Simon Menges

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Três projetos portugueses entre os finalistas do FAD 2017

Foram divulgados os projetos finalistas para os Prêmios FAD de Arquitetura e Interiores, o FAD Internacionais e o FAD de Pensamento e Crítica, convocados por ARQUIN-FAD, a Associação Interdisciplinar de Projeto do Espaço de FAD. O júri, coordenado por Belém Moneo, Johan Celsing e Anna Calvera respectivamente em cada uma das categorias, elegeu os finalistas, entre 463 projetos.

23 Exemplos de museus impressionantes no mundo

23 Exemplos de museus impressionantes no mundo - Imagem de Destaque

Projetar um museu é sempre um desafio arquitetônico emocionante. Os museus muitas vezes vêm com suas próprias necessidades e limitações - desde museus de arte que precisam de espaços especializados para preservar as obras, até enormes coleções que requerem um extenso espaço de arquivos. Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, selecionamos 23 museus emblemáticos que fazem parte de nossa base de dados, com cada editor do ArchDaily explicando o que torna esses edifícios tão impressionantes.

Guia de arquitetura da Cidade do México: 30 lugares que todo arquiteto deveria conhecer

Entre os núcleos mais populosos da América Latina e do mundo, a Cidade do México oferece uma diversidade cultural particular que é evidenciada tanto por suas tradições como por sua arquitetura. A cidade é o principal centro turístico, educativo, cultural, econômico e político do México, apresentando, assim, um enorme panorama para o encontro social entre habitantes e turistas.

Os lugares de interesse arquitetônico -- com exemplos pré-hispânicos, clássicos, modernos e contemporâneos, que vão de Juan O'Gorman e Luis Barragán a Félix Candela e David Chipperfield -- estão espalhados por toda a extensão da cidade e seus espaços públicos. Veja, a seguir, uma lista com os 30 lugares que todo arquiteto deve conhecer.

Bússola política: Uma taxonomia da arquitetura emergente em um diagrama

Bússola política: Uma taxonomia da arquitetura emergente em um diagrama - Image 6 of 4
O diagrama de compasso político completo (Versão 0.1) produzido por Alejandro Zaera-Polo e Guillermo Fernandez Abascal. Imagem © Alejandro Zaera-Polo & Guillermo Fernandez Abascal

Observando a paisagem arquitetônica atual é evidente que o tipo de trabalho que está atualmente ascendente, particularmente entre os escritórios jovens, é muito diferente do que era antes da crise financeira de 2008. Mas o que, exatamente, a paisagem arquitetônica se parece? Em um ensaio intitulado “Well into the 21st Century” na última edição da revista El Croquis, Alejandro Zaera-Polo delineou uma taxonomia da arquitetura do século 21, tentando definir e categorizar as várias novas formas de prática que têm crescido em popularidade nos anos desde, e como resposta política, à crise econômica.

As categorias definidas por Zaera-Polo abrangem sete posições políticas amplas: Os "Ativistas", que rejeitam a dependência da arquitetura em relação às forças de mercado operando amplamente fora dele, com foco em projetos de construção comunitária, envolvimento direto com a construção e financiamentos com estratégias não convencionais; Então há os "Populistas", cujo trabalho é calibrado para se reconectar com a população graças a uma abordagem mediática e diagramática da forma arquitetônica; A seguir estão os "Novos Historicistas", cuja reação ao "fim da história" saudado pelo neoliberalismo é um abraço do design historicamente informado; Os "Céticos", cuja resposta existencial ao colapso do sistema é, em parte, um retorno ao discurso crítico pós-moderno e em parte uma exploração da contingência e da brincadeira através de uma arquitetura de materiais artificiais e cores vivas; Os "Fundamentalistas Materiais", que retornaram a um uso tátil e virtuoso de materiais em resposta ao espetáculo visual da arquitetura de antes da crise; Praticantes da "Austeridade Chique", uma espécie de "normcore" arquitetônico (para emprestar um termo da moda) que se concentram principalmente no processo de produção e no desempenho resultante da arquitetura; E finalmente o "Tecno-Crítico", um grupo de práticas em grande parte produzindo arquitetura especulativa, cujo trabalho se baseia, mas também permanece crítico do parametrismo baseado em dados de seus predecessores.

Como prosseguimento desse ensaio, Zaera-Polo e Guillermo Fernandez-Abascal propuseram aplicar as categorias recentemente definidas às práticas emergentes de hoje com um diagrama de uma "bússola política". Eles convidaram escritórios a responderem sua categorização para desvendar as complexas interdependências e auto-imagem de suas posições políticas. Pela primeira vez o ArchDaily publica os resultados desse exercício.

BIGyard / Zanderroth Architekten

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  • Arquitetos: Zanderroth Architekten; Zanderroth Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BNB Potsdam, Bauklempnerei Ness, Tischlerei Jaehnke

Projeto do Mês: Museu de Belas Artes

Um dos principais desafios de construir novos espaços a um edifício pré-existente tem relação com o diálogo que será gerado entre a massa construída e a nova proposta. As distintas possibilidades de gerar um diálogo são infinitas e é o arquiteto quem finalmente declara sua postura mediante o uso de uma linguagem determinada através de uma cópia, reinterpretação ou ao propor algo inovador.

O Museu de Belas Artes, de Barozzi Veiga, é uma obra localizada na Suíça que funciona de maneira autônoma, utiliza a integração urbana do prédio como estratégia chave para gerar um diálogo no espaço público, trabalhando com o uso do ornamento na fachada e a composição da planta como elementos de linguagem comum entre ambas as partes.

O Projeto do Mês de agosto trabalha precisamente com a geração de um diálogo que produz um equilíbrio entre a obra existente e a nova, reinterpretando sua linguagem original ao adaptá-la com muita delicadeza ao conjunto urbano onde está inserida.

Museu de Belas Artes / Estudio Barozzi Veiga

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  • Arquitetos: BAROZZI VEIGA; Estudio Barozzi Veiga
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FSB Franz Schneider Brakel, Flumroc, Jos. Berchtold AG, Knauf, Merkle Metallbau AG, +7

Museu Jumex / David Chipperfield Architects

Museu Jumex / David Chipperfield Architects - MuseuMuseu Jumex / David Chipperfield Architects - MuseuMuseu Jumex / David Chipperfield Architects - MuseuMuseu Jumex / David Chipperfield Architects - MuseuMuseu Jumex / David Chipperfield Architects - Mais Imagens+ 10

Cidade do México, México
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hygolet de México, Kone, Kuraray, USG, Zumtobel, +1

21 finalistas do 2015 LAMP Lighting Solutions Awards

A LAMP Lighting divulgou os projetos finalistas do Lamp Lighting Solutions Awards. Em sua sexta edição, o prêmio reconhece projetos que efetivamente exploram as interseções entre arquitetura, projeto de interiores e paisagismo através de soluções de iluminação que sejam, inovadoras, originais e sustentáveis. O prêmio deste ano contou com 598 propostas inscritas de 54 países.

O Lamp Lighting Solutions Awards abrange as categorias de Iluminação Arquitetônica Externa, Iluminação Interna, Iluminação Urbana e Paisagística e Propostas de Estudantes. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia que acontecerá em Barcelona no mês de junho e receberão prêmios que variam de € 2.000 a € 8.000. Além disso, um profissional receberá o prêmio Life of Light por comprometimento às qualidades lumínicas em toda sua obra.

Veja todos os finalistas, a seguir.

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Philharmonic Hall Szczecin, de Barozzi / Veiga, vence o Mies van der Rohe Award 2015

O projeto Philharmonic Hall Szczecin, do Estudio Barozzi Veiga, foi selecionado como vencedor do Prêmio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia - Mies van der Rohe Award 2015. O projeto foi influenciado pelo contexto e edifícios do entorno, especificamente pela "verticalidade dos edifícios residenciais da cidade, pela monumentalidade dos ornamentos longitudinais de suas igrejas neo-Góticas e pelos pesados volumes dos edifícios clássicos, pelas torres que conformam seu skyline e pelos guindastes no porto." O edifício conta com grandes claraboias e é revestido externamente com vidro, criando um contraste com as edificações circundantes.

A Philharmonic Hall Szczecin foi selecionada a partir de um grupo de cinco finalistas:Ravensburg Art Museum, de Lederer Ragnarsdóttir Oei’s; Museu Marítimo Nacional Dinamarquês, de BIG; Vinícola Antinori, de Archea Associati; e Saw Swee Hock Student Centre, de O'Donnell + Tuomey Architects. Os cinco finalistas apresentaram seus projetos ao júri no dia 7 de maio e cerimônia oficial de apresentação aconteceu esta manhã no Pavilhão de Barcelona, de Mies van der Rohe.

5 finalistas selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award

Cinco projetos foram selecionados como finalistas do Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award. Os finalistas foram escolhidos de uma lista de 40 projetos e durante os próximos meses os membros do júri visitarão cada um deles para avaliar pessoalmente os edifícios e coletar informações de seus usuários. No dia 7 de maio, os arquitetos apresentarão seus projetos ao júri. O vencedor será anunciado no dia seguinte em uma cerimônia no Pavilhão de Barcelona, de Mies van der Rohe.

Veja a seguir os cinco finalistas:

Filarmônica Szczecin / Estudio Barozzi Veiga

Filarmônica Szczecin / Estudio Barozzi Veiga - Sala De ConcertoFilarmônica Szczecin / Estudio Barozzi Veiga - Sala De ConcertoFilarmônica Szczecin / Estudio Barozzi Veiga - Sala De ConcertoFilarmônica Szczecin / Estudio Barozzi Veiga - Sala De ConcertoFilarmônica Szczecin / Estudio Barozzi Veiga - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: BAROZZI VEIGA; Estudio Barozzi Veiga
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ASCENDER Seating, Knauf, Muebles Cook, Plaka

Monohaus / Studio Kippenberger

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  • Arquitetos: Zanderroth Architekten; Zanderroth Architekten
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014