Tuomas Uusheimo

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

A arquitetura temporária das bienais, festivais e exposições mundiais

Helsinki Biennial Pavilion by Verstas Architects. Imagem © Tuomas Uusheimo
Helsinki Biennial Pavilion by Verstas Architects. Imagem © Tuomas Uusheimo

Evento como bienais, festivais urbanos e exposições mundiais têm operado historicamente como um estimulante território de pesquisa e experimentação em arquitetura, cenários que viram nascer algumas das mais provocativas, controversas mas também inspiradoras obras de arquitetura e engenharia. A verdadeira importância das Exposições Mundiais, em particular, reside no fato de que oferecem aos arquitetos um contexto para que estes possam explorar novas ideias e tipologias em uma outra escala que diversamente, não seria possível. Nesta conjuntura, grandes feiras e exposições têm se estabelecido como uma espécie de plataforma para o intercâmbio de ideias e conhecimento. Desta forma, a arquitetura efêmera—e não apenas—tornou-se um espaço de fala para que arquitetos e urbanistas possam dar voz a novas ideias para o futuro do ambiente construído de nossas cidades.

UAE Pavilion at the Venice Biennale 2021. Imagem © Frederico Torra for PLAN-SITE© Raul BettiUS Pavilion at the Venice Biennale 2021. Imagem © Laurian GhinitoiuUK Pavilion atShanghai Expo 2010. Imagem © Daniele Mattioli+ 7

O cobre pode ser reciclado infinitamente: 8 projetos com revestimento sustentável

Estima-se que o cobre tenha sido o primeiro metal a ser encontrado pelos homens e utilizado na fabricação de ferramentas e armas. Isso ocorreu no último período da pré-história, há mais de 10.000 anos atrás, na chamada Idade dos Metais, quando os grupos, até então nômades, começaram a se tornar sedentários, dominando a agricultura e iniciando os primeiros aglomerados urbanos. O cobre, desde então, tem sido explorado para usos muito diversificados. De objetos de decoração, joias, peças automotivas, sistemas elétricos e até amálgamas dentárias, entre muitos outros, o material possui uma demanda enorme. Na arquitetura, os revestimentos de cobre são bastante apreciados por conta de sua estética e grande durabilidade. Mas um fator que cabe ser mencionado é que o cobre pode ser reciclado infinitas vezes, praticamente sem perder suas propriedades.

Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects

© Tuomas Uusheimo© Tuomas Uusheimo© Pyry Kantonen© Tuomas Uusheimo+ 25

Helsinque, Finlândia
  • Arquitetos: Verstas Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  187
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo

À medida que a arquitetura evolui para incluir novas soluções técnicas e tecnológicas, sistemas estruturais inovadores e programas híbridos, antigos programas e tipologias vão sendo ressignificados. Em busca de desenvolver uma prática de arquitetura mais sustentável, incorporando estratégias passivas, sistemas construtivos e materiais locais, arquitetos e arquitetas estão reinventando a maneira como concebemos e construímos nossos edifícios. Neste contexto, projetos culturais como Bibliotecas, Mediatecas e Centros Culturais são uma excelente oportunidade  para explorar novas tipologias e soluções. Isso se faz ainda mais evidente quando estes edifícios encontram-se implantados em contextos únicos e paisagens urbanas em pleno processo de transformação.

© Tuomas Uusheimo© Fernando Alda© Luc Boegly© Taisuke Ogawa+ 10

Inovação em projetos de embaixadas: arquitetura da diplomacia ao redor do mundo

A arquitetura dos edifícios diplomáticos situa-se em um território ambíguo e até certo ponto, contraditório. Procurando equilibrar os imprescindíveis requisitos de segurança e uma máxima abertura e integração com a paisagem, edifícios de embaixadas atuam como símbolos representativos de uma cultura. Em sua essência, edifícios diplomáticos também são concebidos para expressar os principais valores e ideais de uma nação. Atualmente, os projetos de embaixadas necessariamente precisam atender rígidos padrões de segurança, ao mesmo tempo que procuram construir uma conexão física e imaterial com a cultura local específica onde encontram-se inseridos.

© Tuomas Uusheimo© Andrés Valbuena© Christian Richters© Gijo Paul George+ 13

Assista ao vivo às palestras do World Architecture Festival 2019

Acompanhe a décima segunda edição do World Architecture Festival através da transmissão ao vivo do ArchDaily. Maior programa de premiações de arquitetura do mundo, o WAF reunirá este ano mais de dois mil arquitetos e designers em Amsterdã para três dias de conferências, prêmios e exposições, entre 4 e 6 de dezembro. Acompanhe nossas transmissões ao vivo do Facebook.

© Rasmus HjortshojCortesia de JKMM Architects, WAFCortesia de Mecanoo Architecten, WAF© Safdie Architects, WAF+ 5

Moradia estudantil Kumpula / Playa Architects

© Tuomas Uusheimo© Tuomas Uusheimo© Tuomas Uusheimo© Tuomas Uusheimo+ 23

  • Arquitetos: Playa Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, Parmarine, Tiileri

Estação de Trem Kohta / Aalto University Wood Program

© Tuomas Uusheimo© Sandra Park© Sandra Park© Tuomas Uusheimo+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Rothoblaas, A-Kapula Oy, AutoDesk, GRAPHISOFT, McNeel, +4

Os melhores projetos de arquitetura do mundo em 2019, eleitos pela Time

A lista World's Greatest Places 2019 da revista Time reúne os 100 melhores destinos no mundo para visitar, se hospedar, comer e beber. Selecionados pela equipe global de redatores e correspondentes da revista, os lugares foram avaliados segundo critérios de qualidade, originalidade, inovação, sustentabilidade e influência.

Dentre os lugares selecionados pela Time, reunimos a seguir os projetos de arquitetura que já foram publicados no ArchDaily. Conheça-os a seguir.

Anunciados os projetos finalistas para o EU Mies Award 2019

A Comissão Européia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram as 40 obras pré-selecionadas que concorrerão ao Prêmio da União Européia de Arquitetura Contemporânea - Prêmio Mies van der Rohe de 2019. O Prêmio, do qual o ArchDaily é parceiro de mídia, partiu de 383 trabalhos nomeados pelo júri para uma seleção de 40 finalistas, celebrando as tendências e oportunidades da reutilização adaptativa, habitação e cultura em toda a Europa.

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects

© Tuomas Uusheimo© Tuomas Uusheimo© Tuomas Uusheimo© Tuomas Uusheimo+ 53

Helsingfors, Finlândia
  • Arquitetos: ALA Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Eero Aarnio, Icopal, Idea-Puu Oy, Jaatimet Oy, Lopen Rakennuspuu Oy, +15

Lareiras e fogões: 35 espaços onde o fogo é protagonista

© Ralph Feiner© Adam Gibson© Lars Petter Pettersen© Thomas Heimann+ 36

Desde o início dos tempos, o ser humano se reúne em volta do fogo. Os primeiros assentamentos e cabanas primitivas incluíam em seu interior uma pequena fogueira para cozinhar e manter o calor de seus habitantes. Esta tradição continuou até o presente, com lareiras e fogões assumindo os mais variados modelos e formas e proporcionando possibilidades dentro e fora de casa.

Veja, a seguir, 35 exemplos de espaços que têm o fogo como protagonista. 

Amos Rex / JKMM Architects

© Mika Huisman© Mika Huisman© Mika Huisman© Tuomas Uusheimo+ 47

  • Arquitetos: JKMM Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  22
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Doctor Design Oy, Karl Andersson & Söner, Lahden Lattia, Merianto, Nikari, +6

Moradia para Meninas Órfãs é considerada a melhor habitação de 2018 segundo The Architectural Review

The Architectural Review escolheu o projeto Moradia para Meninas Órfãs, no Irã, por ZAV Architectsi como a melhor habitação do ano de 2018. Uma premiação encabeçada pela publicação todos os anos, o AR House Awards identifica “originalidade e excelência no projeto das habitações”, reconhecendo casas particulares que vão além da função principal do abrigo, e se tornam “um objeto de fantasia, uma fonte de prazer, um talismã e um campo de testes.

A nona edição dos prêmios contou com seis projetos escolhidos de uma lista de 16, contendo obras do Reino Unido, Irlanda, Espanha, Escandinávia, Canadá, América Latina, Irã, Vietnã, Índia, Nepal e Japão. Os vencedores anteriores incluíram a Casa Fayland de David Chipperfield em 2015, a Cosmic House de UID Architects em 2016, e o protótipo anti-sísmico em 2017 por Edward Ng, Wan Li e Xinan Chi.

Aprendendo com os mestres seis formas de projetar com a luz natural

A luz é uma importante, embora complexa, ferramenta na arquitetura. Não apenas proporciona atmosfera, textura e vitalidade, mas é cada vez mais essencial em uma época onde a tecnologia nos afasta da natureza. Neste trecho do novo livro de Mary Guzowski, The Art of Architectural Daylighting, a autora introduz a ciência e a arte da iluminação natural - e detalha seis maneiras pelas quais os mestres abordam o desafio.

30 Cortes de auditórios para te inspirar

Abordar o espaço de um auditório através de seus cortes permite entender a representação como uma adequada ferramenta para se aproximar ao projeto de acústica, acessibilidade e iluminação. Estes componentes são os que fazem do desenho de um auditório uma tarefa complexa, e que evidenciam a necessidade de realizar estudos pertinentes e específicos.

Existe uma diversidade de respostas às coxias de um auditório que concebem múltiplas formas de afrontar as demandas que exigem. Por isso, selecionamos uma série de cortes de diferentes auditórios que podem te ajudar a compreender como alguns arquitetos resolveram este desafio.

A seguir, veja a seleção de 30 auditórios que podem te inspirar.

4 projetos nomeados como finalistas para o Finlandia Prize de 2016

A Finnish Association of Architects (SAFA) anunciou os 4 projetos finalistas que disputam pelo Finlandia Prize for Architecture de 2016. Agora, em seu terceiro ano, o prêmio continua com o objetivo de "aumentar a consciência pública sobre a arquitetura finlandesa de alta qualidade e [destacar] seus benefícios para nosso bem estar".

Seguindo a tradição da premiação, enquanto os finalistas foram selecionados por um painel de arquitetos, o projeto vencedor final será escolhido por um não-arquiteto. Neste ano, o ex-Primeiro Ministro da Finland Paavo Lipponen terá a honra de escolher o vencedor.

Saiba mais sobre os 4 projetos, a seguir.

Reforma do Centro de Alunos da Universidade Aalto / Arkkitehdit NRT Oy

© Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo + 19

  • Arquitetos: Arkkitehdit NRT Oy Arkkitehdit NRT Oy
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  47985
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Esko Nurmisen Maalaamo Oy, Heikkinen Yhtiöt, Hissipörssi Yhtiöt Oy, KONE Oyj, Otis, +7