Casa de Férias Riverstone / Collage Architecture Studio

Casa de Férias Riverstone / Collage Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Casas, FachadaCasa de Férias Riverstone / Collage Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Casas, Escada, Porta, Corrimão, Viga, Fachada, Mesa, Iluminação, CadeiraCasa de Férias Riverstone / Collage Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Casas, IluminaçãoCasa de Férias Riverstone / Collage Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Casas, Fachada, CorrimãoCasa de Férias Riverstone / Collage Architecture Studio - Mais Imagens+ 20

Srirangapatna, Índia

Quais são os bens e sítios do Patrimônio Mundial no Brasil

Em julho deste ano, a Unesco concedeu ao Sítio Roberto Burle Marx o título de Patrimônio Mundial. Com isso, o Brasil passa a ter 23 sítios e práticas inscritas na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade, que reúne bens, conjuntos e práticas de valor material e imaterial.

De acordo com a Unesco, os 23 bens e práticas tombados no Brasil podem ser divididos em Patrimônio Cultural, — "composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico" — e Natural — "formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional".

Quais são os bens e sítios do Patrimônio Mundial no Brasil - Image 1 of 4Quais são os bens e sítios do Patrimônio Mundial no Brasil - Image 3 of 4Quais são os bens e sítios do Patrimônio Mundial no Brasil - Image 4 of 4Quais são os bens e sítios do Patrimônio Mundial no Brasil - Image 8 of 4Quais são os bens e sítios do Patrimônio Mundial no Brasil - Mais Imagens+ 14

Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence

Em homenagem a Oscar Niemeyer, o fotógrafo Paul Clemence compartilhou imagens do icônico Palácio do Itamaraty. Abrigando a Sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a estrutura também é conhecida como Palácio dos Arcos.

Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Image 1 of 4Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Image 2 of 4Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Image 3 of 4Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Image 4 of 4Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Mais Imagens+ 21

Clássicos da Arquitetura: Congresso Nacional / Oscar Niemeyer

Localizado no topo do plano piloto de Lúcio Costa, e como o único edifício sobre o canteiro central da asa leste do Eixo Monumental, o palácio do Congresso Nacional conta com uma localização privilegiada entre os edifícios públicos de Oscar Niemeyer em Brasília. O mais sóbrio dos palácios da Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional reflete a forte influência de Le Corbusier, ao mesmo tempo que insinua as formas mais românticas e caprichosas que caracterizam o modernismo brasileiro de Niemeyer.

Clássicos da Arquitetura: Congresso Nacional / Oscar Niemeyer - GovernamentalClássicos da Arquitetura: Congresso Nacional / Oscar Niemeyer - GovernamentalClássicos da Arquitetura: Congresso Nacional / Oscar Niemeyer - GovernamentalClássicos da Arquitetura: Congresso Nacional / Oscar Niemeyer - GovernamentalClássicos da Arquitetura: Congresso Nacional / Oscar Niemeyer - Mais Imagens+ 8

Reimaginando o modernismo de Brasília

Há mais de 60 anos, Brasília surgiu do interior do Brasil. Desenvolvida em um cerrado deserto entre 1956 e 1960, a cidade que substituiu o Rio de Janeiro como capital do país foi um empreendimento conjunto do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer.

Com sua forma alada, Brasília tornou-se um poderoso símbolo, pois representa uma das mais puras encarnações da esperança, do esplendor e da ingenuidade da arquitetura do século 20.

Sítios na lista de Patrimônio Mundial da Unesco vistos do espaço

Em 1972 foi criada a Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco, que vincula os conceitos de patrimônio cultural e natural da humanidade e estabelece uma série de procedimentos envolvidos na sua conservação e preservação. A partir do entendimento de que os sítios e monumentos estão sujeitos à ação do tempo e à eventual deterioração ou desaparecimento, a organização determina que aqueles de valor universal excepcional merecem uma proteção especial contra as ameaças às quais estão submetidos. Assim, o trabalho de identificação, proteção, conservação e valorização dos sítios incluídos na lista visa salvaguardar e transmitir às gerações futuras o patrimônio cultural e natural da humanidade.

Sítios na lista de Patrimônio Mundial da Unesco vistos do espaço - Image 6 of 4Sítios na lista de Patrimônio Mundial da Unesco vistos do espaço - Image 10 of 4Sítios na lista de Patrimônio Mundial da Unesco vistos do espaço - Image 19 of 4Sítios na lista de Patrimônio Mundial da Unesco vistos do espaço - Image 21 of 4Sítios na lista de Patrimônio Mundial da Unesco vistos do espaço - Mais Imagens+ 19

Brasília não é óbvia quando percorrida a pé

“Se eu dissesse que Brasília é bonita, veriam imediatamente que gostei da cidade. Mas se digo que Brasília é a imagem de minha insônia, veem nisso uma acusação; mas a minha insônia não é bonita nem feia — minha insônia sou eu, é vivida, é o meu espanto.” — Clarice Lispector

Em 2020, Brasília completou 60 anos. O aniversário quase me escapou, mas, em tempos de isolamento, lembrei-me das caminhadas que tive oportunidade de fazer por lá no ano passado e que me despertaram para o belo, o não belo, e também para o “não óbvio” da famosa cidade modernista. Dito isso, compartilho aqui o meu espanto ao percorrer a pé a cidade-máquina.

Brasília não é óbvia quando percorrida a pé - Image 1 of 4Brasília não é óbvia quando percorrida a pé - Image 2 of 4Brasília não é óbvia quando percorrida a pé - Image 3 of 4Brasília não é óbvia quando percorrida a pé - Image 4 of 4Brasília não é óbvia quando percorrida a pé - Mais Imagens+ 6

Escalas de Brasília, pelas lentes de Joana França

“É o jogo de três escalas que vai caracterizar e dar sentido a Brasília... a escala residencial ou quotidiana... a dita escala monumental, em que o homem adquire dimensão coletiva; a expressão urbanística desse novo conceito de nobreza... Finalmente a escala gregária, onde as dimensões e o espaço são deliberadamente reduzidos e concentrados a fim de criar clima propício ao agrupamento... Poderemos ainda acrescentar mais uma quarta escala, a escala bucólica das áreas abertas destinadas a fins-de-semana lacustres ou campestres”. - Lucio Costa em entrevista ao Jornal do Brasil, 8 de novembro 1961.

A fotógrafa Joana França compartilhou uma impressionante série de fotografias aéreas da capital nacional dividida em quatro subséries, cada qual apresentando uma escala de Brasília: residencial, monumental, gregária e bucólica. Veja cada uma delas, a seguir.

Guia de arquitetura de Brasília: 16 projetos para entender as escalas da capital brasileira

A partir do século XIX, com sua Revolução Industrial e emergência dos novos tempos da máquina, a crescente população e as demandas pelo espaço urbano cada vez mais pungentes, na Europa, emergem as primeiras reflexões sobre a cidade e, mais do que isso, inicia-se o processo de estruturação disciplinar do urbanismo como teoria e prática inerentes ao novo momento histórico que se consolidava, e que teria seu produto, em relação às cidades, como apanágio do século XX. Dentro dessa lógica disciplinar que se configurava a partir de uma demanda social, ou muitas vezes, uma demanda política vinculada a pretensões militaristas de ordem e controle urbano, o século XX foi palco de todo o desenrolar dessa sociedade industrial, que tinha a cidade como seu horizonte. 

Guia de arquitetura de Brasília: 16 projetos para entender as escalas da capital brasileira - Image 1 of 4Guia de arquitetura de Brasília: 16 projetos para entender as escalas da capital brasileira - Image 2 of 4Guia de arquitetura de Brasília: 16 projetos para entender as escalas da capital brasileira - Image 3 of 4Guia de arquitetura de Brasília: 16 projetos para entender as escalas da capital brasileira - Image 4 of 4Guia de arquitetura de Brasília: 16 projetos para entender as escalas da capital brasileira - Mais Imagens+ 13

Complexo Hoteleiro MimMim / On Architects Inc.

Complexo Hoteleiro MimMim / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior, Hospitalidade E Entretenimento, Fachada, Urbano, CostaComplexo Hoteleiro MimMim / On Architects Inc. - Fotografia de Exterior, Hospitalidade E Entretenimento, FachadaComplexo Hoteleiro MimMim / On Architects Inc. - Fotografia de Interiores, Hospitalidade E Entretenimento, Banheiro, Fachada, Viga, Mesa, Banco, CadeiraComplexo Hoteleiro MimMim / On Architects Inc. - Fotografia de Interiores, Hospitalidade E Entretenimento, Viga, FachadaComplexo Hoteleiro MimMim / On Architects Inc. - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: On Architects Inc.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  397
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  LX Zin

Estação de Correios Yaoli Village / SuiPingYiLi Architecture Studio

Estação de Correios Yaoli Village / SuiPingYiLi Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Arquitetura Paisagística, FachadaEstação de Correios Yaoli Village / SuiPingYiLi Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Arquitetura Paisagística, Jardim, FachadaEstação de Correios Yaoli Village / SuiPingYiLi Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Arquitetura Paisagística, Porta, FachadaEstação de Correios Yaoli Village / SuiPingYiLi Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Arquitetura Paisagística, Viga, Mesa, CadeiraEstação de Correios Yaoli Village / SuiPingYiLi Architecture Studio - Mais Imagens+ 29

Repensando as relações das cidades com a natureza: robôs agricultores urbanos

Em nosso contexto atual de crise ecológica, aquecimento global, perda de biodiversidade, crescimento da população humana e expansão urbana, precisamos repensar a forma como construímos e vivemos em nossa cidade. Temos observado as consequências de um planejamento e construção urbana descontrolados, movidos apenas por uma visão capitalista e produtivista da cidade, empacotando o máximo de humanos possível nas construções mais baratas disponíveis, sem considerar o impacto em nosso planeta, em nossos semelhantes animais e plantas habitantes e nosso próprio bem-estar. As selvas de concreto que construímos no século passado provaram estar destruindo nosso clima (aquecimento global, ilhas de calor), nossos ecossistemas (perda de biodiversidade e redução da população de animais e plantas) e nossa economia (as indústrias de alimentos e produtos foram deslocadas para longe, substituídas apenas pela indústria de serviços e pela geração de grande quantidade de resíduos na cidade).

Repensando as relações das cidades com a natureza: robôs agricultores urbanos - Image 1 of 4Repensando as relações das cidades com a natureza: robôs agricultores urbanos - Image 2 of 4Repensando as relações das cidades com a natureza: robôs agricultores urbanos - Image 3 of 4Repensando as relações das cidades com a natureza: robôs agricultores urbanos - Image 4 of 4Repensando as relações das cidades com a natureza: robôs agricultores urbanos - Mais Imagens+ 1

Casa Su-pider / UID Architects

Casa Su-pider / UID Architects - Fotografia de Exterior, Casas, FachadaCasa Su-pider / UID Architects - Fotografia de Interiores, Casas, Dormitório, Viga, IluminaçãoCasa Su-pider / UID Architects - Fotografia de Interiores, Casas, VigaCasa Su-pider / UID Architects - Fotografia de Interiores, Casas, Viga, Arco, Mesa, CadeiraCasa Su-pider / UID Architects - Mais Imagens+ 20

Fukuyama, Japão
  • Arquitetos: UID Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021

Walt Disney World anuncia construção de habitação de baixo custo na Flórida, EUA

As propostas de empreendimentos urbanos na Disney World vêm de tempos antigos. Um dos últimos projetos visionários de Walt Disney foi o Experimental Prototype Community of Tomorrow (EPCOT), um centro para empresas americanas e para a vida urbana. Disney defendia que os problemas das cidades eram as questões mais críticas para a sociedade e planejou uma cidade que pudesse se desenvolver de forma controlada, na contramão da expansão que os EUA tiveram durante a primeira metade do século passado. Depois de sua morte, em 1966, o conceito "EPCOT" foi abandonado porque a empresa não estava certa sobre a viabilidade de operar uma cidade. Cinquenta e cinco anos depois, após uma pesquisa minuciosa, o Walt Disney World escolheu para isso a Michaels Organization por sua experiência na construção e administração de comunidades habitacionais alcançáveis.

Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero

Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Interiores, Pavilhão , Porta, Fachada, ArcoPavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Interiores, Pavilhão Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Interiores, Pavilhão , Iluminação, MesaPavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Exterior, Pavilhão , Fachada, ArcoPavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Mais Imagens+ 16

A ascensão das cidades arranha-céus: entrevista com Stefan Al

Stefan Al é o autor de Supertall: How the World’s Tallest Buildings Are Reshaping Our Cities and Our Lives (Norton, 2022). Al é PhD em Planejamento Urbano e Regional pela University of California, Berkeley. Ele trabalha como arquiteto e lecionou na Virginia Tech, na Columbia University, no Pratt Institute, na University of Hong Kong e na University of Pennsylvania.

O desafio da produção de alimentos em uma cidade planetária

Em uma era de globalização sem precedentes, nossas cadeias de abastecimento de alimentos – as instituições e mecanismos envolvidos na produção e distribuição de suprimentos – tornaram-se mais longas. Tanto que dificilmente são percebidas como cadeias ou sistemas. Elas foram integrados em nossas vidas e em nossas cidades e transformaram nossas relações com a comida. E, no entanto, essas longas cadeias de abastecimento de alimentos estão envolvidas em alguns dos nossos problemas globais mais prementes, desde a segurança alimentar e o desperdício até a biodiversidade e as mudanças climáticas. Essas cadeias de abastecimento chegaram ao seu estado atual, sua extensão atual, ao longo de décadas, ou talvez séculos, por meio de todos os tipos de processos políticos, sociais, culturais e econômicos, e carregam consigo uma série de fardos: relações vagas entre produtor e consumidor, e uma série de externalidades ambientais negativas, entre muitas outras.

O desafio da produção de alimentos em uma cidade planetária - Image 1 of 4O desafio da produção de alimentos em uma cidade planetária - Image 2 of 4O desafio da produção de alimentos em uma cidade planetária - Image 3 of 4O desafio da produção de alimentos em uma cidade planetária - Image 4 of 4O desafio da produção de alimentos em uma cidade planetária - Mais Imagens+ 9

Escola Mustardseed / Localworks

Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Exterior, Escola PrimáriaEscola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Interiores, Escola Primária, CadeiraEscola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Interiores, Escola Primária, VigaEscola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Exterior, Escola PrimáriaEscola Mustardseed  / Localworks - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Localworks
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1146
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hafele, Reine Leinoelfarben

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.