Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects

Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de ExteriorPavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de Exterior, FachadaPavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de InterioresPavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de ExteriorPavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Mais Imagens+ 20

Helsinque, Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de Exterior
© Tuomas Uusheimo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão está localizado no Porto Sul da cidade de Helsinque e serve como porta de entrada para o festival de arte da Bienal de Helsinque que é realizado na ilha vizinha de Vallisaari. A balsa para Vallisaari parte de um píer adjacente ao pavilhão. Acessível durante todo o ano, o pavilhão oferece um espaço público urbano a céu aberto onde se pode fazer uma pausa e aproveitar a presença do mar no coração da cidade.

Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de Exterior
© Tuomas Uusheimo

O Pavilhão da Bienal abriga a venda de ingressos e informações turísticas, assim como espaços auxiliares em um volume retangular simples anexo, funcionando também como um local para as pessoas se encontrarem e esperarem pela balsa. O pavilhão é feito de madeira, um material tradicionalmente utilizado para edifícios e barcos no arquipélago. Com o tempo, a madeira adquirirá uma pátina, e por ser um material local, resistirá bem às mudanças sazonais do clima rigoroso do norte.

Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tuomas Uusheimo

A forma do pavilhão foi inspirada nas rochas e lagos da ilha de Vallisaari. O processo de fabricação do pavilhão foi guiado por modelagem digital 3D. Construídos em uma marcenaria em uma pequena cidade portuária, os módulos pré-fabricados foram transportados por mar e descarregados diretamente no local para instalação. Os módulos consistem de estruturas de madeira laminada colada com conexões de aço, revestidas com madeira microlaminada e cobertas com finas ripas de pinus serrado escurecidas com uma mistura de alcatrão e óleo de linhaça.

Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Imagem 23 de 25
Planta

As superfícies de madeira dos interiores são tratadas com óleo para manter sua cor clara natural. A iluminação é escondida em fendas entre as peças triangulares da estrutura. O deck é feito de tábuas de pinus tratadas com óleo, enquanto o pátio circular no centro é coberto com bolachas de tronco de madeira e areia de quartzo branco. A madeira é uma opção ecologicamente sustentável e durável para o clima nórdico por ser um material local com capacidade para armazenar carbono, além de ser fácil de manter e rápida de reparar, substituindo peças desgastadas. A Bienal de Helsinki na ilha de Vallisaari é parte de uma estratégia da cidade para tornar o arquipélago mais acessível.

Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de Interiores
© Pyry Kantonen

O pavilhão foi projetado para fornecer um ponto de ancoragem para o evento na cidade. Como um "navio" de madeira, ele dialoga com as embarcações no porto e se relaciona com a história da Praça do Mercado. A princípio, a intenção era que o pavilhão fosse desmontado em várias peças após cada Bienal e que fosse transportado para Vallisaari para ser armazenado durante o inverno.

Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de Exterior
© Pyry Kantonen
Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Tuomas Uusheimo

Com isso, foi tomada a decisão de fazer o pavilhão com elementos de madeira pré-fabricados que pudessem ser facilmente deslocados por navio. Entretanto, percebeu-se rapidamente que o pavilhão desempenha um papel muito maior se permanecer no local ao longo do ano inteiro, proporcionando um lugar de estar e convívio à beira-mar semelhante a um anfiteatro, onde se pode descansar na superfície inclinada observando a movimentação vibrante do mercado, ou se abrigar sob a estrutura reminiscente de uma tenda.

Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects - Fotografia de Exterior, Orla
© Tuomas Uusheimo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Sul, Helsinque, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão da Bienal de Helsinque / Verstas Architects" [Helsinki Biennial Pavilion / Verstas Architects] 29 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962430/pavilhao-da-bienal-de-helsinque-verstas-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.