Felipe Díaz Contardo

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval

© Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo + 49

Colico, Chile
  • Arquitetos: Sebastián Irarrazaval
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

Por que mitigar ao invés de reconstruir? O exemplo da resiliência chilena

O Chile é um país acostumado tanto com desastres naturais quanto com processos de reconstrução. No entanto, a frequência desses ciclos tem aumentado ao longo dos anos. De acordo com o Ministério do Interior, 43% de todos os desastres naturais registrados no Chile desde 1960 ocorreram entre 2014 e 2017. Inclusive o governo já está envolvido em vários processos de reconstrução em todo o país.

Projetado por Teodoro Fernández Arquitectos, o Parque Urbano Kaukari transformou o canal do Rio Copiapó em um espaço verde urbano acessível, capaz de controlar as enchentes em potencial, assim como aconteceu em 2015. Imagem © Rodrigo OpazoProjetado por Sebastian Irarrázaval, A Biblioteca Pública Constitución fez parte de uma iniciativa público-privada para reconstruir a cidade de Constitución após o terremoto de 2010 no Chile. Imagem © Felipe Díaz ContardoProjetado por PLAN Arquitectos, a Câmara Municipal de Constitución fez parte da reconstrução da cidade após o terremoto de 2010 no Chile. Imagem © Pablo BlancoVilla Verde / ELEMENTAL. Imagem © Suyin Chia+ 7

Centros culturais: 50 exemplos em planta e corte

Quantas vezes nos deparamos com o desafio de projetar um centro cultural? Embora isso possa parecer uma façanha para a maioria, muitos arquitetos já se viram diante da tarefa de projetar um programa que combina centro comunitário e cultura.

Entre os projetos publicados em nosso site, encontramos exemplos que abordam a questão a partir de diferentes abordagens, de configurações flexíveis a propostas que priorizam a centralidade, gerando espaços de encontro e atividades. Veja, a seguir, 50 exemplos de centros culturais acompanhados de suas plantas e cortes. 

Finalistas da III Bienal Latino-Americana de Arquitetura da Paisagem (BLAP)

A III Bienal Latino-Americana de Arquitetura da Paisagem apresentou na segunda-feira (10 de setembro) os finalistas do concurso que será realizado na Cidade do México nos dias 26 e 27 deste mês. A bienal organizada pela Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México (SAPM) desde 2014 busca ressaltar o papel que a arquitetura paisagística desempenha na construção do habitat na América Latina, com particular ênfase nos problemas ambientais e sociais que esta região.

"Buscamos incentivar a participação na construção da paisagem para mostrar o panorama amplo e diversificado das intervenções que emergem do local, mas que possibilitam a identificação de uma região que compartilha desafios e soluções", propõem os organizadores nas bases da bienal .

As 19 obras, projetos não construídos e pesquisa cobrem os critérios da bienal, que apontam para obras que respeitam a paisagem e seus valores; demonstrar comprometimento com critérios de sustentabilidade; e integrar e resolver problemas sociais, entre outras variáveis.

Conheça os finalistas abaixo:

Centro Cultural Arauco / elton_léniz

© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo+ 23

  • Arquitetos: elton_léniz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco, CHC, Quattro

Inspirações de cozinhas que servem também como sala de jantar e estar

Comprovadamente relacionados às áreas do cérebro responsáveis pela emoção e memória, os cheiros estão mais ligados a uma percepção de lugar do que qualquer outro sentido humano. E há poucas sensações mais poderosas do que o cheiro de comida deliciosa que sai de sua própria cozinha. Nesse sentido, as cozinhas são o verdadeiro coração da casa, o espaço mais relacionado à alegria, à infância e aos encontros.

Apresentamos aqui algumas de nossas cozinhas favoritas que também servem como salas de estar e jantar - espaços não só para a preparação do alimento, mas também para seu desfrute. Veja nossa lista a seguir!

© Hannes Henz© Tess Kelly© Fernando Guerra | FG+SG© Paul McCredie+ 18

Guia de arquitetura de Santiago: 31 lugares que todo arquiteto deve conhecer

Considerada um dos núcleos urbanos mais povoados da América Latina, a cidade de Santiago, Chile, não só se caracteriza por ser um vale com entorno montanhoso que representa um desafio arquitetônico permanente por conta de seu território sísmico, mas também por abrigar organismos administrativos, comerciais, culturais, financeiros e governamentais, apresentando-se como um bom panorama no momento de encontro social entre seus habitantes e turistas.

Santiago contempla significativos espaços que evidenciam diferentes marcos históricos que, por sua vez, determinam vestígios arquitetônicos modernos, tradicionais e contemporâneos que se destacam por expor sua história e manter de pé a cultura chilena.

A seguir, conheça uma lista de 31 lugares que todo arquiteto deve conhecer e visitar.

Os melhores projetos do mundo em 2016 (sem excluir América Latina, África e Ásia)

Sabemos que a história é escrita por aqueles que vencem e impõem seu próprio relato. Também sabemos que o relato do ocidente é o da Europa e Estados Unidos, enquanto o resto dos atores são minimizados ou inviabilizados; chineses e japoneses durante a Segunda Guerra Mundial; com o Império Otomano na Europa do século XVI e com as maiorias raciais na leitura da independência latino-americana. O mesmo ocorre com a arquitetura.

Temos insistido que o boom do Hemisfério Sul não se apoia unicamente em uma obra nova, mas também no reconhecimento de uma nova arquitetura inviabilizada e aparentemente não digna de ser publicada em revistas nos anos 1990. Este cenário mundial mudou com o surgimento de uma humanidade multipolar, mais local. Globalizada mas heterogênea, acelerada mas desequilibrada. Não há países vermelhos ou azuis, mas uma ampla paleta de cores explodidas, como num quadro de Pollock.

Isto serve de preâmbulo para ponderar os melhores edifícios de 2016 de acordo com a opinião do crítico britânico Oliver Wainwright, que elaborou um mapa mundi delimitado por Nova Iorque (a oeste) e a cidade norueguesa de Utoya (a leste), com a exceção de Birzeit, na Palestina.

O Hemisfério Sul representa mais de 40% da economia global e já concentra as principais mega-cidades do mundo, e, mesmo assim, não vale a pena estudar sua arquitetura? Expandindo os limites do mapa mundi arquitetônico de um planeta em transformação, destacamos os seguintes projetos deste ano.

Parque da Familia / Boza Arquitectos

© Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo Cortesía de Cristian Boza Wilson + 36

Quinta Normal, Chile
  • Arquitetos: Boza Arquitectos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Fahneu, Rubber, Travieso Golf

Cassino Ovalle e Hotel Keo / Turner Arquitectos

© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo+ 27

Ovalle, Chile
  • Arquitetos: Turner Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14020
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: CG Chile, CHC, Concret Doctor, Salomon Olivares

Residência Rosales Quijada / GITC arquitectura

© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo+ 16

Chicureo, Chile
  • Arquitetos: GITC arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ACZA , AIMTEC, Atika, CHAMIZA/PRODEMA, Carlos Herrera , +4

Biblioteca Pública de Constitución / Sebastian Irarrázaval

© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo+ 35

Constitución, Chile
  • Arquitetos: Sebastian Irarrázaval
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco, CHC

Em foco: Alejandro Aravena

Como fundador do "do tank" Elemental, o arquiteto chileno Alejandro Aravena (nascido no dia 22 de junho de 1967) talvez seja o arquiteto mais socialmente engajado a receber o Prêmio Pritzker recentemente. Distanciando-se de uma abordagem puramente estética, Aravena explica: "não achamos que somos artistas. Arquitetos gostam de construir coisas que são únicas. Mas se algo é único, ele não pode ser replicado, então, em termos de servir muitas pessoas em muitos lugares, o valor é próximo a zero."[1] Para Aravena, o principal objetivo do arquiteto é melhorar o modo de vida das pessoas ao abordar tanto as necessidades sociais e desejos humanos, como as questões políticas, econômicas e ambientais.

Centro Cultural Constitución / Alejandro Aravena | ELEMENTAL

© Felipe Diaz Contardo © Felipe Diaz Contardo © Felipe Diaz Contardo © Felipe Diaz Contardo + 11

Constitución, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  829
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco

15 imagens de obras do Alejandro Aravena, Prêmio Pritzker 2016

Alejandro Aravena é o primeiro arquiteto chileno a receber um Prêmio Pritzker. Elogiado por reviver o engajamento social na Arquitetura, o diretor executivo do ELEMENTAL provou a capacidade do arquiteto em resolver assuntos globais através de um portfólio diversificado. Veja os 15 projetos que exemplificam a contribuição de Aravena ao campo arquitetônico.

Edifício do Departamento de Física / Marsino Arquitectura

© Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo + 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1283
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco, Arq Studio, CAP, Cintac®, Cordillera, +10

Celeiro no Lago Ranco / Estudio Valdés Arquitectos

© Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo + 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  192
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Nuprotec

Residência El Maqui / GITC arquitectura

© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo© Felipe Díaz Contardo+ 23

Olmué, Chile
  • Arquitetos: GITC arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  253
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014