Arquitetura Iraquiana

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Iraque

Projetos mais recentes em Iraque

Últimas notícias em Iraque

A história da arquitetura: do Neolítico à Mesopotâmia e Egito Antigo

Até onde chega os antigos registros escritos da história da humanidade, a “pré-história” pode ser estabelecida em um período de tempo que vai de 35.000 a.C. até 3000 a.C. no caso do Oriente Médio e até 2000 a.C. na Europa Ocidental. Segundo o que foi possível observar, os construtores de outrora detinham um profundo conhecimento à respeito das condições ambientais e das necessidades físicas do ser humano em sua busca por abrigo. Inicialmente organizados em grupos ou tribos, humanos utilizavam estruturas construídas com pele e ossos de animais para se proteger da chuva e do sol, do frio e do calor assim como das ameaças do mundo exterior. Milhares de anos se passaram e as cabanas primitivas evoluíram para se tornarem estruturas complexas construídas em paredes de tijolos ou com solo compactado, assumindo formas geométricas pontuadas por aberturas responsáveis pela ventilação e iluminação natural dos espaços interiores. 

6 Cidades antigas em perigo vistas do espaço

Nascida entre o Tigre e o Eufrates, a antiga Mesopotâmia, "a terra entre dois rios", é considerada o berço da civilização humana ou, pelo menos, um dos seus principais locais de nascimento. As descobertas arqueológicas apontam para este local as origens da agricultura, o nascimento da escrita e as primeiras religiões, governos e ordens sociais.

Daniel Libeskind divulga projeto para o Museu Curdo em Arbil, Iraque

Daniel Libeskind divulgou recentemente seu projeto para o Museu Curdo em Arbil, Iraque. Com o edifício, o Studio Libeskind procura criar "o primeiro grande centro na Região do Curdistão para a história e a cultura do povo curdo". O projeto foi desenvolvido como uma parceria entre o Governo Regional do Curdistão (o KRG) e o cliente representativo RWF World. O museu, com área equivalente a 45.720 m², terá espaços para exposições permanentes e temporárias, um auditório para palestras, recursos educacionais de multimídia de última geração, um arquivo digital sobre os assentamentos históricos curdos, além de um centro comunitário e um espaço ao ar livre para uso público.

Arquitetos de todo o mundo homenageiam Zaha Hadid

O repentino falecimento de Zaha Hadid gerou uma onda de comentários em homenagem a uma das figuras mais proeminentes da arquitetura. Uma pioneira "corajosa e radical", primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker, o enorme impacto de Hadid no mundo da arquitetura é inegável. Sua ausência será sentida.

Zaha Hadid escolhida para projetar o Parlamento Iraquiano em Bagdá

Zaha Hadid foi escolhida para projetar o novo edifício do Parlamento Iraquiano em Bagdá. A controversa decisão foi tomada após o escritório londrino Assemblage ter sido escolhido o vencedor da competição, na qual Zaha teria ficado com o terceiro lugar. Uma disputa teve início assim que o cliente da competição entrou em contato com Hadid após o resultado do concurso ter sido anunciado, dizendo que as regras da competição permitiam que qualquer proposta finalista fosse escolhida para ser construída.

Assemblage Vence o Concurso para Parlamento Iraquiano

Assemblage superou no concurso uma série de escritórios prestigiados - como Zaha Hadid Architects, Capita Symonds, Fevre Gaucher e ADPI - para o projeto do Complexo do Novo Parlamento Iraquiano em Bagdá. O projeto de um bilhão de dólares americanos contempla o desenho de um novo complexo a grande escada em meio dos resquícios de uma antiga mesquita parcialmente construída planejada por Saddam Hussein.

Campanha para salvar o último edifício de Le Corbusier no Iraque

Carregando... Pode demorar alguns segundos