A fotografia ainda é um dos meios de representação e comunicação mais usados na arquitetura. Embora não incorpore a dimensão temporal, o nível de fidelidade com que a fotogafia representa as outras três dimensões do mundo construído faz com que seja uma das feramentas favoritas dos arquitetos para veicular as imagens de seus edifícios.
Para celebrar o dia mundial da fotografia, reunimos a seguir 15 fotógrafas e fotógrafos de diferentes lugares do mundo que vale a pena conhecer - e seguir no Instagram.
Segundo Flávio Kiefer, os museus são tão antigos quanto a própria história da humanidade. Eles existem desde que o ser humano começou a colecionar e guardar objetos de valor em salas construídas especialmente para esse fim. Hoje, os museus são mais do que ambientes que organizam a história: seus programas são diversos e complexos, seus espaços flexíveis, e as inovações são constantes nas áreas de conservação, exibição e iluminação da obra de arte. O Arquicast da semana conversou com o arquiteto e especialista Carlos Eduardo Ribeiro sobre Arquitetura de Museus e todo o debate que envolve este prestigiado programa arquitetônico.
Humanizar as plantas do seu projeto no Photoshop é fundamental para uma comunicação eficiente de suas ideias para os clientes, como também para convencer o juri de um concurso a escolher o seu projeto como vencedor. Quando seus projetos são publicados em livros, sites ou em apresentações públicas, a qualidade de representação de suas plantas é o seu cartão de visita para futuros clientes e para o público que se interessa pela sua atividade profissional. A seguir vamos apresentar algumas ideias passo à passo.
Alexis Christodoulou, da Cidade do Cabo, é enólogo, mas também se interessa pela arte da visualização 3D. Seu Instagram reúne uma série impressionante de espaços complexos, ricos em cor, luz e texturas. Criados a partir do zero, cada um dos mundos digitais de Christodoulou parece ser influenciado pelos mestres da arquitetura moderna; o artista cita Aldo Rossi, David Chipperfield e Le Corbusier como suas maiores inspirações.
Muito já foi dito sobre a "estética do Instagram". Junta-se a isso o papel emergente desta e outras plataformas sociais no processo de design, e o resultado é um novo tipo de forma de arte digital.
Veja, a seguir, alguns dos mundos imaginários de Alexis Christodoulou.
Uma vez terminada a obra pesada, é a hora de instalar os revestimentos que formarão as faces visíveis nos espaços internos. Papéis de parede podem ser uma opção eficiente para dar cor e design aos espaços, especificados de acordo com os metros quadrados que queremos cobrir. Para iniciar, devemos calcular a área de cada superfície com grande precisão.
Essa tarefa pode ser fácil em paredes claras e dimensões padrão, mas pode levar a contratempos mais complexos ou despesas desnecessárias. Apresentamos algumas dicas para fazer uma estimativa o mais precisa e eficiente possível.
O conjunto localiza-se na Rua Santa Cruz, na Vila Mariana, próximo da Casa Modernista de Gregori Warchavchik, e é composto de 23 blocos com três pavimentos implantados em uma gleba triangular de 61,9 mil m2. A maioria dos blocos foi disposta com as fachadas voltadas para a direção leste-oeste e com uma distância que permite a insolação dos apartamentos.
https://www.archdaily.com.br/br/922501/cadernos-de-habitacao-coletiva-conjunto-residencial-santa-cruzPC3 - Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea
O uso dos patinetes elétricos compartilhados como meio de transporte tem se mostrado uma das grandes revoluções na mobilidade urbana nos últimos anos. Com operações iniciadas em setembro de 2017, nos Estados Unidos, os patinetes viraram rapidamente um fenômeno e, em menos de dois anos, uma realidade em diversas metrópoles do mundo.
https://www.archdaily.com.br/br/923044/as-regras-para-o-uso-de-patinetes-eletricos-em-sete-cidades-brasileirasGuillermo Petzhold e Francisco Pasqual
O projeto Granito, de Anna Saint Pierre, busca em estruturas demolidas os ingredientes para novos materiais arquitetônicos.
Rápidas mudanças urbanas acontecem sem muitos nem perceberem. Partes inteiras da história de uma cidade desaparecem da noite para o dia:o que antes era uma parede de pedra lavrada é agora vidroe metal polido. O canteiro de obras é sempre, primeiro, um local de demolição.
Este é o raciocínio que guia Granito, um projeto da jovem arquiteta francesa e pesquisadora de doutorado Anna Saint Pierre. Desenvolvido em resposta a um complexo de escritórios do final do século XXem Paris que passaria por um grande retrofit, envolvendo sua demolição, o trabalho se desdobra de um método de preservação de material que Saint Pierre chama de "reciclagem in situ". Sua propostadefende que a coleta individual dos painéis de granito da fachada cinzenta e sombria do edifício poderia formar a base de uma economia circular. “Não mais na moda”, essa pedra melancólica — todas as 182 toneladas — seria removida e pulverizada, para então ser incorporada no piso da cobertura.
Fachadas ventiladas ou de pele dupla. Nomes quase auto-explicativos para sistemas de fachadas compostas por duas peles, geralmente de vidro, em que o ar flui através da cavidade intermediária. Esse espaço - que pode variar entre 20 cm a alguns metros - atua como isolamento contra temperaturas extremas, ventos e som, melhorando a eficiência térmica da edificação, tanto para temperaturas altas como baixas. Talvez um dos exemplos mais famosos de fachadas ventiladas seja o edifício 30 St Mary Axe “The Gherkin”, de Foster + Partners. O fluxo de ar pela cavidade pode se dar naturalmente, ou ser impulsionado mecanicamente. Entre essas peles podem ser incluídos dispositivos de sombreamento solar.
A área mínima das unidades se tornou uma matéria controversa. Diversas associações de moradores não desejam a permissão da construção de unidades com áreas muito reduzidas. Isso se faz em contradição com a contemporaneidade, visto que este tipo de apartamento atenderia um grande número de jovens solteiros, separados e idosos que necessitam de uma unidade de menor tamanho com menores custos de manutenção.
https://www.archdaily.com.br/br/922781/a-area-minima-das-unidades-residenciaisRogerio Goldfeld Cardeman e David Cardeman
É frequente o debate se arquitetos e engenheiros devem restaurar edifícios antigos e preservar o que ainda está de pé como um símbolo do passado, introduzir elementos contemporênos ou simplesmente demoli-los completamente. No Irã, ruínas de monumentos históricos, algumas das quais consideradas Patrimônio da Humanidade, ainda não tiverem um destino devido a esta incerteza sobre como lidar com elas.
Como parte de sua série de Retrofuturism, o arquiteto iraniano Mohammad Hassan Forouzanfar produziu algumas fotomontagens que mesclam castelos pré-islâmicos de cidades persas com marcos da arquitetura contemporânea, apresentando uma perspectiva fantástica de restauração.
O Jan Shrem and Maria Manetti Shrem Museum of Art projetado pelos escritórios SO-IL e Bohlin Cywinski Jackson é o primeiro museu de arte contemporânea da Universidade da Califórnia. Seu aspecto formal mais marcante é sua cobertura que se prolonga para além dos limites do edifício, envolvendo o entorno.
A dupla another :, em colaboração com o compositor Yu Miyashita, compartilhou conosco um vídeo que explora a composição geométrica da estrutura do museu.
O Islã, além de significar uma crença religiosa, é uma palavra que identifica um tipo único de arquitetura que remonta a milhares de anos. Ela foi formada por uma civilização que traduziu as qualidades dessa crença em materiais visíveis e tangíveis, construindo estruturas com um foco marcante em detalhes e experiências dentro de espaços fechados.
A arquitetura islâmica é uma arquitetura que não muda sua forma facilmente. Inclusive, seus princípios têm sido mais ou menos os mesmos há milhares de anos, com pequenas mudanças baseadas em adaptações funcionais. Até hoje, centenas de edifícios ainda permanecem como uma representação da história da arquitetura islâmica e ainda são usados exatamente como eram no passado.
A guerra, no entanto, não tem religião ou nostalgia cultural, e mesmo os locais mais sagrados e historicamente significativos podem ser completamente destruídos. A Grande Mesquita Omíada em Aleppo, originalmente construída pela primeira dinastia islâmica imperial e atualmente situada dentro de uma Área Patrimônio Mundial da UNESCO,atuou mais uma vez como um campo de batalha durante a recente Guerra da Síria, mas desta vez perdeu seu elemento mais significativo e resiliente, o Minarete Seljuk do século XI.
Compondo o quadro da 16ª edição do Festival MUTEK, realizado na Cidade do México desde 2003, a participação do Coletivo 404.zero foi anunciada como uma das principais atrações deste ano. A dupla de arquitetos do 404.zero, dedicados a projetar espaços e experiências imersivas utilizando instalações audiovisuais e live performance, tem como principal interesse - e uma incontrolável fascinação - pelo desconhecido, o universo e a morte.
A escrita é um diálogo interminável que conecta uma geração a outra, mantendo a história, a cultura e a informação. No Museu Nacional da Escrita Mundial, as histórias foram construídas em vez de escritas.
Assim como a escrita transcende o autor para outros reinos, os arquitetos e engenheiros da SAMOO propuseram "PÁGINAS", uma estrutura de roteiros arquitetados que desconecta os visitantes do mundo externo e os introduz a uma excepcional narrativa arquitetônica.
"Eu odeio essa coisa toda de 'beleza' ", diz um amigo arquiteto e professor profundamente talentoso, reagindo a uma onda emergente da época.Ele não está sozinho. Palavras são perigosas. Desde a Segunda Guerra Mundial, tem havido um consenso geral na arquitetura: o cânone modernista. Mas a mudança está chegando na profissão — e em nossa cultura.
Os verdadeiros crentes se encolerizam com a palavra “beleza” como critério de projeto.Eles também descartam a palavra “estilo”. Como todas as ortodoxias, há simplesmente "certo" e "errado". As realidades do "errado" estão na ortodoxia arquitetônica: "errado" é qualquer coisa que se refere a qualquer coisa que não seja o próprio cânon.Uma racionalização que se retroalimenta dá conforto aos condenados.
O Conjunto Residencial Armando de Arruda Pereira, conhecido como Edifício Japurá, apresentado ao IAPI em 1945, pelo arquiteto Eduardo Kneese de Mello, destaca-se por ser uma experiência pioneira de produção de moradias econômicas na área central e por representar uma das primeiras aplicações do conceito corbusiano de unité d’habitation no país.
https://www.archdaily.com.br/br/922408/edificio-japura-cadernos-de-habitacao-coletivaPC3 - Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea
Na arquitetura, "acessibilidade" denota mais frequentemente o usuário final e o ato imperativo de desenhar os espaços, edificios e cidades de acordo com os princípios de desenho universal. Um aspecto cada vez mais central da arquitetura, o ethos da arquitetura acessível foi bem captado pelo arquiteto Ronald Mace, que questiona: “se não estamos projetando para seres humanos, para quem estamos projetando? Vamos projetar todas as coisas, o tempo todo, para todos. É para onde estamos indo."
https://www.archdaily.com.br/br/922618/agosto-no-archdaily-acessibilidadeNiall Patrick Walsh
Neste momento, até dia 16 de agosto, encontra-se aberta no site da prefeitura a segunda consulta pública sobre o novo Projeto de Intervenção Urbana (PIU) para o setor central da cidade. O projeto envolve a necessária revisão da Operação Urbana Centro, lei promulgada no ano de 1997 cuja adequação ao marco regulatório consolidado pelo Estatuto da Cidade em 2001 já era esperada desde o último plano diretor (Lei 16.050/2014).
https://www.archdaily.com.br/br/922669/o-maior-perimetro-de-excecao-de-sao-paulo-projeto-de-intervencao-para-o-centroGuido Otero e Simone Gatti
Grandes ideias podem mudar para sempre o destino das cidades quando implementadas em cimento, aço e pedra. Quando São Petersburgo, na Rússia, foi criada em 1703 por Pedro, o Grande, ele imaginou a nova capital como um emblema de um império russo moderno, inspirado em centros comerciais da Europa Ocidental, como Amsterdã. No século 20, Chandirgarh, na Índia, foi moldada como uma "cidade-jardim” inglesa para demonstrar o progresso e as aspirações de prosperidade na Índia pós-partição. A meio mundo de distância, nos Estados Unidos, Detroit se transformou em uma das megacidades industriais do mundo, moldada pelos ideais do American Dream (sonho americano) e da produção visionária de Henry Ford.
https://www.archdaily.com.br/br/922585/4-conceitos-emergentes-que-podem-transformar-cidadesAnne Maassen e Madeleine Galvin
De modo geral, os esforços na indústria da construção se voltam a projetos de espaços permanentes e duráveis. No entanto, em algumas ocasiões, a criação de espaços temporários pode ser de grande ajuda não apenas ao oferece uma opção de infraestrutura rápida em casos emergenciais, mas também ao ativar espaços residuais ou abandonados de nossas cidades. Para exemplificar o potencial dessas intervenções, apresentamos 13 espaços públicos temporários bem sucedios.
Quando uma extensão em um edifício histórico é solicitada, os arquitetos geralmente optam por intervenções em vidro, transparentes e reflexivas. Alguns decidem permanecer neutros e sutis ao lidar com uma estrutura antiga, enquanto outros escolhem um design arrojado e aberto para manifestar seu caráter contemporâneo. Como cada projeto tem sua motivação e raciocínio conceitual, os resultados são diversos.
Continue lendo para conhecer alguns exemplos relevantes, cada um respondendo a um programa diferente.
Os desdobramentos e influências da arquitetura moderna visíveis na produção contemporânea costumam estar relacionados ao emprego das diretrizes estabelecidas pelos cinco pontos da arquitetura de Le Corbusier. Apesar de serem amplamente conhecidos e debatidos há anos, esses pontos continuam sendo revisitados e repensados em projetos de diversos lugares, e contribuem para criação de edifícios interessantes nos mais variados programas de uso.
Sendo um dos materiais mais utilizados em todo o mundo, os arquitetos estão acostumados a obter facilmente a madeira serrada. No entanto, pouco se sabe sobre seu processo de fabricação e todas as operações que determinam sua aparência, dimensões, tonalidades e outros aspectos relevantes.
A madeira utilizada para construção civil é extraída do corte de troncos de mais de 2000 espécies de árvores em todo o mundo, cada uma com diferentes densidades e níveis de umidade. Além desses fatores, a maneira como o tronco é cortado é determinante para estabelecer a funcionalidade e as características finais de cada tábua. Vamos rever os cortes mais usados.