Uma ilha de cozinha corretamente dimensionada é mais do que apenas um elemento arquitetônico funcional — é um componente chave no projeto da cozinha. Além de suas funções principais, pode servir como um espaço versátil e adaptável a várias necessidades domésticas, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho, fornecendo espaço de armazenamento adicional, promovendo a interação social e contribuindo para a estética geral do espaço.
Seja utilizada como balcão de café da manhã ou para refeições rápidas, como área de estudo para o dever de casa das crianças ou como ponto de encontro para receber convidados, sua flexibilidade melhora a funcionalidade e a habitabilidade de qualquer ambiente de cozinha. No entanto, determinar o tamanho apropriado para uma ilha de cozinha exige uma abordagem meticulosa, combinando considerações espaciais, requisitos de fluxo de trabalho e sensibilidades de projeto.
O Qatar é um dos países onde atualmente mais se investe na industria da construção civil. Passando por um intenso e voraz processo de transformação, devido também a realização da próxima copa do mundo de futebol daqui a três anos, o estado soberano do Qatar já não se parece em nada ao país que adquiriu sua independência no início dos anos 70. Após a descoberta de enormes jazidas de petróleo na década de 40, o Qatar tem arrecadando cifras astronômicas devido a intensa exploração de combustíveis fósseis ao longo destes quase setenta anos. Como resultado disso, o Qatar detém o título de país com maior renda per capita do mundo. Refletindo esta riqueza desproporcional, muitos dos mais influentes arquitetos do mundo tem deixado a sua marca pelas dunas de areia da Costa Norte da Península Arábica.
A produção de vinho é uma indústria que combina forte atividade econômica com um importante legado cultural. Embora existam vários programas relacionados ao setor do vinho, geralmente, a imagem mais comum é a dos espaços onde ocorre, de fato, a transformação da uva na bebida. No entanto, há uma multiplicidade de atividades agrupadas em torno da vinicultura que desempenham um papel importante quando se trata de promover a indústria, como salas de degustação, centros de educação, vendas ou salas de distribuição.
A seguir, apresentamos 27 exemplos de arquiteturas voltadas à indústria do vinho.
Em cidades cada vez mais densas, encontrar terrenos disponíveis se converteu numa tarefa difícil e cara. Por esta razão, os arquitetos começaram a projetar em espaços urbanos previamente ignorados. Apesar do desenho dentro destes parâmetros inusuais serem difíceis, muitas vezes requerem uma resposta individual e sensível, que pode conduzir a resultados inovadores e inclusive inspiradores. Com isto em mente, selecionamos 22 casas construídas em espaços estreitos, mas que demonstram uma grande criatividade.