O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Zaha Hadid escolhida para projetar o Parlamento Iraquiano em Bagdá

Zaha Hadid escolhida para projetar o Parlamento Iraquiano em Bagdá

Zaha Hadid escolhida para projetar o Parlamento Iraquiano em Bagdá
Zaha Hadid escolhida para projetar o Parlamento Iraquiano em Bagdá, Central Bank of Iraq / Zaha Hadid Architects. Image Courtesy of ZHA
Central Bank of Iraq / Zaha Hadid Architects. Image Courtesy of ZHA

Zaha Hadid foi escolhida para projetar o novo edifício do Parlamento Iraquiano em Bagdá. A controversa decisão foi tomada após o escritório londrino Assemblage ter sido escolhido o vencedor da competição, na qual Zaha teria ficado com o terceiro lugar. Uma disputa teve início assim que o cliente da competição entrou em contato com Hadid após o resultado do concurso ter sido anunciado, dizendo que as regras da competição permitiam que qualquer proposta finalista fosse escolhida para ser construída.

O ex presidente do RIBA e membro do júri, Sunand Prasad, apoiou a alegação do cliente dizendo: "Obviamente selecionamos um vencedor, portanto gostaríamos de ver seu projeto [construído], contudo, o cliente reservou o direito de escolher qualquer um dos três projetos finalistas e foi em frente com esta decisão"

Existing site for Iraqi parliament complex in Baghdad. Image © Assemblage
Existing site for Iraqi parliament complex in Baghdad. Image © Assemblage

O edifício de 630 milhões de libras esterlinas será construído em um terreno de 20 hectares na zona oeste de Bagdá, anteriormente usado por Saddam Hussein para construir uma grande mesquita. Situado no coração da cidade, o governo iraquiano espera que o novo edifício seja um "símbolo mais potente para o novo Iraque." Detalhes do projeto ainda não foram divulgados.

O escritório de Hadid já firmou anteriormente um contrato com a capital iraquiana em 2010, para Sede do Banco Central e, segundo o Architect's Journal, está envolvida com o novo Museu Nacional do Iraque.

Embora nenhum anúncio oficial tenha sido feito pelo governo iraquiano, Zaha Hadid disse já ter começado a trabalhar no projeto.

Referência: The Architect's Journal

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Zaha Hadid escolhida para projetar o Parlamento Iraquiano em Bagdá" [Zaha Hadid Chosen to Design Iraqi Parliament Building in Baghdad] 15 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/153534/zaha-hadid-escolhida-para-projetar-o-parlamento-iraquiano-em-bagda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.