O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Japão
  5. Shigeru Ban Architects
  6. 2015
  7. Museu Oita / Shigeru Ban Architects

Museu Oita / Shigeru Ban Architects

Museu Oita / Shigeru Ban Architects
Museu Oita / Shigeru Ban Architects, © Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

© Hiroyuki Hirai © Hiroyuki Hirai © Hiroyuki Hirai © Hiroyuki Hirai + 11

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os museus são, em geral, um edifício fechado que evita que o público saiba quais atividades ocorrem em seu interior.

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

Este museu tem como objetivo atrair inclusive os que não são amantes da arte, a visitar com regularidade e desfrutar do museu como um lugar de encontro.

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

O átrio do térreo tem um espaço aberto com pé-direito duplo totalmente fechado por vidro, assim as atividades do museu se tornam visíveis a partir da rua.

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

O átrio tem seu acesso liberado e pode ser desfrutado como um espaço cívico. Há uma loja e um café que estão desenhados de modo que podem ser deslocados para se adaptarem às necessidades cambiantes dos projetos expográficos na Sala de Exposições. Esta sala é criada mediante o uso de paredes móveis para dividir a galeria em compartimentos fechados ou transformá-lo num espaço único de exposição. O átrio está mudando constantemente com cada exposição, de modo que com cada visita há uma nova impressão do espaço.

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

Por outro lado, toda a fachada do lado sul é composta por portas dobráveis de vidro que podem se abrir completamente para se converterem num espaço semi-aberto, permitindo a entrada livre dos visitantes. Este espaço público nasce da ideia tradicional japonesa "Engawa', uma espécie de beiral das casas japonesas.

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

Uma fachada de vidro pode criar uma conexão visual entre interior e exterior, mas existe uma parede transparente que separa fisicamente os espaços. Mediante a eliminação desta parede, o museu se converte num centro que se une à cidade. Quando a cidade fecha a rua da frente para se converter no que eles chamam de um "paraíso para os pedestres", a rua se converte num espaço público conectado. Combinado com o centro cultural justo em frente do museu, é possível manter grandes eventos em torno destes dois equipamentos culturais, reforçando ainda mais a energia e o espírito da cidade de Oita.

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Museu Oita / Shigeru Ban Architects" [Oita Prefectural Art Museum / Shigeru Ban Architects] 31 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771128/museu-oita-shigeru-ban-architects> ISSN 0719-8906