Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects

Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Philippe Ruault

Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de ExteriorInstituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de Exterior, FachadaInstituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Imagem 4 de 21Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de ExteriorInstituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Grafton Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Castel Alu, DBS, EURO-ASCENSEURS, Eliez, France Sols, Garrigues, Horis, IDS, LCCA, Mabuleau, Mussidan, Ridoret, Sept Resine
  • Cliente: Institut Mines-Télécom
  • Arquiteto Local: Vigneu Zilio Architectes
  • Certificação Ambiental: Green Affair
  • Consultoria Cozinha: EFC
  • Sinalização Gráfica: Locomotion
  • Cidade: Palaiseau
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de Exterior
© Philippe Ruault

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está organizado em torno de seis espaços: o jardim, quatro pátios externos e a 'Rue intérieure' que conecta os outros ambientes e a entrada para formar um 'coração social' para o instituto. Entre a metade leste e o jardim aberto estende-se uma “ponte” da biblioteca que conecta a comunidade de acadêmicos, professores e funcionários com uma série de salas interligadas, salas de leitura e espaços de galerias. A forma externa do bloco é sustentada pelos 800 escritórios, situados acima dos maiores laboratórios e anfiteatros abaixo dos quais possuem vãos maiores. No nível do solo, a estrutura é o mais aberta possível para que os espaços públicos e o jardim possam fluir juntos formando uma paisagem cívica contínua.

Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de Exterior
© Philippe Ruault
Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Philippe Ruault
Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Imagem 15 de 21
Planta - Principal

Este edifício está dentro de um plano diretor para um planalto perto de Paris que propõe ruas, praças e avenidas, integrando poeticamente paisagem, aprendizado e indústria. Exploramos o legado de gramados, quadrículas e claustros na grande tradição das instituições educativas. Na construção de um edifício universitário do século XXI, fomos inspirados por um estudo minucioso de precedentes históricos, como o Palais Royale, Paris e Trinity College, Dublin e Ospedale Maggiore, Milão e a antiga Stoa grega de Attalos.

Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de Exterior
© Philippe Ruault

Pensamos neste novo edifício como um caldeirão de ideias onde os elementos compartilhados são colocados firmemente no chão e o espaço privado é erguido em direção ao céu. Para dar um sentido distinto de lugar, desejamos criar um fechamento, mas não limites rígidos, usando um ritmo modulado de 1,35m, 2,7m, 5,4m e 10,8m - uma fachada 'musical' envolvendo jardins, pátios e salões - espaços compartilhados que delineiam a comunidade de pesquisa e estendem o domínio público por todo o terreno.

Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de Exterior
© Philippe Ruault
Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Imagem 18 de 21
Corte

Sustentando por uma estrutura de concreto in situ, um véu de aletas de concreto varia em profundidade dependendo da orientação e altura, o que resulta em uma superfície viva de luz e sombra, evitando superaquecimento e ofuscamento. Esses brises são feitos de um agregado e areia que reproduzem a rica cor ocre da argila Saclay.

Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Philippe Ruault

Projetado para padrões de baixa manutenção e redução do consumo de energia: todas as janelas podem ser abertas, o que permite ventilação natural e manutenção, sendo possível também, que os usuários controlem seu ambiente imediato. Um espelho d'água no jardim funciona como um tanque de atenuação da água da chuva cercado por árvores.

Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Imagem 4 de 21
© Dennis Gilbert

O princípio estrutural faz a mediação entre os espaços de escritórios acima e os volumes maiores da 'Rue Interieure' (anfiteatros, salas de aula e laboratórios) abaixo. Uma estrutura de transferência no teto do segundo nível cria a transição entre esses vãos menores e maiores, o que permite que os laboratórios e a biblioteca 'flutuem' acima dos grandes espaços interconectados do térreo.

Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Imagem 11 de 21
© Philippe Ruault

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:19 Place Marguerite Perey, 91120 Palaiseau, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects" [Institut Mines-Télécom / Grafton Architects] 27 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977343/instituto-mines-telecom-grafton-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.