Escola de Música Soiva / Tommila Architects

Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEscola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Pilar, CorrimãoEscola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, CorrimãoEscola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEscola de Música Soiva / Tommila Architects - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Tommila Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7497
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alavus Ikkunat Oy, Bermanto, Inlook, Karkkilan sisäverhous, Puucomp, TECU®, Tarkett, Wienerberger
  • Diretor De Projeto: Miia-Liina Tommila
  • Arquiteto Responsável: Yrjänä Vuojala
  • Gestão De Obra: Hanna-Maria Virtanen
  • Arquitetos Projeto: Riku Piirta, Jussi Jokela, Laura Pasanen, Camilla Sundin, Stiina Ruusuvuori, Diana Rimniceanu, Otso Askolin, Niina Rissanen
  • Cidade: Helsinki
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Anders Portman

Descrição enviada pela equipe de projeto. Soiva – que significa ressonante ou musical – é um edifício para fazer música. Ele abriga duas escolas que ensinam música rítmica e clássica. As instituições oferecem aulas para crianças, amadores e estudantes profissionais, desde música instrumental e vocal até tecnologia e produção musical.

Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Tuomas Uusheimo

Em colaboração com os usuários, a Tommila Architects organizou o edifício para atender tanto ao público visitante quanto aos vários usuários regulares. Todos os espaços distribuídos em cinco andares são integrados por meio de um átrio central. O hall do térreo funciona como um foyer e tem cores escuras e texturas terrosas, como frequências graves mais profundas em comparação com os andares superiores e mais privativos, que têm uma aparência mais brilhante, suave e aconchegante.

Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Imagem 25 de 30
Corte 1
Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Pilar, Corrimão
© Tuomas Uusheimo

Lounges e salas de ensaio se unem ao átrio, criando um espaço comum multifacetado, através do qual flui a luz natural. O arranjo incentiva encontros casuais e um senso de comunhão entre as duas escolas do prédio.

Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Tuomas Uusheimo

Os espaços de aprendizagem estão dispostos ao redor do perímetro do edifício, desfrutando de ampla luz natural com vista para o horizonte. A insonorização é ajustada para que o edifício não tenha ruídos mas, ao mesmo tempo, não seja silencioso. Pode-se ouvir através das portas e isso cria a serenidade tão importante para estudar música.

Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Imagem 19 de 30
Planta - Subsolo

Os estúdios no subsolo são projetados de forma inovadora. Várias salas de monitoramento e edição se agrupam em torno de espaços de gravação para que possam ser usados simultaneamente em várias combinações, o que é inovador em pedagogia. Concertos nas salas de espetáculos acima também podem ser gravados aqui.

Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Anders Portman

As fachadas e interiores remetem a gêneros musicais: o preto do rock’n’roll e o metal dos instrumentos clássicos. O ritmo das aberturas das janelas na alvenaria preta ecoa a notação musical, tornando cada ambiente único. Uma sala de espetáculos abre-se para a rua através de uma enorme janela, tornando a música presente no tecido urbano.

Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Tuomas Uusheimo
Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Cadeira
© Tuomas Uusheimo

Soiva é um anexo na histórica fábrica de cerâmica da Arábia, outrora a maior produtora da Europa e conhecida internacionalmente pelos seus desenhos. A fabricação cessou, mas o design e a cultura prevalecem. Soiva se conecta a um campus de estudos criativos dentro da fábrica reformada e compartilha suas instalações. Tommila Architects projetou todo o campus.

Escola de Música Soiva / Tommila Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Tuomas Uusheimo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Muotoilijankatu 1b, 00560 Helsinki, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Música Soiva / Tommila Architects" [The Soiva Building / Tommila Architects] 18 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990631/escola-de-musica-soiva-tommila-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.