Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul

Os edifícios de escritórios são conhecidos por serem utilitários, eficientes e rígidos. Embora essa tipologia tenha reputação por adotar grades retilíneas e layouts abertos, os projetos modernos começaram a explorar novas alternativas para o local de trabalho contemporâneo. Indo além das salas de trabalho padrão, espaços de reunião e zonas de apoio, esses projetos estão reimaginando as relações entre o envelope e o programa. Este é um movimento mais amplo no sentido de repensar as características formais e espaciais de onde trabalhamos. Enquanto essa tendência está sendo explorada globalmente, as cidades começaram a adotar novos projetos de escritórios em uma escala maior.

Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 2 de 10Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 3 de 10Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 4 de 10Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 5 de 10Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Mais Imagens+ 5

Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 7 de 10
© Ibrahim Ozbunar

Istambul se destaca como uma das maiores cidades do mundo, um epicentro transcontinental que combina uma cultura diversificada e a uma rica história. Localizada ao longo do estreito do Bósforo, entre o Mar Negro e o Mar de Mármara, Istambul tem uma das economias metropolitanas em mais rápida ascensão no mundo. Tal fato levou a arquitetura da cidade e a cultura de ambientes de trabalho a novos patamares, exigindo novas abordagens em toda a cidade. Quer sejam criados para moda, mídia ou pesquisa, os novos edifícios corporativos foram projetados para incorporar práticas sustentáveis, formas distintas e interiores inspiradores. Os projetos a seguir analisam os escritórios contemporâneos de Istambul. Indo além do estritamente ortogonal e pragmático, os projetos combinam envelopes atraentes, espaços esculpidos e uma atenção cuidadosa em como a luz pode ser controlada através da superfície e do vazio.

AND Office Tower / HPP Architects

Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 10 de 10
© Onur Gürkan

Com 110 metros, a torre AND ergue-se no novo distrito financeiro Kozyatağı, localizado no sul da parte asiática de Istambul. A conclusão deste terceiro centro financeiro e outras ampliações demonstram o crescimento da megacidade de Istambul. Buğrahan Şirin, diretor do escritório e responsável pelo projeto explicou que o "contexto urbano do novo edifício, situado em um embasamento contendo três andares comerciais, ajuda a criar a ligação entre o distrito financeiro emergente e as áreas residenciais adjacentes."

Garanti Bank BBVA Technology Campus / ERA Architects

Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 3 de 10
© Cemal Emden

Localizado entre as principais rodovias de Istambul, D-100 e TEM, nas proximidades do Aeroporto Sabiha Gökçen em Pendik, Istambul, o projeto transformou o terreno de uma antiga fábrica de produtos químicos industrial no campus de uma empresa de tecnologia para um dos mais dinâmicos bancos turcos. O projeto foi inspirado na topografia natural do entorno, e no desejo de criar um contraste claro com o tecido urbano desorganizado dos arredores.

Mermerler Plaza / Ergün Architecture

Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 8 de 10
© Cemal Emden

O conjunto de torres está localizado no distrito de Kozyatağı, em Istambul. As altas paredes de vidro ondulado fornecem um contraste divertido com o volume inferior envolto de alumínio. De modo a preservar a fachada voltada para o sul, o projeto incorpora brises solares feitos de folhas de alumínio perfuradas, em tons de castanho. A fachada posterior em pedra foi pré-moldada em cinza claro, que confere um aspecto contrastante, mas equilibrado às fachadas vizinhas.

Esas Aeropark / Tabanlıoğlu Architects

Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 2 de 10
© Murat Germen

O complexo está localizado no lado asiático de Istambul, entre duas estradas paralelas, uma delas a rodovia para o segundo aeroporto internacional de Istambul, Sabiha Gökçen. A construção principal é composta por dois blocos distintos com sete e nove pavimentos, conforme à topografia do terreno. Além dos pavimentos comerciais e residenciais, a âncora do edifício é a Pegasus Airlines, que possui um acesso exclusivo no térreo. Acima do escritório da Pegasus, a ESAS também possui lajes corporativas.

İyziPark Office Complex / Ahmet Alatas Workshop

Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 5 de 10
© Ali Bekman

Localizado na região de Altunizade em Istambul, o İyziPark é um complexo de escritórios, projetado por Ahmet Alataş Workshop (AAW), que ocupa uma área de 8.000 m². O principal objetivo por trás do conceito foi a criação de um ambiente de trabalho confortável e de um campus verde para estimular a criatividade e aumentar a produtividade. O posicionamento dos edifícios no terreno, a dispersão funcional do programa e a transparência da estrutura, tornam o jardim uma circulação dinâmica. A área externa permite ao usuário perceber o movimento e a atividade no complexo.

Göksu Office Building / Nevzat Sayin

Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 6 de 10
© Cemal Emden

O Bósforo é um dos lugares mais distintos do mundo com uma paisagem única. O mar está ali, primorosamente plácido, a terra fértil cobriu o vale com todos os tons de verde. As suas margens, no passado, utilizadas como retiros de verão, preservam em grande medida este caráter e ambiente. O edifício de escritórios fica no lado da Anatólia do Bósforo; não bem na costa, um pouco mais para o interior, ao longo do córrego Göksu.

Tekfen Kagithane Officepark / Emre Arolat Architects

Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 9 de 10
Cortesia de Emre Arolat Architects

A Tekfen Tower, um investimento importante que o grupo fez recentemente, foi construída no eixo Levent-Maslak na Avenida Buyukdere, que se transformou na última espinha dorsal do comércio de Istambul. Tanto sua representatividade arquitetônica quanto sua vida útil, a Tekfen Tower é um exemplo típico de estruturas genéricas de escritórios, construídas no final do século.

Antik Dantel HQ / Zemberek Design

Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul  - Imagem 4 de 10
© Ibrahim Ozbunar

O projeto foi concebido como a sede de uma empresa fabricante de rendas. O edifício abriga as seguintes funções; um showroom, onde são expostas amostras de produção da empresa, escritórios pessoais dos sócios, escritórios integrados e salas de reuniões e refeitório para funcionários da empresa. A equipe da Zemberek Design esteve envolvida no projeto em um estágio inicial, enquanto a construção dos subsolos estava em andamento.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Fora do convencional: projetos de escritórios e espaços de trabalho em Istambul " [Outside the Box Office Design: Discover Istanbul’s New Workplaces] 06 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967790/fora-do-convencional-projetos-de-escritorios-e-espacos-de-trabalho-em-istambul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.