Villa Tervas / Sivén & Takala Architects

Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaVilla Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Tijolo, AidoVilla Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, VigaVilla Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, JanelaVilla Tervas / Sivén & Takala Architects - Mais Imagens+ 20

Kajaani, Finlândia
  • Arquiteto Responsável: Kirsti Sivén
  • Equipe De Projeto: Ville Hautala, Milja Nykänen, Annamari Vesamo, Kaisa Savolainen
  • Projeto Estrutural: Rakennus- Ja suunnittelutoimisto Jani Junttila Oy
  • Projeto Elétrico: Sähkötoimisto Eltutek Oy
  • Cidade: Kajaani
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tuomas Uusheimo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal aposentado queria uma casa acessível para sua aposentadoria no centro da cidade de Kajaani. A pequena cidade histórica é a mais populosa da região de Kainuu, mais de 550 km ao norte de Helsinki, na Finlândia. Kajaani foi fundada no século XVII quando era uma cidade importante para a indústria de alcatrão de pinheiro, material amplamente utilizado como selante de madeira para a construção marítima e civil. Ainda hoje a economia local gira em torno das árvores; indústrias de serraria, madeireiras e papel.

Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Exterior
© Tuomas Uusheimo
Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Imagem 18 de 25
Planta Pavimento Térreo

O nome Villa Tervas é também um aceno ao passado, pois Tervas é a madeira do cerne dos pinheiros, usada para acender fogueiras e evoca um sentimento de acolhimento, pelo cheiro da madeira e sua história. A visão inicial do cliente para sua nova residência era de uma casa de madeira térrea, com muita madeira tanto por dentro quanto por fora. Eles também tinham a vontade de participar do processo construtivo, embora não fossem profissionais.

Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Viga, Jardim, Aido
© Tuomas Uusheimo
Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar, Jardim, Viga, Aido
© Tuomas Uusheimo

Um local adequado foi encontrado no centro de Kajaani, em um lote de esquina, porém a legislação da cidade exigia um edifício mais alto e com mais área do que o necessário. A questão do zoneamento foi resolvida implantando o edifício na esquina do lote, deixando a parte norte disponível para um possível desenvolvimento futuro. A demanda pela cobertura alta deu à casa uma estrutura maior do que seu tamanho funcional e criou um sótão com amplo espaço para os hóspedes. As belas escadas foram feitas manualmente pelo cliente, e para futuros projetos, há uma oficina no jardim ao lado da garagem.

Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Tuomas Uusheimo

A orientação do edifício responde à sua posição dentro da paisagem da cidade. A entrada principal articula a esquina das ruas. O teto inclinado da sala de estar emoldura a rua Kainuunkatu, enquanto o quarto, escritório, sauna e sótão foram voltados para a rua Vuorikatu. Na face norte, o pátio é fechado pela garagem e pela oficina. De carro você entra no local a partir de Kainuunkatu onde uma passarela com uma alta marquise leva à entrada, esta cobertura também protege a parede de vidro da sala de estar da luz direta do sol. O pátio se abre para o oeste, onde houve oportunidade de conservar alguns pinheiros.

Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Tuomas Uusheimo
Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Cadeira, Viga
© Tuomas Uusheimo
Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Imagem 20 de 25
Planta

A madeira é utilizada em toda a sua extensão; desde a construção da estrutura até as fachadas e superfícies internas, forradas com tábuas aplainadas ou compensado de bétula. Muitos dos materiais têm sua própria história e reaproveitamento. A lareira e a chaminé são feitas de tijolos reciclados, as janelas fixas de carvalho e as escadas, assim como parte do mobiliário, foram feitos pelo cliente. As superfícies de pedra natural do jardim utilizaram principalmente pedras do local. A Villa Tervas foi destaque na revista Arkkitehti 4/2022 (Finnish Architectural Review).

Villa Tervas / Sivén & Takala Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Tuomas Uusheimo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa Tervas / Sivén & Takala Architects" [Villa Tervas / Sivén & Takala Architects] 06 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993118/villa-tervas-siven-and-takala-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.