência e flexibilidade.

Na escala urbana, são recomendadas técnicas de isolamento sísmico para proteger infraestruturas cruciais dos efeitos do terramoto. A técnica foi utilizada na construção do Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen, em Istambul. O projeto de engenharia, liderado pela Arup, colocou a estrutura sobre almofadas e rolamentos que a isolam da terra ao redor, para que sofra menos danos. A medida é hoje recomendada pela Organização Mundial da Saúde para a construção de hospitais como uma das instituições mais importantes para se manterem funcionais em caso de desastre natural.

Leia mais: A madeira resiste bem a terremotos?

Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 15 de 16
Escola de Refugiados Jarahieh. Imagem © CatalyticAction

Em qualquer cenário de desastre natural, a primeira resposta é crucial para minimizar o número de vítimas e prestar ajuda aos sobreviventes. Os arquitetos têm um papel a desempenhar, especialmente na oferta de soluções rápidas, eficientes e confortáveis para alojamentos de emergência. Um dos arquitetos profundamente envolvidos em trabalhos humanitários é Shigeru Ban, que trabalha através da fundação Voluntary Architects Network para criar soluções rápidas e fáceis de implementar para fornecer abrigos às vítimas de desastres em todo o mundo. Ele usa materiais recicláveis e disponíveis localmente, como papel, papelão e caixas de cerveja, para construir abrigos, escolas e igrejas com a ajuda de voluntários.

Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais - Imagem 8 de 16
Protótipo de habitação temporária em resposta ao terremoto Turquia-Síria. Imagem © Shigeru Ban Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturais" [How Can Cities Create Resilience in the Face of Natural Disasters] 19 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008271/como-as-cidades-podem-criar-resiliencia-frente-aos-desastres-naturais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.