Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo

À medida que a arquitetura evolui para incluir novas soluções técnicas e tecnológicas, sistemas estruturais inovadores e programas híbridos, antigos programas e tipologias vão sendo ressignificados. Em busca de desenvolver uma prática de arquitetura mais sustentável, incorporando estratégias passivas, sistemas construtivos e materiais locais, arquitetos e arquitetas estão reinventando a maneira como concebemos e construímos nossos edifícios. Neste contexto, projetos culturais como Bibliotecas, Mediatecas e Centros Culturais são uma excelente oportunidade  para explorar novas tipologias e soluções. Isso se faz ainda mais evidente quando estes edifícios encontram-se implantados em contextos únicos e paisagens urbanas em pleno processo de transformação.

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 2 de 10Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 3 de 10Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 4 de 10Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 5 de 10Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Mais Imagens+ 5

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 10 de 10
Stormen / drdh architects. Image © David Grandorge

Paisagens litorâneas estão cada vez mais ameaçadas pela crise climática, pela elevação dos níveis das marés e as consequentes catástrofes naturais. Neste contexto, os processos naturais se fazem ainda mais evidentes. Embora existam poucos exemplos de bibliotecas construídas junto ao mar, esses projetos procuram combinar condicionantes físicas restritivas com  programas culturais abertos e acessíveis. Como espaços públicos por excelência, bibliotecas promovem o conhecimento e a informação, bem como as trocas e a compreensão entre as pessoas. Cada um dos projetos apresentados a seguir revela uma abordagem única, apresentado diferentes formas de responder ao contexto específico das paisagens litorâneas—configurando uma espécie de catálogo de soluções inovadoras que nos poderão ser muito úteis em um futuro próximo.

Biblioteca em Dublin / Carr Cotter & Naessens

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 7 de 10
© Dennis Gilbert

Como o mais novo projeto inaugurado no povoado de Dún Laoghaire, na Irlanda, a Biblioteca projetada por Carr Cotter & Naessens foi concebida para receber uma série de eventos educacionais e culturais. O projeto, escolhido através de um concurso internacional realizado em 2007, explora uma nova abordagem que oferece uma variedade de programas públicos e privados, espaços de encontro informais e áreas de leitura silenciosas onde é possível relaxar e desfrutar de uma bela vista para o mar.

Mediateca St Paul / Peripheriques Architects

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 4 de 10
© Luc Boegly

A nova Mediateca de Saint-Paul foi concebida como uma nova “porta de entrada” para esta pequena cidade nos Alpes Franceses. A sua implantação procura responder a necessidade deste pequenos povoado por um ponto de referência, um marco urbano na escala territorial. Desta forma, o novo edifício da Mediateca opera como um importante ponto de encontro para a população de Saint-Paul, acolhendo uma vasta programação cultural ao longo do ano.

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 2 de 10
© Tuomas Uusheimo

A Oodi ocupa uma localidade importante no centro de Helsinque, com fachadas frente ao Parlamento Finlandês, e também para o Eduskuntatalo um espaço público onde funciona a maior parte das instituições públicas, o qual fica do outro lado da praça Kansalaistori. A localização de Oodi em frente ao Eduskuntatalo foi escolhida para simbolizar a relação entre o governo e a população.

Biblioteca Pública de Manhattan Beach / HED & Johnson Favaro

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 9 de 10
© Eric Staudenmaier

A Biblioteca Pública de Manhattan Beach é um projeto desenvolvido em parceria entre o escritório de arquitetura HED e Johnson Favaro, um edifício de dois pavimentos e aproximadamente 2.000 m² com vistas para o mar. O HED foi responsável pelo projeto da fachada dupla, uma solução concebida para minimizar o ganho térmico e reduzir o custo operacional do edifício. Além da nova fachada, o projeto incluiu uma série de benfeitorias como rampas de acesso, passarelas e um novo projeto de paisagismo além de áreas técnicas no subsolo.

Biblioteca Pública em Ceuta / Paredes Pedrosa

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 3 de 10
© Fernando Alda

A biblioteca organiza-se pelo forte desnível e sobre um sítio medieval Merini do século XIV, que está incorporado em seus espaços interiores como um centro de interpretação arqueológica e encarado como um documento urbano do passado. A proposta origina-se do lugar: uma topografia muito acentuada em um entorno urbano deveras compacto da cidade de Ceuta, encravada entre o Mediterrâneo e o Atlântico, no extremo norte da África e sobre a ponta sul da Europa.

Centro Cultural Kadare / Chiaki Arai Urban & Architecture Design

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 5 de 10
© Taisuke Ogawa

Esta é uma instalação complexa composta por um Teatro Multiuso, Biblioteca e Centro Comunitário. Num princípio, este projeto tinha dois terrenos de ambos os lados de uma pista. Os terrenos foram combinados mediante a colocação de uma "Rua de Encontro" interior, que dá acesso a cada programa. Sua forma de fissura permite a luz natural no centro profundo de edifício.

Biblioteca Pública Taltal / Murúa-Valenzuela

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 6 de 10

Taltal se localiza na Região de Antofagasta, a 306 km ao sul da cidade de Antofagasta, especificamente na costa, a 25,4° latitude sul.O projeto para o desenho da nova biblioteca pública surge a partir de um chamado a um concurso público realizado pela Municipalidade de Taltal no ano de 2008, no qual nosso escritório participou e obteve o primeiro lugar. Para a localização da nova biblioteca se optou por um terreno municipal situado em frente à praça principal de Taltal e próximo ao recém reformado teatro Alhambra.

Biblioteca Seashore / Vector Architects

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo - Imagem 8 de 10
© Xia Zhi

A equipe do Vector Architects imaginou esta biblioteca como um edifício silencioso para ler e meditar à beira-mar. Visto de fora, ele se revela como uma montanha de rocha, simples e sólida; entretanto por dentro, a Biblioteca Seashore revela múltiplos espaços e infinitas experiências. Uma vez no interior do edifício, é [possível sentir a luz, a brisa e o som do oceano. A biblioteca conta com espaços de leitura, meditação, uma sala multiuso, um café e áreas de descanso.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo" [Maritime Design: Rare Coastal Libraries Around the World] 11 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958058/arquitetura-maritima-bibliotecas-costeiras-ao-redor-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.