O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 5 finalistas selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award

5 finalistas selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award

5 finalistas selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award
5 finalistas selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award

Cinco projetos foram selecionados como finalistas do Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award. Os finalistas foram escolhidos de uma lista de 40 projetos e durante os próximos meses os membros do júri visitarão cada um deles para avaliar pessoalmente os edifícios e coletar informações de seus usuários. No dia 7 de maio, os arquitetos apresentarão seus projetos ao júri. O vencedor será anunciado no dia seguinte em uma cerimônia no Pavilhão de Barcelona, de Mies van der Rohe.

Veja a seguir os cinco finalistas:

Estabelecido em 1987 pela União Europeia, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e a Fundació Mies van der Rohe – Barcelona, o  Mies Van der Rohe Award é um dos prêmios mais prestigiados e importantes da arquitetura europeia. O prêmio é concedido bienalmente a obras concluídas nos últimos dois anos. Entre os vencedores das edições anteriores estão a  Harpa Concert Hall and Conference Centre em Reykjavik, do escritório  Henning Larsen em parceria com  Batteríið e o artista Olafur Elíasson, e o Neues Museum in Berlin, projetado por David Chipperfield Architects e Julian Harrap.

Ravensburg Art Museum / Lederer Ragnarsdóttir Oei (Ravensburg, Alemanha)

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Construído em uma área histórica, o projeto para o Ravensburg Art Museum integra o antigo com o novo, encaixando-se "harmoniosamente no contexto histórico da cidade." O edifício usa tijolos reciclados de um monastério demolido, criando "uma conexão entre os edifícios antigos e a nova construção." 

Museu Marítimo Nacional Dinamarquês / BIG (Helsingør, Dinamarca)

© Rasmus Hjortshøj
© Rasmus Hjortshøj

Localizado entre o Castelo Kronborg e um novo centro cultural, o Museu Marítimo Nacional Dinamarquês foi construído dentro das paredes das docas do porto. Suas galreias estão arranjadas "em um circuito contínuo em torno das paredes das docas", permitindo que os visitantes "experienciem a escala da construção de navios."

Vinícola Antinori / Archea Associati (San Casciano Val di Pesa, Florença, Itália)

© Pietro Savorelli
© Pietro Savorelli

Localizada entre Florença e Siena, nas colinas de Chianti, o projeto buscava "mesclar o edifício com a paisagem rural". Assim, a cobertura da vinícola foi convertida em um espaço para cultivar parreiras que é "interrompido por dois cortes horizontais que permitem a entrada de luz no interior e oferecem àqueles dentro do edifício vistas para a paisagem."

Philharmonic Hall Szczecin /Barozzi / Veiga (Szczecin, Polônia)

© Simon Menges
© Simon Menges

O projeto foi influenciado pelo contexto e edifícios do entorno, especificamente pela "verticalidade dos edifícios residenciais da cidade, pela monumentalidade dos ornamentos longitudinais de suas igrejas neo-Góticas e pelos pesados volumes dos edifícios clássicos, pelas torres que conformam seu skyline e pelos guindastes no porto." O edifício conta com grandes claraboias e é revestido externamente com vidro, criando um contraste com as edificações circundantes. 

Saw Swee Hock Student Centre / O’Donnell + Tuomey (London School of Economics, London, Reino Unido)

© Alex Bland
© Alex Bland

Localizado no campus do LSE no centro da cidade, o Saw Swee Hock Student Centre busca criar "um lugar de trocas; um nó espacial que entrelaça caminhos, une conexões visuais entre movimentos internos e externos e impulsiona a vida de rua para dentro e para cima do edifícios."

Sobre este autor
Katie Watkins
Autor
Cita: Watkins, Katie. "5 finalistas selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award" [5 Finalists Selected for the 2015 EU Prize for Contemporary Architecture- Mies van der Rohe Award] 25 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762777/5-finalistas-selecionados-para-o-premio-europeu-de-arquitetura-contemporanea-2015-mies-van-der-rohe-award> ISSN 0719-8906