
-
Arquitetos: Han Tümertekin Design & Consultancy
- Área: 87000 m²
- Ano: 2023




O Prêmio Aga Khan de Arquitetura (AKAA) anunciou 20 projetos finalistas para a edição de 2022. Concorrendo ao prêmio de US$ 1 milhão, um dos maiores da arquitetura, os 20 projetos localizados em 16 países diferentes foram selecionados pelo júri dentre 463 obras indicadas ao 15º Ciclo de Prêmios (2020-2022). O júri, do qual fazem parte Anne Lacaton, Francis Kéré, Nader Tehrani e Amale Andraos, se reunirá novamente este ano para visitar os projetos e escolher os vencedores.


Os edifícios de escritórios são conhecidos por serem utilitários, eficientes e rígidos. Embora essa tipologia tenha reputação por adotar grades retilíneas e layouts abertos, os projetos modernos começaram a explorar novas alternativas para o local de trabalho contemporâneo. Indo além das salas de trabalho padrão, espaços de reunião e zonas de apoio, esses projetos estão reimaginando as relações entre o envelope e o programa. Este é um movimento mais amplo no sentido de repensar as características formais e espaciais de onde trabalhamos. Enquanto essa tendência está sendo explorada globalmente, as cidades começaram a adotar novos projetos de escritórios em uma escala maior.

O ambiente construído do Cazaquistão é definido por uma história complexa. Como uma república constitucional com um patrimônio cultural diversificado, a arquitetura do país inclui tradições contrastantes, desde a integração de edifícios com a paisagem até o contrário. Hoje, uma mistura de torres e monumentos futuristas fala de um legado arquitetônico atípico, e uma série de projetos modernos mostra como os arquitetos estão trabalhando para construir uma nova narrativa para o país.

O domínio da arquitetura sempre esteve dividido entre o cosmos artístico e o racional. Durante nossos anos de estudo em arquitetura, raramente nos é oferecida uma metodologia específica com a qual podemos desenvolver um projeto, gerando diversos resultados e métodos diferentes. No entanto, para descobrirmos o método que melhor funciona para nós, precisamos entender o modo de pensar e projetar dos grandes pioneiros que influenciaram a arquitetura antes de nós.
Le Corbusier, Mies van der Rohe, Frank Lloyd Wright e Louis Kahn são quatro dos arquitetos mais influentes da história. A seguir, descubra o processo criativo desses quatro mestres da arquitetura moderna e por que seus projetos e métodos ainda seguem relevantes.

Quantas vezes nos deparamos com o desafio de projetar um centro cultural? Embora isso possa parecer uma façanha para a maioria, muitos arquitetos já se viram diante da tarefa de projetar um programa que combina centro comunitário e cultura.
Entre os projetos publicados em nosso site, encontramos exemplos que abordam a questão a partir de diferentes abordagens, de configurações flexíveis a propostas que priorizam a centralidade, gerando espaços de encontro e atividades. Veja, a seguir, 50 exemplos de centros culturais acompanhados de suas plantas e cortes.
.jpg?1535028997&format=webp&width=640&height=580)

A Comissão Europeia e a Mies van der Rohe Foundation anunciaram as 40 obras selecionadas que concorrerão ao Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies Van Der Rohe Award. O júri escolheu a partir dos 356 projetos indicados, e a lista destaca as oportunidades e as tendências no território europeu atual: cidades, habitação, patrimônio e memória. Os cinco finalistas serão anunciados em meados de fevereiro e o vencedor e o arquiteto emergente em meados de maio.
Um terço das obras aborda o desafio da arquitetura contemporânea em relação ao patrimônio construído e um terço dos trabalhos os desafios contemporâneos da habitação. A gestão da paisagem urbana histórica será uma das prioridades destacadas pelo "Ano Europeu do Patrimônio Cultural" em 2018.
"Eu gostaria que os projetos selecionados demonstrassem interesse em criar lugares, explorar convenções e tipologias conhecidas, celebrar os prazeres do uso cotidiano por uma consideração de detalhes e uma resistência não expressa à atual tendência global a uma arquitetura auto-referencial, que desmente o contexto e o ato de habitação ". - Stephen Bates, Presidente do Júri.
Veja a lista a seguir.

Seis projetos exemplares foram anunciados como vencedores do Prêmio Aga Khan de Arquitetura 2016. Apresentado uma vez a cada três anos, o prêmio foi estabelecido por Aga Khan em 1977 para "identificar e encorajar conceitos de construção que abordam com êxito as necessidades e aspirações das comunidades nas quais os muçulmanos possuem uma presença significativa". Para ser considerado para o prêmio, o projeto deve exibir não apenas excelência arquitetônica, mas também a capacidade de melhorar a qualidade de vida de seus usuários.
Selecionados de uma lista de 19 finalistas, os seis projetos vencedores receberão um prêmio de um milhão de dólares, se unindo a uma aclamada lista de ganhadores anteriores que inclui edifícios de Zaha Hadid, Norman Foster, Charles Correa, Frank Gehry, Jean Nouvel e Hassan Fathy.
A seguir, veja os vencedores e os comentários do júri.
