Lara Swimmer

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Incorporando o fogo em projetos externos: dicas e exemplos para lareiras

Whidbey Island Farm Retreat / mwworks. Image © Kevin ScottFireplace for Children / Haugen/Zohar Arkitekter. Image © Jason Havneraas & Grethe FredriksenCarraig Ridge Fireplace / Young Projects. Image © Bent René SynnevågVC House / Dumay Arquitectos. Image © Ignacio Infante Cobo+ 17

Yuval Noah Harari aponta que, por volta de 300 mil anos atrás, os Homo erectus, os neandertais e os antepassados do Homo sapiens já utilizavam o fogo diariamente. Segundo o autor do best-seller internacional “Sapiens”, o fogo abriu a primeira brecha significativa entre o homem e outros animais. “Ao domesticar o fogo, os humanos ganharam controle de uma força obediente e potencialmente ilimitada.” Alguns estudiosos, inclusive, acreditam que há relação direta entre o advento do hábito de cozinhar os alimentos (possível por conta da domesticação do fogo), ao encurtamento do trato intestinal e o crescimento do cérebro humano, que permitiu que os seres humanos se desenvolvessem e criado tudo o que temos.

Casa de Campo Olympia / Coates Design: Architecture + Interiors | Seattle Architects

© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer+ 32

Psicologia do espaço: as implicações da arquitetura no comportamento humano

Visto que seres humanos passam a maior parte de suas vidas em ambientes fechados, não nos surpreende o fato de que determinadas características do espaço construído têm um impacto significativo em nosso comportamento psíquico. A psicologia ambiental é, de fato, a disciplina que estuda o comportamento humano em suas interrelações com os espaços onde a vida humana transcorre. Condições de iluminação, de escala e proporção assim como os materiais e suas texturas são características espaciais que emitem informações para nossos sentidos, afetando a maneira como nos relacionamos com o espaço, produzindo um sem fim de sensações e reações.

Determinadas características do espaço construído são capazes de induzir sensações de tranquilidade e segurança, de fazer com que as pessoas se sintam bem e relaxadas ou até aumentar a concentração e a produtividade dos usuários em seu ambiente de trabalho. Independente de qual sejam as sensações que eles nos provocam, não se pode negar que as características dos espaços em que vivemos – ou trabalhamos –  desempenham um papel fundamental na maneira como as pessoas se sentem e como elas se relacionam com o espaço; e portanto, a psicologia ambiental pode ser uma importante aliada no desenvolvimento de projetos que proponham soluções para  promover uma maior qualidade de vida aos seus usuários.

Como as cores influenciam a Arquitetura

Assim como as cores de uma pintura ou de uma fotografia abstrata podem despertar um certo humor, as cores de um edifício ou sala podem influenciar profundamente a sensação das pessoas que o usam. Fisiologicamente, diversos estudos mostraram que a luz azul retarda a produção de melatonina, mantendo as pessoas mais alertas ou acordadas mesmo à noite. Psicologicamente, as pessoas associam determinadas cores a sentimentos por conta de símbolos culturais e experiências vividas - por exemplo, elas podem perceber a cor vermelha como ameaçadora ou assustadora por causa de sua conexão com o sangue.

No geral, a maneira como uma sala é pintada pode ter efeitos complexos sobre como seus usuários se sentem, ao mesmo tempo que uma fachada pode ser percebida de maneiras dramaticamente diferentes, dependendo de como são suas cores. Abaixo, resumimos as associações emocionais de todas as cores, avaliando seus efeitos diferentes à medida que cada uma é usada no espaço arquitetônico.

Design Wing / Coordination Asia. Image © Coordination AsiaHotel Encanto Acapulco / Miguel Angel Aragonés. Image © MAAFamily Box Qingdao / Crossboundaries. Image © Xia ZhiLe Soufflet / NatureHumaine. Image © Adrien Williams+ 52

Lareiras e fogões: 35 espaços onde o fogo é protagonista

© Ralph Feiner© Adam Gibson© Lars Petter Pettersen© Thomas Heimann+ 36

Desde o início dos tempos, o ser humano se reúne em volta do fogo. Os primeiros assentamentos e cabanas primitivas incluíam em seu interior uma pequena fogueira para cozinhar e manter o calor de seus habitantes. Esta tradição continuou até o presente, com lareiras e fogões assumindo os mais variados modelos e formas e proporcionando possibilidades dentro e fora de casa.

Veja, a seguir, 35 exemplos de espaços que têm o fogo como protagonista. 

Centro de Preparação Coronel Nesmith / Hacker Architects

© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer+ 26

  • Arquitetos: Hacker Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AEP Span, Lynden Door

AIA divulga os melhores projetos educacionais de 2018

O Comitê de Arquitetura para a Educação do Instituto Americano de Arquitetos anunciou os vencedores do prêmio Education Facility Design Awards deste ano. Os oito vencedores e duas menções honrosas foram premiados como as melhores instalações educacionais deste ano, que não apenas demonstram excelência no projeto arquitetônico contemporâneo, mas também promovem a educação de maneiras inovadoras e servem como um espaço de aprendizado inspirador. Os projetos deste ano são projetados para estudantes de todas as idades, desde creches a edifícios de ensino superior.

“A educação continua a evoluir, e os projetos do programa Education Facility Design Awards deste ano - apresentados pelo AIA e pelo Comitê de Arquitetura para Educação - representam os ambientes de aprendizagem de última geração que estão sendo desenvolvidos nos espaços de hoje. Esses projetos mostram inovação em todo o processo de aprendizagem, mostrando como os arquitetos estão criando espaços de ponta que aprimoram a pedagogia moderna”.

Leia mais sobre os vencedores abaixo.

© Hank Mardukas Photography© Bruce Damonte© Tom Arban© Lara Swimmer+ 50

TreeHouse / LEVER Architecture

Cortesia de LEVER Architecture© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer+ 17

  • Arquitetos: LEVER Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Oregon Lumber Company, Skyline Sheet Metal, TechLighting

12 Mulheres na Fotografia de Arquitetura (parte 2)

Há algum aspecto ou marca recorrente que distingue, na essência, o olhar de fotógrafas e fotógrafos de arquitetura? Essa talvez seja mais uma daquelas perguntas de caráter retórico frequentemente usadas como argumento ao lançar luz sobre obras produzidas por mulheres e para a qual não se tem resposta precisa. 

Sem a pretensão de encontrar esta resposta - e dando seguimento ao nosso primeiro artigo que reunia uma seleção de mulheres na fotografia de arquitetura -, apresentamos aqui uma nova compilação de profissionais que merecem atenção pela qualidade de seus registros fotográficos. Veja nossa lista, a seguir:

The Studios / Graham Baba Architects

©  Lara Swimmer©  Lara Swimmer©  Lara Swimmer©  Lara Swimmer+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  929
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: B&O, BANG & OLUFSEN, Bellingham, Edge, Ligne Roset, +3

Architectural League anuncia os vencedores do prêmio "Emerging Voices 2017"

Todos os anos, a Architectural League de Nova Iorque concede seu prestigioso prêmio Emerging Voices a oito escritórios nos Estados Unidos, Canadá e México, cujo trabalho "representa o melhor de seu tipo e aborda questões maiores na arquitetura, na paisagem e ambiente construído."

Esta é a 35ª edição do prêmio, organizado pela Diretora de Programação da Liga, Anne Rieselbach, e votado por um estimado júri.

"O prêmio de 2017 personifica a versatilidade da prática contemporânea. Muitas firmas assumem vários papéis de designer, desenvolvedor e / ou construtor para lidar com as questões da habitação, no projeto institucional e da esfera pública. Elas abraçam a experimentação material, desafiando contextos e uma economia de meios dentro das limitações orçamentais para criar uma arquitetura exemplar ", disse Rieselbach.

Os vencedores deste ano são:

La Tellera / Frida Escobedo. Image © Rafael GamoWhistler Cabin / Scott and Scott Architects. Image © Scott and Scott ArchitectsMA House / Cadaval & Solà-Morales. Image © Sandra PereznietoTreehouse / LEVER Architecture. Image © Lara Swimmer+ 9

NorthEdge / Perkins+Will

© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer+ 12

  • Arquitetos de interiores: Perkins+Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1930
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cascadia, EFCO, Kingspan Insulated Panels

Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Naples / Lake|Flato Architects

© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer+ 11

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014

Religious Architecture Awards celebra as melhores obras religiosas de 2015

Edifícios religiosos estão entre algumas das obras mais proeminentes da história da arquitetura e o Religious Architecture Awards da revista Faith & Form celebra os exemplos mais recentes desta categoria de edificação. Como a tendência das práticas religiosas e dos edifícios que as abrigam mudou, o prêmio deste ano celebra uma ampla variedade de estruturas, incluindo um número crescente de projetos de renovação e restauro, e também apresenta pela primeira vez a categoria "mega igreja". De um total de 44 projetos enviados, 16 foram premiados em uma das cinco categorias: novo equipamento, renovação, restauro, reuso adaptativo e projeto litúrgico de interiores.

Conheça os vencedores a seguir:

Mission San Juan Capistrano/Ford, Powell & Carson Architects & Planners, Inc.. Imagem © Mark MenjivarThe Memorial Church, Harvard University/Finegold Alexander Architects. Imagem © Blind DogImmanuel Chapel/Robert A.M. Stern Architects. Imagem © Peter Aaron/OTTOSt. Monica Catholic Church/Fisher Heck Architects. Imagem © DVDesign+ 41

9 edifícios selecionados para o Prêmio AIA de Projetos Educacionais

William Rawn Associates / The Berklee Tower. Image © Robert Benson Photography
William Rawn Associates / The Berklee Tower. Image © Robert Benson Photography

O Comitê de Arquitetura para Educação (CAE) do Instituto dos Arquitetos Americanos (AIA) anunciou os vencedores do Prêmio de Projetos Educacionais, que reconhece qeuipamentos educacionais que "servem como um exemplo de um excelente lugar para se aprender, promovendo os objetivos do cliente, as metas e o programa educativo e, ao mesmo tempo, demonstrando excelência no projeto arquitetônico."

Uma grande variedade de projetos, como escolas públicas de ensino fundamental, escolas de ensino médio, e instalações de ensino superior, foram submetidos ao Comitê, que observou que muitos dos edifícios incorporam "espaços informais e flexíveis para a colaboração e a interação social ao lado de espaços de ensino", bem como arquibancadas, anfiteatros e espaços de discussão.

Conheça os projetos premiados a seguir:

Casa Torre / Benjamin Waechter Architect

© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer+ 12

Portland, Estados Unidos

Centro Bezos para a Inovação / Olson Kundig Architects

© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer© Lara Swimmer+ 14

Edifício Sul do Centro Federal 1202 / ZGF Architects

©  Benjamin Benschneider©  Benjamin Benschneider©  Benjamin Benschneider©  Benjamin Benschneider+ 30

  • Arquitetos: ZGF Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  209000 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Armstrong Ceilings, Lutron, Guardian Glass, Knauf, ASC Steel, +87