Dmitry Chebanenko

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Praça Triumfalnaya / Buromoscow

© Vlad Feoktistov© Vlad Feoktistov© Vlad Feoktistov© Vlad Feoktistov+ 21

Moscow, Rússia
  • Arquitetos: Buromoscow
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13740
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Magino, PSF KROST, Viabizzuno, iGuzzini

Fotografia de arquitetura e escala: a figura humana como ferramenta de análise

Incorporar a figura humana na fotografia de arquitetura é uma das formas mais eficazes de ajudar o espectador a decifrar a escala de uma obra. Com ela, não apenas é possível transmitir noções das medidas dos elementos fotografados, mas também criar interessantes relações que podem favorecer a composição de uma imagem. Com isso em mente, compilamos a seguir uma seleção de nossas fotografias favoritas que têm na escala humana seu principal elemento compositivo. 

© LCLA Office© Jihun Bae© Rasmus HjortshøjCortesia de AirMesh Pavilion+ 25

Monumentalidade ressignificada: a transformação da arquitetura e dos espaços públicos do leste europeu

Remanescentes do período de ocupação soviética, espaços urbanos monumentais e representativos de muitas das cidades do chamado Bloco de Leste Europeu ainda constituem um legado desafiador, tanto para seus cidadãos quanto para os arquitetos que nestes contextos projetam seus edifícios e espaços. Em completo desacordo com ambientes urbanos contemporâneos, regidos por valores democráticos e sociais, estes espaços ainda hoje representam um problema a ser resolvido. Edifícios e espaços públicos ideologicamente carregados estão aos poucos sendo recuperados, reconciliando os cidadãos com sua própria história—um passado que muitas vezes tende a ser esquecido e até apagado. Neste contexto, a (re)introdução da escala humana tem auxiliado arquitetos e urbanistas a restaurar a vitalidade dos espaços públicos destas cidades.

Azatlyk Central Square of Naberezhnye Chelny  by DROM. Image © Dmitry ChebanenkoThe Pyramid in Tirana. Image © Gent OnuziSkanderbeg Square by 51N4E. Image © Filip DujardinAzatlyk Central Square of Naberezhnye Chelny  by DROM. Image © Dmitry Chebanenko+ 14

Praça Azatlyk / DROM

© Evgeny Evgrafov© Dmitry Chebanenko© Evgeny Evgrafov© Evgeny Evgrafov+ 42

Naberezhnye Chelny, Rússia
  • Arquitetos: DROM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  78000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

Como escolher pisos para áreas públicas e de alto tráfego

Atualmente há uma infinidade de opções de pisos disponíveis no mercado, cada qual com suas especificações e particularidades. Ao projetar um espaço público, é fundamental fazer as perguntas corretas para definir os materiais de acordo com os requisitos e funções de cada uma de suas partes. Para começar: onde o piso será instalado? (área interna/externa; área molhada/úmida) / qual a quantidade de tráfego ao qual será submetido? (leve, moderado, alto tráfego) / que tipo de fluxo o piso receberá? (Pessoas, bicicletas, veículos leves, veículos pesados) / que tipo de inserção você quer adicionar considerando o contexto preexistente?

A partir dessas perguntas, pode-se traçar um perfil mais preciso e efetivo em relação à "resistência à abrasão" do piso (fator fundamental para assegurar a durabilidade do material). Depois, somam-se os fatores estéticos, funcionais, econômicos e sustentáveis.

© Grigoriy Sokolinsky. ImageRua Bolshaya Morskaya / AB CHVOYA + AM TRIAzatlyk - Praça Central de Naberezhnye Chelny / DROM. Image © Dmitry Chebanenko© Clément Guillaume. ImageEntrada de Chatenay Malabry / Ateliers 2/3/4/© Norbert Tukaj . ImageEspaço Público de Ogmios / DO ARCHITECTS+ 21

Azatlyk - Praça Central de Naberezhnye Chelny / DROM

© Dmitry Chebanenko© Evgeny Evgrafov© Evgeny Evgrafov© Evgeny Evgrafov+ 22

Naberezhnye Chelny, Rússia
  • Arquitetos: DROM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Chaos Group, Kammenyj Vek, Trimble

Sergei Tchoban: "Não podemos evitar olhar para a arquitetura. Arquitetura deve ser bela"

Após ser educado no Instituto Repin de Pintura, Escultura e Arquitetura em São Petersburgo, Sergei Tchoban se mudou para a Alemanha aos 30 anos de idade. Ele agora executa práticas paralelas em Berlim e Moscou, após tornar-se sócio-gerente da NPS Tchoban em 2003 e co-fundador da SPEECH com Sergey Kuznetsov em 2006. Em 2009, a Fundação Tchoban foi formada em Berlim para celebrar a arte perdida de desenhar através de exposições e publicações. O Museu de Desenho Arquitetônico da Fundação foi construído em Berlim em 2013 para o projeto da Tchoban. Nesta última entrevista para sua série “Cidade das Ideias”, Vladimir Belogolovsky conversou com Tchoban durante seu recente encontro em Paris sobre identidades arquitetônicas, inspirações, a paixão fanática do arquiteto pelo desenho e intangíveis como a beleza.

Villa in Wasiljewo, 2009, near Saint Petersburg. Image © Aleksey NaroditskyMuseum for Architectural Drawing, 2013, Berlin. Image © Roland HalbeActor Galaxy, 2015, Sotchi. Image © Aleksey NaroditskyExpo Pavilion Milan, 2015, Milan. Image © Aleksey Naroditsky+ 45

Centro de Convenções e Exposições Expoforum / Yevgeny Gerasimov and Partners, Tchoban Voss, SPEECH

© Dmitry Chebanenko© Dmitry Chebanenko© Dmitry Chebanenko© Dmitry Chebanenko+ 34

São Petersburgo, Rússia
  • Arquitetos: SPEECH
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  171125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Guardian Glass, Bosch, NBK North America

Bloco Residencial Vodniy / SPEECH

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  • Arquitetos: SPEECH
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  191893
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Guardian Glass, Architectural Terracota

Entre no minúsculo Museu do Trabalho Rural na Rússia

Se elevando na extensa paisagem da Rússia ocidental, o monolítico Museu do Trabalho Rural é um farol arquitetônico para a região de Kaluga Oblast. Construído com palha e argila locais, a torre de oito metros de altura é composta de uma sala redonda com iluminação zenital adornada com os instrumentos de trabalho manual. Destoante, inesperado e misterioso, o museu foi concebido pelos arquitetos russos Sergei Tchoban e Agniya Sterligova em homenagem à grande história agricultural da região. Definido por uma forma austera e pouco ortodoxa, a torre interrompe a paisagem da Rússia, ao mesmo tempo que serve como um dispositivo de sinalização para os residentes da aldeia vizinha de Zvizzhi.

Entre no mundo rudimentar do Museu do Trabalho Rural, a seguir.

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