Hiroyuki Hirai

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Quando arquitetos se mobilizam em tempos de crise

Nos últimos meses, a comunidade de arquitetura vem tentando trazer sua contribuição para a luta contra a pandemia. A disseminação global dessa crise pode ter desencadeado um esforço coordenado e, mais visível, mas não é a primeira vez que os profissionais se mobilizam em momentos de crise. Ao longo dos anos, desastres naturais e emergências fizeram com que vários arquitetos se envolvessem em iniciativas de auxílio a desastres, bem como em uma ampla gama de ações humanitárias. Neste artigo, analisaremos diferentes ocasiões em que arquitetos e iniciativas contribuíram de forma significativa, ajudando as comunidades afetadas a superar as dificuldades.

Parques infantis em assentamentos de refugiados. Imagem Cortesia de CatalyticActionCatedral de Papelão / Shigeru Ban. Imagem © Bridgit AndersonHabitações por Yasmeen Lari. Imagem Cortesia de Al JazeeraCentro de Mulheres / Yasmeen Lari. Imagem Cortesia de Al Jazeera+ 13

Os projetos humanitários de Shigeru Ban

Catedral Cardboard. Imagem © Stephen Goodenough
Catedral Cardboard. Imagem © Stephen Goodenough

Shigeru Ban, Premio Pritzker de 2014, é conhecido pelo seu uso inovador de materiais assim como pela sua abordagem compassiva em seus projetos. Por um pouco mais de três décadas, Ban, fundador da Voluntary Architects Network, também aplicou seu extenso conhecimento em materiais recicláveis, principalmente papel e papelão, para construções de alta qualidade, abrigos de baixo custo para vítimas de desastres em todo o mundo – Ruanda, Haiti, Turquia e Japão, são alguns dos países que receberam seus projetos.

Casas Paper Log no Índia. Imagem © Kartikeya ShodhanEscola Primária Temporária Hualin. Imagem © Li JunSala de Concertos de Papel. Imagem © Didier Boy de la TourCatedral Cardboard. Imagem © Stephen Goodenough+ 25

Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável

Durante as últimas décadas, os espaços interiores tornaram-se cada vez mais abertos e versáteis. Desde as paredes grossas e múltiplas subdivisões das villas paladianas, por exemplo, às plantas livres e multifuncionais de hoje, a arquitetura tenta combater a obsolescência, fornecendo ambientes mais eficientes para a vida transcorrer, facilitando as experiências cotidianas de pessoas no presente e futuro. E enquanto as antigas vilas de Palladio ainda podem acomodar uma variedade de recursos e estilos de vida, reajustando seus usos sem alterar um centímetro de sua simetria e modulação originais, hoje a flexibilidade parece ser a receita para prolongar a vida dos edifícios tanto quanto possível.

Como projetar espaços neutros e flexíveis o suficiente para se adaptar ao ser humano em evolução, oferecendo as soluções que cada pessoa demanda hoje em dia? Um elemento antigo pode ajudar a redefinir a maneira como concebemos e habitamos o espaço: cortinas.

Emperor Qianmen Hotel / asap. Image © Jonathan LeijonhufvudReady-made Apartment / azab. Image © Luis Diaz DiazPURE / Sílvia Rocio + Mariana Póvoa + esse studio. Image © Francisco NogueiraJL Madeira Office / Metro Arquitetos Associados. Image © Ilana Bessler+ 48

Shishi-Iwa House / Shigeru Ban Architects

© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai+ 14

Karuizawa, Japão

10 Projetos do ArchDaily que você pode reservar no Airbnb

ArchDaily e Airbnb foram fundados no mesmo ano, 2008, porém com propósitos muito diferentes. Desde então, o ArchDaily acumulou uma vasta base de dados com milhares de projetos localizados em cidades e países de todo o mundo. O Airbnb, por outro lado, revolucionou a forma como exploramos os países e habitamos os edifícios, mesmo se for por uma única noite.

Enquanto para os amantes da arquitetura foram oferecidas ocasionalmente experiências muito limitadas através do Airbnb, como a estadia de uma noite na Grande Muralha da China ou uma visita arquitetônica ao Estádio Olímpico de Tóquio 2020, cortesia de Kengo Kuma, a lista de obras disponíveis na plataforma possui ainda mais jóias arquitetônicas agora disponíveis para reserva.

Kubuswoningen / Piet Blom. Imagem © Dirk VerwoerdResidência Ex of In / Steven Holl Architects. Imagem © Paul WarcholSky Pods / Natura Vive. Imagem © AirbnbVillaLóla / ARKÍS architects. Imagem © ARKÍS architects+ 52

Fotos da Semana: 10 espelhos d'água incríveis

Esta semana, reunimos aqui uma série de fotografias que fazem uso do reflexo de espelhos d'água como principal elemento compositivo. Nelas, a superfície da água desempenha um papel fundamental para criar efeitos na composição, seja para refletir elementos, seja para difundir a luz. Veja, a seguir, uma seleção de dez fotografias de renomados profissionais como Lu Hengzhong, Yao Li e Nico Saieh.

© Nico Saieh© Yao Li© Lu Hengzhong© Fernando Guerra+ 11

Em foco: Shigeru Ban

Shigeru Ban, nascido em 5 de agosto de 1957, é um arquiteto japonês vencedor do Prêmio Pritzker 2014 por sua significativa contribuição às inovações na arquitetura e filantropia. Sua habilidade de em aplicar conhecimentos convencionais em diferentes contextos resultou uma obra caracterizada pela sofisticação estrutural e uso de técnicas e materiais pouco convencionais.

10 tipologias para iluminação natural: de padrões dinâmicos à luz difusa

A luz natural tem se mostrado um excelente elemento criador de formas com o qual a arquitetura pode criar ambientes dinâmicos. Pioneiro em projetos de iluminação, William M. C. Lam, (1924-2012) enfatizou em seu livro "Sunlighting as Formgiver" que a consideração pela luz natural vai muito mais além da economia de energia. Os arquitetos já encontraram inúmeras maneiras de implementar a luz natural e o fato de propor uma tipologia lumínica coerente pode ser um alvo valioso durante o processo de projeto. No entanto, análises de iluminação natural centram-se principalmente no consumo de energia.

Siobhan Rockcastle e Marilyne Andersen, porém, desenvolveram uma abordagem qualitativa no EPFL, em Lausanne. Seu interesse foi impulsionado pela diversidade espacial e temporal da luz do dia, criando uma matriz com 10 tons de luz natural.

Vote em seus projetos favoritos para o Building of the Year Awards 2016

2015 foi um ano excelente para o ArchDaily. Continuamos a crescer e a disponibilizar mais informações e ferramentas para um número ainda maior de pessoas de todas as partes do mundo, facilitando o acesso ao conhecimento e encorajando a troca de ideias entre profissionais de diversos contextos e áreas diferentes. 

Pelo sétimo ano consecutivo, convidamos nossos leitores a reconhecer e recompensar os projetos que causaram maior impacto na profissão com o Building of the Year Awards 2016. Ao votar, você se torna parte de uma rede imparcial de jurados que vem selecionando os projetos mais relevantes nos últimos seis anos. Ao longo das próximas duas semanas, nossa inteligência coletiva filtrará mais de 3 mil projetos, selecionando, ao fim, apenas 14: o melhor em cada categoria do ArchDaily. 

Esta é sua chance de escolher o melhor da arquitetura: vote em seus projetos favoritos para o Building of the Year Awards 2016.

Leia o regulamento, a seguir.

Museu Oita / Shigeru Ban Architects

© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai+ 11

Oita, Japão

Billboard / +S/Shintaro Matsushita+Takashi Suzuki + knit/Naohito Ikuta

© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai+ 17

Estação JR Onagawa / Shigeru Ban Architects

© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Vencedores do "2015 ArchDaily Building of the Year Awards"

Após duas semanas de nomeação e votação, temos o prazer de anunciar os vencedores do 2015 ArchDaily Building of the Year Awards. Como um prêmio de arquitetura baseado na escolha popular, os resultados mostrados aqui representam a inteligência coletiva de 31.000 arquitetos, selecionando a melhor arquitetura dentre os mais de 3 mil projetos publicados ano passado no ArchDaily.

Os edifícios vencedores representam um grupo diverso de arquitetos, de vencedores do Prêmio Prtizker como Álvaro Siza, Herzog & de Meuron (Arena do Morro, em Natal) e Shigeru Ban, a escritórios emergentes como o spaceworkers ou o conceituado Studiomk27 de Márcio Kogan. Em muitos casos seus projetos podem ser visualmente mais impactantes, mas cada um aborda seu contexto e programa de um modo único, visando solucionar desafios sociais, ambientais ou econômicos em diversas comunidades espalhadas pelo mundo. Ao publicá-los no ArchDaily, esses edifícios nos ajudaram em nossa missão de proporcionar inspiração e conhecimento aos arquitetos. Então, a todos aqueles que participaram nomeando ou votando nos projetos finalistas, obrigado por terem feito parte desse maravilhoso processo, em que as vozes de arquitetos de todas as partes do mundo se uniram para passar uma mensagem forte, inteligente e voltada para o futuro. Veja a seguir os vencedores:

Casa dos pisos separados / Jun Yashiki & Associates

© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Makoto Yoshida / Nikkei Architecture© Makoto Yoshida / Nikkei Architecture+ 10

Casa do telhado côncavo No.2 / Jun Yashiki & Associates

© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai+ 12

Kadokeshi / +S/Shintaro Matsushita+Takashi Suzuki

© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai© Hiroyuki Hirai+ 36