Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Philippe Ruault

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

18 Projetos de arquitetura voltados para crianças

A arquitetura para crianças não necessariamente se reflete em brincadeiras para eles. No caso dos jardins infantis, parques e escolas, o processo projetual é realizado por adultos, no entanto, os fiéis usuários são as crianças. Portanto, os arquitetos têm a responsabilidade de garantir que o entorno construído ofereça a oportunidade de brincar, explorar e aprender no espaço físico.

Com isso em mente, apresentamos 18 espaços projetados especialmente para crianças - ambientes que talvez possam inspirar aos futuros Fosters, Hadids e Le Corbusiers.

Escola Internacional Francesa / Henning Larsen Architects

© Philippe Ruault © Philippe Ruault © Philippe Ruault © Philippe Ruault + 16

Universidade  · 
Hong Kong, Hong Kong
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Henning Larsen Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    20000.0 m2

Museu du Quai Branly / Ateliers Jean Nouvel

© Roland Halbe © Clément Guillaume © Roland Halbe © Philippe Ruault + 21

  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Ateliers Jean Nouvel
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    76500.0 m2

Os 11 projetos mais influentes dos 11 anos do ArchDaily

ArchDaily faz 11 anos! Para comemorar a ocasião, queremos compartilhar com você os onze projetos mais visitados por nossos leitores durante esta incrível jornada. Desde os clássicos indiscutíveis e atemporais de arquitetos como Le Corbusier e Ludwig Mies van der Rohe, até os trabalhos pioneiros de arquitetos como Zaha Hadid e OMA, passando pelo delicado trabalho do Gabinete de Arquitectura, esses 11 exemplos nos ensinam lições valiosas sobre a arquitetura, principalmente como projetar para requisitos específicos, sem perder a criatividade e beleza do projeto arquitetônico.

Em nome do ArchDaily, queremos agradecer todos os arquitetos que compartilham conosco a melhor arquitetura do mundo, ajudando-nos a inspirar profissionais de todo o globo a construir cidades melhores.

A Casa da Música e a Cidade das Artes: por uma monumentalidade

Em sua tese de doutorado, Guilherme Essvein de Almeida apresenta uma análise de duas importantes obras da arquitetura contemporânea: a Casa da Música do Porto projetado por Rem Koolhaas e a Cidade das Artes no Rio de Janeiro, da autoria de Christian de Portzamparc. A tese, defendida em 2018, foi orientada pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Dias Comas e faz parte do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Veja abaixo o resumo informado pelo autor e o link para a tese completa.

5 Projetos nomeados para o Prêmio EU Mies 2019 de Arquitetura Contemporânea

Cinco projetos finalistas foram selecionados para o Prêmio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea de 2019, um prêmio atribuído conjuntamente pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe. O prêmio bienal, do qual o ArchDaily é parceiro de mídia, reconhece os projetos localizados na Europa que demonstram excelência em "termos conceituais, sociais, culturais, técnicos e construtivos".

Policarbonato na arquitetura: 10 soluções translúcidas

Como construir envoltórias leves, com uma confortável luz difusa e alta resistência ao impacto e ao clima?

O policarbonato oferece diversas soluções para o aproveitamento da iluminação natural. Seja em fachadas, espaços internos ou coberturas, os benefícios do policarbonato, como leveza, linhas limpas, painéis coloridos e efeitos de luz, oferecem uma ampla gama de liberdade projetual. A tecnologia de painéis microcelulares reduz a necessidade de luz artificial e favorece a uniformidade na difusão da luz natural, obtendo fachadas com eficiência energética e sensação de espaço e iluminação nos espaços interiores. Confira, a seguir, 10 projetos que utilizaram policarbonato como material de envoltória.

© Ben Hosking © Imagen Subliminal Cortesía de Danpal Cortesía de Danpal + 33

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional

Dentro do conjunto de debates no campo da arquitetura, a relação entre o desenvolvimento projetual e a educação – especialmente infantil – tem ganhado destaque. A relação entre o campo da arquitetura junto à sociologia e filosofia, por exemplo, é notória. Muitas vezes, ao desenvolver um projeto, discussões entre estes campos são imbuídas projetualmente como instrumento potencializante das relações entre espaço e usuário. Quando pensamos especificamente na tipologia educacional dedicada a crianças, tomamos mecanismos que vão muito além de questões físicas de ergonomia, mas pensamos na arquitetura como ferramenta educacional.

Casas híbridas: 26 residências de uso misto

© Tsukui Teruaki © Toshiyuki Yano © Vincent Hecht © Charles Davis Smith + 27

Normalmente, os espaços de uma casa são distribuídos em áreas comuns, quartos, cozinha e banheiros. No entanto, às vezes o cliente exige outros programas relacionados ao seu trabalho ou lazer, tornando o projeto da residência mais complexo. Como arquitetos, nos deparamos com um desafio interessante: mesclar a vida privada de seus habitantes com programas mais abertos, gerando espaços híbridos, muitas vezes de uso misto.

Conheça, a seguir, 26 projetos de residências que contam com notáveis adições, como lojas, campos de futebol, celeiros, estufas e até pistas de skate.

Rem Koolhaas sobre identidade, conformismo e cidades digitais

Na medida em que cresce a influência de políticas baseadas em identidade, faz cada vez mais sentido examinar o efeito que ela têm na maneira como pensamos e projetamos nossas cidades. Em uma recente entrevista ao Washington Post, Rem Koolhaas discute essas mudanças - e como elas marcam uma evolução do conceito de cidade genérica introduzido por ele no livro S, M, L, XL.

Moradia Estudantil Olympe de Gouges / ppa architectures

© Antoine Séguin © Antoine Séguin © Antoine Séguin © Antoine Séguin + 31

Dormitórios  · 
Toulouse, França
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura ppa architectures
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    14641.0 m2

Arquiteturas do entremeio: o espaço como resultado da adversidade

Escrevendo para o Blog da Fundación Arquia, o arquiteto Adrià Guardiet nos presenteia com uma bela reflexão que apresenta três diferentes perspectivas sobre as arquiteturas inacabadas, aquelas nas quais o tempo e seus habitantes desempenham um papel primordial.

Certos tipos de arquitetura incorporam o tempo como uma importante ferramenta de projeto. Estruturas abertas, dinâmicas, crescentes. Outras buscam inspiração nas pré-existência e acabam por (re)construir a memória do lugar. Para citar apenas alguns exemplos.

Embora o tempo seja um fator onipresente, seu passo indelével nem sempre se faz visível nas estruturas que construímos. Entretanto, neste tipo de arquitetura, o tempo costuma ser muito mais evidente e explícito, principalmente naquelas estruturas incompletas ou inacabadas, seja por razões econômicas, políticas, naturais ou sociais. São aquelas que decidimos chamar de arquiteturas do entremeio. Obras que através de contextos instáveis, encontram um terreno fértil para florescer.

Ellen van Loon fala sobre a influência da Casa da Música no mais recente projeto do OMA: BLOX

No início do mês, na abertura de seu mais novo edifício, Ellen van Loon sentou-se no terraço da BLOX em Copenhague, exalando a satisfação que vem com a finalização de um grande edifício público. Após o dia de atividades de abertura, van Loon conversou com o ArchDaily sobre o edifício de uso misto de 27.000 metros quadrados. Construído para a Realdania, ele é o novo lar do Centro de Arquitetura Dinamarquês na beira do porto, localizado em um terreno incrivelmente desafiador, cortado por uma rua movimentada.

As lições de Lacaton & Vassal para se construir modestamente

A dupla francesa Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal é conhecida por suas intervenções delicadas, reorientando estruturas negligenciadas com aparente facilidade. Originalmente publicado no site Harvard Gazette com o título original de "They Build, But Modestly", este artigo reconta as lições que eles ofereceram aos alunos em uma palestra na Harvard Graduate School of Design.

Por volta de 1980, dois jovens arquitetos terminaram sua graduação em Bordeaux, na França, e mudaram-se para a Nigéria. Nas regiões remotas do país africano, eles foram inspiradas pelas estruturas simples que viram em meio às impressionantes paisagens do deserto. As casas eram abertas ao ar, tinham telhados de palha utilitários e eram feitas com pedaços de madeira local. A modéstia prevalecia em estruturas que também traziam beleza.

As lições de construção na África permaneceram com Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal em sua prática baseada em Paris, Lacaton & Vassal: usar o que há no local, permanecer simples, abraçar o ar livre e honrar luz, liberdade e graça. Eles praticam arquitetura social baseada na economia, na modéstia e na beleza dos espaços.

Palais de Tokyo Expansion / Lacaton & Vassal. Image © 11H45 Nantes School of Architecture / Lacaton & Vassal. Image © Philippe Ruault Palais de Tokyo Expansion / Lacaton & Vassal. Image © 11H45 23 Semi-collective Housing Units / Lacaton & Vassal. Image © Philippe Ruault + 8

Fotos da Semana - Especial Halloween: 15 imagens noturnas incríveis

Em comemoração ao Dia das Bruxas, esta semana fizemos uma seleção de algumas das mais impressionantes fotografias noturnas que já publicamos. Trabalhar com pouca luz é um desafio aos fotógrafos, no entanto, abre possibilidades para explorar a iluminação artificial dos edifícios e também o tempo de abertura do obturador da câmera, resultando em imagens por vezes surpreendentes. Veja, a segui, o trabalho de renomados fotógrafos como Ketsiree Wongwan, Laurian Ghinitoiu e Philippe Ruault.

© Marc Goodwin © Laurian Ghinitoiu © Ketsiree Wongwan © Virginia Cucchi + 16