6 Cidades antigas em perigo vistas do espaço

Nascida entre o Tigre e o Eufrates, a antiga Mesopotâmia, "a terra entre dois rios", é considerada o berço da civilização humana ou, pelo menos, um dos seus principais locais de nascimento. As descobertas arqueológicas apontam para este local as origens da agricultura, o nascimento da escrita e as primeiras religiões, governos e ordens sociais.

Esta terra histórica corresponde à maioria do atual Iraque e Kuwait, bem como a partes mais pequenas da Síria, Turquia e Irã. Não só esses países, mas todo o Oriente Médio em geral, é lar de tesouros antigos inestimáveis. No entanto, um grande número de sítios culturais estão em constante ameaça, já que muitas regiões do Oriente Médio vivem conflitos alimentados por causas econômicas, sociais e religiosas. Como conseqüência, a UNESCO incluiu vários destes sítios na Lista de Patrimônio Mundial em Perigo, com a esperança de que a comunidade internacional possa participar de um esforço para salvar esses tesouros ameaçados de extinção.

Para reforçar essa mensagem, a companhia Deimos Imaging divulgou imagens de satélite de seis sítios da lista de Patrimônio Mundial ameaçados, localizados na Síria, Iraque e Iêmen. As imagens foram registradas pelo satélite Deimos-2, colocado em órbita em 2014 e projetado para capturar imagens em alta resolução.

Palmyra, Síria

Palmyra, Síria. Image © Deimos Imaging

Palmyra, também conhecida como "pérola do deserto", está localizada a nordeste de Damasco. Fundada no segundo milênio a.C., a cidade atingiu seu auge entre os séculos 1 e 3 d.C. como um oásis de palmeiras e jardins no deserto sírio. Durante 1500 anos, Palmyra permaneceu um dos locais mais bem preservados da Antiguidade, até que o ISIS tomou o local em maio de 2015 e destruiu os magníficos Templo de Bel e Templo de Baal Shamin, além de antigas colunatas, arcos, estátuas e catacumbas.

Crac des Chevaliers, Síria

Crac des Chevaliers, Síria. Image © Deimos Imaging

Construído em 1031, este castelo medieval foi reconstruído novamente em 1170, após os danos causados por um terremoto. Está localizado em uma colina de 600 metros com vista para as planícies da Síria e ilustra a troca de influências entre as arquiteturas oriental e ocidental no momento das Cruzadas. A UNESCO o incluiu na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo em 2013. Durante o atual conflito na Síria em curso, teria sido danificado por bombardeios em pelo menos três ocasiões.

Cidade arqueológica de Samarra, Iraque

Cidade arqueológica de Samarra, Iraque. Image © Deimos Imaging

Fundada no ano 836, Samarra foi a segunda capital do poderoso Império Abbasside, que se estendeu da Tunísia até a Ásia Central. É o exemplo mais bem conservado da arquitetura e planejamento urbano da Abbasside e preserva duas grandes mesquitas. Samarra foi incluída na lista de sítios ameaçados em 2007, já que o estado de conflito no Iraque não permite às autoridades responsáveis garantir sua proteção e manutenção.

Hatra, Iraque

Hatra, Iraque. Image © Deimos Imaging

Capital do primeiro reino árabe, Hatra foi uma antiga cidade fortificada construída ao final do século III ou início do século II a.C.. Graças às suas espessas paredes e torres, resistiu às invasões romanas em 116 e 198 d.C.. A UNESCO inscreveu-a na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo em julho de 2015, após danos causados pelo ISIS. 

Antiga cidade de Sana'a

Antiga cidade de Sana'a. Image © Deimos Imaging

Localizada em um vale montanhoso e habitada por mais de 2.500 anos, a antiga cidade de Sana'a tornou-se um importante centro islâmico nos séculos VII e VIII. Sua Grande Mesquita foi a primeira a ser construída fora de Meca e Medina. Além disso, muitas das casas dentro da antiga cidade fortificada apresentam uma arquitetura singular, com suas torres de muitos pavimentos decoradas com padrões geométricos. Durante o conflito em curso, ataques destruíram algumas dessas casas históricas.

A antiga cidade murada de Shibam

A antiga cidade murada de Shibam. Image © Deimos Imaging

A antiga cidade murada de Shibam foi a capital do Reino Hadramawt, após a destruição da capital anterior, Shabwa, em 300 d.C.. Conhecida por suas notáveis torre feitas de tijolos de barro secos ao sol, a cidade foi descrita como o a "Manhattan do deserto". Cercada por um muro fortificado, a cidade é um dos melhores e mais antigos exemplos de planejamento urbano em altura. Embora ainda não tenha sido prejudicada pelo conflito, esse precioso patrimônio cultural permanece sob ameaça constante.

Agradecimentos a Deimos Imaging e UrtheCast Corp. Texto por Deimos Imaging.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Deimos Imaging. "6 Cidades antigas em perigo vistas do espaço" 21 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873941/6-cidades-antigas-em-perigo-vistas-do-espaco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.