Chamada aberta: 4ª Mostra de Projetos de Urbanismo Colaborativo

O Instituto COURB convida equipes de todo o Brasil a enviarem projetos para apresentação no 4º COURB - Encontro de Urbanismo Colaborativo, a ser realizado em Belém/PA nos dias 26 e 27 de setembro de 2019.

A 4ª Mostra encoraja o poder público, organizações, associações de bairro, coletivos, estudantes, grupos de pesquisa e empresas a demonstrarem como tem se organizado e articulado na elaboração de projetos e iniciativas de melhorias da qualidade da vida urbana e na transformação da cidade em lugares mais democráticos, reforçando a identidade coletiva e o senso de pertencimento.

São elegíveis iniciativas que tenham sido realizadas integralmente ou parcialmente até julho de 2019, relacionadas com pelo menos um dos eixos a seguir:

1) Engajamento social:
- Ações, mobilizações e projetos colaborativos de transformação do território e engajamento da população local;
- Criação de ambientes físicos e virtuais de engajamento cívico e diálogo a partir do uso de tecnologias de comunicação.

2) Políticas Urbanas & Advocacy:
- Incidência para a implantação de leis que deem suporte às diversas iniciativas cidadã;
- Iniciativas de implementação e fortalecimento de conselhos locais e temáticos deliberativos nas diferentes escalas de poder;
- Desenvolvimento ou incidência no Governo para o financiamento e replicação de ações e projetos colaborativos prototipados pela própria comunidade;
- Ações de ocupação, apropriação e fiscalização dos espaços institucionais de discussão e co-criação da cidade;
- Atuação em processos de criação e melhoria de políticas públicas.

3) Capacitação e Formação Cidadã:
- Capacitação das pessoas sobre seus direitos e deveres como cidadãos
- Formações e ações educativas sobre direito à cidade, controle social, governo aberto.

Para participar, as equipes devem ler o edital e preencher o formulário disponibilizado em www.courb.org/mostra . A inscrição é gratuita, devendo ser realizada até o dia 01 de julho de 2019. Dúvidas poderão ser enviadas para o email: mostra@courb.org .

Confira o calendário:
Lançamento da Chamada: 04 de junho de 2019
Início do período de Consultas: 04 de junho de 2019
Final do período de Consultas: 30 de junho de 2019
Prazo final para envio das propostas: 01 de julho de 2019
Divulgação dos projetos selecionados: 08 de julho de 2019
Apresentação dos projetos selecionados (presencial): 26 de setembro de 2019
Votação dos projetos destaques: 27 de setembro de 2019

Saiba mais sobre o COURB e o Encontro de Urbanismo Colaborativo
O Instituto COURB é uma organização composta por uma rede multidisciplinar de profissionais que tem como missão articular a pluralidade de interesses dos atores sociais, na promoção de uma participação efetiva em projetos e políticas urbanas. Anualmente, o Instituto COURB organiza o Encontro Nacional de Urbanismo Colaborativo, evento com edições já realizadas no Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Este ano, será realizado pela primeira vez no Norte do país, contando com representantes de universidades, de órgãos públicos e da sociedade civil, assim como líderes comunitários, urbanistas, outros profissionais e atores envolvidos na discussão sobre os desafios urbanos brasileiros e sobre caminhos inclusivos para melhoria da qualidade da vida urbana.

  • Título

    Chamada aberta: 4ª Mostra de Projetos de Urbanismo Colaborativo
  • Tipo

    Envio de propostas
  • Website

  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    01 de Julho de 2019 11:30 PM
  • Prazo para envio

    04 de Junho de 2019 10:00 AM
  • Onde

    4º COURB - Encontro de Urbanismo Colaborativo
  • Preço

    Grátis
  • Restrições geográficas (restrições por país)

    Brasil

Se você deseja enviar um concurso ou outro tipo de chamada, por favor use este formulário. As opiniões expressas nesta sessão de oportunidades não refletem necessariamente o ponto de vista do ArchDaily.

Cita: "Chamada aberta: 4ª Mostra de Projetos de Urbanismo Colaborativo" 10 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918772/chamada-aberta-4a-mostra-de-projetos-de-urbanismo-colaborativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.