Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Tuomas Uusheimo

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Moradia estudantil Kumpula / Playa Architects

© Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo + 23

Dormitórios  · 
Helsingfors, Finlândia
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Playa Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Ano Projeto Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    2018

Estação de Trem Kohta / Aalto University Wood Program

© Tuomas Uusheimo © Sandra Park © Sandra Park © Tuomas Uusheimo + 20

Os melhores projetos de arquitetura do mundo em 2019, eleitos pela Time

A lista World's Greatest Places 2019 da revista Time reúne os 100 melhores destinos no mundo para visitar, se hospedar, comer e beber. Selecionados pela equipe global de redatores e correspondentes da revista, os lugares foram avaliados segundo critérios de qualidade, originalidade, inovação, sustentabilidade e influência.

Dentre os lugares selecionados pela Time, reunimos a seguir os projetos de arquitetura que já foram publicados no ArchDaily. Conheça-os a seguir. 

Anunciados os projetos finalistas para o EU Mies Award 2019

A Comissão Européia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram as 40 obras pré-selecionadas que concorrerão ao Prêmio da União Européia de Arquitetura Contemporânea - Prêmio Mies van der Rohe de 2019. O Prêmio, do qual o ArchDaily é parceiro de mídia, partiu de 383 trabalhos nomeados pelo júri para uma seleção de 40 finalistas, celebrando as tendências e oportunidades da reutilização adaptativa, habitação e cultura em toda a Europa.

Biblioteca Central Oodi / ALA Architects

© Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo + 53

Bibliotecas  · 
Helsingfors, Finlândia

Lareiras e fogões: 35 espaços onde o fogo é protagonista

© Ralph Feiner © Adam Gibson © Lars Petter Pettersen © Thomas Heimann + 36

Desde o início dos tempos, o ser humano se reúne em volta do fogo. Os primeiros assentamentos e cabanas primitivas incluíam em seu interior uma pequena fogueira para cozinhar e manter o calor de seus habitantes. Esta tradição continuou até o presente, com lareiras e fogões assumindo os mais variados modelos e formas e proporcionando possibilidades dentro e fora de casa.

Veja, a seguir, 35 exemplos de espaços que têm o fogo como protagonista. 

Amos Rex / JKMM Architects

© Mika Huisman © Mika Huisman © Mika Huisman © Tuomas Uusheimo + 47

Helsinque, Finlândia

Moradia para Meninas Órfãs é considerada a melhor habitação de 2018 segundo The Architectural Review

The Architectural Review escolheu o projeto Moradia para Meninas Órfãs, no Irã, por ZAV Architectsi como a melhor habitação do ano de 2018. Uma premiação encabeçada pela publicação todos os anos, o AR House Awards identifica “originalidade e excelência no projeto das habitações”, reconhecendo casas particulares que vão além da função principal do abrigo, e se tornam “um objeto de fantasia, uma fonte de prazer, um talismã e um campo de testes.

A nona edição dos prêmios contou com seis projetos escolhidos de uma lista de 16, contendo obras do Reino Unido, Irlanda, Espanha, Escandinávia, Canadá, América Latina, Irã, Vietnã, Índia, Nepal e Japão. Os vencedores anteriores incluíram a Casa Fayland de David Chipperfield em 2015, a Cosmic House de UID Architects em 2016, e o protótipo anti-sísmico em 2017 por Edward Ng, Wan Li e Xinan Chi.

Aprendendo com os mestres seis formas de projetar com a luz natural

A luz é uma importante, embora complexa, ferramenta na arquitetura. Não apenas proporciona atmosfera, textura e vitalidade, mas é cada vez mais essencial em uma época onde a tecnologia nos afasta da natureza. Neste trecho do novo livro de Mary Guzowski, The Art of Architectural Daylighting, a autora introduz a ciência e a arte da iluminação natural - e detalha seis maneiras pelas quais os mestres abordam o desafio.

30 Cortes de auditórios para te inspirar

Abordar o espaço de um auditório através de seus cortes permite entender a representação como uma adequada ferramenta para se aproximar ao projeto de acústica, acessibilidade e iluminação. Estes componentes são os que fazem do desenho de um auditório uma tarefa complexa, e que evidenciam a necessidade de realizar estudos pertinentes e específicos.

Existe uma diversidade de respostas às coxias de um auditório que concebem múltiplas formas de afrontar as demandas que exigem. Por isso, selecionamos uma série de cortes de diferentes auditórios que podem te ajudar a compreender como alguns arquitetos resolveram este desafio.

A seguir, veja a seleção de 30 auditórios que podem te inspirar.

4 projetos nomeados como finalistas para o Finlandia Prize de 2016

A Finnish Association of Architects (SAFA) anunciou os 4 projetos finalistas que disputam pelo Finlandia Prize for Architecture de 2016. Agora, em seu terceiro ano, o prêmio continua com o objetivo de "aumentar a consciência pública sobre a arquitetura finlandesa de alta qualidade e [destacar] seus benefícios para nosso bem estar".

Seguindo a tradição da premiação, enquanto os finalistas foram selecionados por um painel de arquitetos, o projeto vencedor final será escolhido por um não-arquiteto. Neste ano, o ex-Primeiro Ministro da Finland Paavo Lipponen terá a honra de escolher o vencedor.

Saiba mais sobre os 4 projetos, a seguir.

Reforma do Centro de Alunos da Universidade Aalto / Arkkitehdit NRT Oy

© Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo + 19

Universidade  · 
Espoo, Finlândia

Arquitetos que projetam prisões são os mesmos que projetam escolas (ou como pensar a escola do século XXI)

Na Colômbia, o arquiteto estadunidense Frank Locker tem assessorado a Secretaria de Educação de Bogotá, guiando arquitetos e construtores sobre o modelo de uma nova infraestrutura escolar, capaz de enfrentar as constantes mudanças sociais e culturais da sociedade colombiana. Com vasta experiência em arquitetura educacional e ambientes para aprendizagem, Locker afirma que estamos nos limitando a replicar, literalmente, o modelo espacial das prisões, sem interesse algum em estimular uma formação integral, flexível e versátil.

Segundo o professor da Harvard GSD, continuamos repetindo a grande fórmula do século XX: professores transmitindo um conhecimento rígido e básico, de caráter unidirecional e massivo às novas gerações, ignorando o fato de que todos os estudantes possuem distintas motivações, interesses e habilidades. A comparação com a prisão não é exagero. "Com que espaço você relacionaria uma fila de salões de porta fechada com um corredor no qual não se pode estar sem permissão e um sinal sonoro que ordena entrar, sair, terminar ou começar as aulas?", questiona Locker.

Então, como seria o projeto das escolas do século XXI?

Nove projetos serão exibidos em 'In Therapy', a contribuição nórdica na Bienal de Veneza 2016

O Centro Sueco de Arquitetura e Design (ArkDes) divulgou a informação de que In Therapy: Nordic Countries Face to Face — a exposição do Pavilhão Nórdico na Bienal de Veneza 2016, que tem curadoria de David Basulto — será parcialmente composta por "um levantamento da arquitetura nórdica contemporânea". Dos 300 projetos selecionados dentre 500 inscritos, nove, concluídos após 2008 e projetados por escritórios como Tham & Videgård, Reiulf Ramstad Architects e Lahdelma & Mahlamäki, serão estudados com maior profundidade.

"Assim como o pavilhão de Sverre Fehn é a cristalização da arquitetura nórdica - incorporando uma articulação precisa e fluida entre estrutura, luz e natureza -  os nove projetos que escolhemos focar como particularmente representativos da cena contemporânea têm caráter e complexidade semelhantes, porém, com suas próprias identidades", comentou Basulto, que foi selecionado juntamente com James Taylor-Foster, curador-assistente. 

Tree Hotel / Tham & Videgård (Harads, Sweden). Image © Lindman Photography Finnish Nature Centre /Lahdelma & Mahlamäki Architects (Haltia, Finland). Image © Mika Huisman Puukuokka Housing Block / OOPEAA Office for Peripheral Architecture (Jyväskylä, Finland). Image © Mikko Auerniitty Råå Daycare Center / Dorte Mandrup (Kustgaten, Sweden). Image © Adam Mørk + 11

Teatro Lappeenranta / ALA Architects

© Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo + 17

Teatro  · 
Lappeenranta, Finlândia

Hotel Indigo Helsinki / Arkkitehdit Soini & Horto

© Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo + 23

Renovação  · 
Helsinki, Finlândia

Conjunto Habitacional Harjunkulma / Kirsti Sivén & Asko Takala Arkkitehdit

© Tuomas Uusheimo © Asko Takala © Asko Takala © Tuomas Uusheimo + 28

Jyväskylä, Finlândia

Museu Gösta Serlachius / MX_SI

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura MX_SI
  • Área Área deste projeto de arquitetura

© Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute + 23